Pular para o conteúdo principal

São Paulo torna-se centro mundial das corridas de rua em Abril

Cidade recebe o primeiro Congresso sobre o esporte realizado na América Latina
O fenômeno das corridas de rua, que há alguns anos vem conquistando as cidades brasileiras e hoje é apontado como o segundo esporte mais popular do país, ganhará um importante capítulo entre os dias 2 e 5 de abril.
Neste período, São Paulo sediará o 17º Congresso Mundial da AIMS (Associação Internacional de Maratonas e Corridas de Longa Distância), o primeiro a ser realizado na América Latina.
A ação viabilizada pela ONG Corpore, maior clube de corredores do país com 235 mil atletas cadastrados e média de 400 novos atletas por dia, busca discutir os diversos temas que envolvem a organização das provas de rua, esporte que a cada dia ganha mais notoriedade nas cidades brasileiras, com cerca de 4 milhões de participantes atualmente.
O encontro contará com a participação dos principais organizadores de Maratonas do Mundo: Nova York, Berlim, Mumbai, Praga, México, Costa Rica e África do Sul, entre outras. O Brasil será representado por José Inácio Werneck (pioneiro no jornalismo esportivo ligado as corridas) e David Cytrynowicz (presidente da Corpore).
Nos últimos anos, as corridas de rua vêm se tornando um importante fator econômico para as cidades, apresentando um crescimento anual de 20 a 30%. Este esporte movimenta em torno de R$3 bilhões/ano, influenciando também uma série de outros mercados agregados, como o de material esportivo e bebidas isotônicas.
O ano dispõe de 52 semanas. Segundo o CET, em 47 delas acontecem mais de 130 provas (há finais de semana já reservados para eventos especiais como Carnaval, Fórmula 1 e Finados).
Há finais de semanas em que se chega a realizar até três provas na cidade de São Paulo, em áreas separadas para que um evento não comprometa o outro (fonte: Eduardo Macabelli - Superintendente de Operações do CET)*
O esporte cresce tanto, que no dia 16/03/09 foi publicado uma normativa no Diário Oficial do Estado, criando novas regras e aumentando o rigor para o surgimento de novas provas na cidade, que busca primar pela qualidade das que já existem.* Nas provas tem se observado um grande crescimento da participação feminina, que apresentou entre os anos de 2003 e 2008 uma evolução de 189% em eventos Corpore (saltando de 13710 inscritas em 2003 para 39666 em 2008).
No mesmo período, a participação masculina, evoluiu 107% (de 45268 para 93524).

Serviço:17º Congresso Mundial da AIMS
Local: Hotel Mercure,Rua Joinvile, 515, - Ibirapuera
Data: 02 a 04/04
Encerramento: 05/04
X Meia Maratona Corpore Internacional de São Paulo
Local: USPHorário: 7h30
Fonte: GWA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campeonato Espanhol pode ser adiado por problema em contrato com TV

A temporada 2009/ 2010 do Campeonato Espanhol poderá ser adiada por problemas no contrato de transmissão da liga de futebol do país. Os clubes vieram a público reclamar da redução dos acertos audiovisuais junto às detentoras dos direitos de exibição do prestigiado torneio europeu. O Campeonato Espanhol tem início previsto para o dia 29 de agosto. Os contratos de transmissão entre as emissoras e os clubes do país caíram de cinco para três anos. Em sessão extraordinária, a liga pediu "respeito" na mudança e disse que a alteração não leva em conta as peculiaridades do mercado do futebol. A liga teme que a redução dos prazos contratuais implique em danos às receitas dos clubes, abastecidas em grande parte com os investimentos das TVs. As equipes do Espanhol ameaçam ainda tomar medidas cabíveis para honrar os compromissos com as emissoras de televisão do país. Fonte: Agência EFE

Gilson Ricardo vai deixar o Panorama Esportivo

Foto: Site Rádio Globo A Diretoria do SGR (Sistema Globo de Rádio) irá afastar o comunicador do programa alegando que ele está trabalhando muito e não é mais um menino Há mais de 30 anos na Rádio Globo, o repórter e âncora Gilson Ricardo, 60 anos, apresentador do Panorama Esportivo para toda Rede desde 2001 terá que deixar o Panorama Esportivo, programa que vai das de segunda à sexta-feira das 22 horas até a meia noite. A alegação da direção é que Gilson está trabalhando muito, já teve inclusive problemas sérios de saúde e por isso a “preocupação” com o comunicador que apresenta também o Globo Cidade no Rio de Janeiro 1220 Khz. Ahhh então ta! O nome no novo comunicador ainda não foi anunciado assim como se o programa que é feito no Rio de Janeiro terá São Paulo como cabeça de rede.

Exclusivo: Bandnews deixa dial em Campinas, Band FM entrará no lugar

Emissora de Campinas deixa o dial em fevereiro Com pouco mais de 4 anos no ar ( sua inauguração foi no dia  7 de outubro de 2008) a BandNews FM - Campinas que opera na frequência dos 106,7 MHz e foi a oitava emissora da Rede BandNews FM a entrar no ar, vai deixar o dial  e dará lugar a Band FM, a partir de fevereiro. O BLOG apurou com exclusividade que a emissora vai deixar o dial, essa foi uma    mudança de  estratégia do Grupo, que após estudar o mercado e o ouvinte da região, chegou a conclusão que essa decisão estratégia seria necessária.  O canal em FM, pertence ao Grupo que optou pela Band FM por se tratar de uma emissora  popular e de grande audiência  e sucesso. Isso está comprovado  nas mais de 40 emissoras que compõem a rede. Outras duas emissoras do Grupo Bandeirantes operam no mercado campineiro e também possuem grande audiência são a Educadora Fm 91,7 MHz e a Nativa Fm 89,3 MHz que completa em fevereiro dois anos na cidade. Exceção a Educadora, ambas disputam