A partir do dia 26/04, o Diário de S. Paulo muda de cara
O jornal do grupo Infoglobo passa por uma reforma gráfica que inclui a mudança do logotipo. A publicação terá um número de páginas ligeiramente menor e o caderno de Esportes adotará o modelo tablóide.
“Vamos lançar um novo projeto gráfico, no próximo dia 26, que já contempla um número de páginas ligeiramente menor no produto. Por conta do momento difícil que a indústria de jornais está passando no País e no resto do mundo, tornamos o produto um pouco mais enxuto para se adequar à realidade de mercado atual”, informa Luiz André Alzer, editor-chefe do Diário e coordenador do novo projeto.
As cores vermelha e preta serão mantidas para afirmar a ligação do jornal com a cidade de São Paulo. O logotipo terá um fundo com as letras vazadas em branco. As cabeças de todas as editorias também passam por mudanças, explorando a bicromia para facilitar a identificação visual das matérias.
Outra novidade é a integração com o conteúdo online. O Diário terá um espaço voltado para a Internet, com chamadas para os blogs e seções do site do jornal.
A reforma é de autoria da editora de Arte do jornal, Renata Maneschy, vencedora de quatro prêmios Esso de criação gráfica e responsável pelos projetos das revistas Diário Dez! e O Globo.
“Fizemos um projeto pautado na realidade, buscando a adequação da linguagem gráfica à editorial, que há algum tempo passou por mudanças”, diz Renata.
Reforma gráfica influenciou demissõesApesar da empolgação com a novidade, a reformulação gráfica é um dos motivos para o corte de pessoal que a redação realizou na última terça-feira. Diferente do que foi noticiado, Alzer informa que dez profissionais foram demitidos, entre diagramação, fotografia e texto, sendo que “uma das vagas, na fotografia, será reposta imediatamente”.
“As nove vagas (cortadas) são proporcionais à diminuição de páginas do jornal”, informa Alzer.Sindicatos pedem revisão dos cortesNa última quarta-feira, os presidentes dos Sindicatos dos Jornalistas de São Paulo e do Rio, José Augusto Camargo e Suzana Blass, manifestaram “profunda indignação com a recente atitude do grupo Infoglobo (...), que despediu jornalistas em suas várias redações”. Além do Diário, os cortes atingiram profissionais dos jornais cariocas O Globo e Extra.“A crise está sendo usada como justificativa para concentrar renda e tornar ainda mais precário o trabalho dos jornalistas. Assim, as representações dos profissionais apelam para que cessem imediatamente as demissões e que sejam revistas as que já foram encaminhadas”, afirmaram Camargo e Suzana, por meio de comunicado divulgado na quarta-feira (15/04).
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