Pular para o conteúdo principal

Diário de S. Paulo estreia novo visual no próximo dia 26

Saiu no Portal Comunique-se

A partir do dia 26/04, o Diário de S. Paulo muda de cara

O jornal do grupo Infoglobo passa por uma reforma gráfica que inclui a mudança do logotipo. A publicação terá um número de páginas ligeiramente menor e o caderno de Esportes adotará o modelo tablóide.
“Vamos lançar um novo projeto gráfico, no próximo dia 26, que já contempla um número de páginas ligeiramente menor no produto. Por conta do momento difícil que a indústria de jornais está passando no País e no resto do mundo, tornamos o produto um pouco mais enxuto para se adequar à realidade de mercado atual”, informa Luiz André Alzer, editor-chefe do Diário e coordenador do novo projeto.
As cores vermelha e preta serão mantidas para afirmar a ligação do jornal com a cidade de São Paulo. O logotipo terá um fundo com as letras vazadas em branco. As cabeças de todas as editorias também passam por mudanças, explorando a bicromia para facilitar a identificação visual das matérias.
Outra novidade é a integração com o conteúdo online. O Diário terá um espaço voltado para a Internet, com chamadas para os blogs e seções do site do jornal.
A reforma é de autoria da editora de Arte do jornal, Renata Maneschy, vencedora de quatro prêmios Esso de criação gráfica e responsável pelos projetos das revistas Diário Dez! e O Globo.
“Fizemos um projeto pautado na realidade, buscando a adequação da linguagem gráfica à editorial, que há algum tempo passou por mudanças”, diz Renata.
Reforma gráfica influenciou demissõesApesar da empolgação com a novidade, a reformulação gráfica é um dos motivos para o corte de pessoal que a redação realizou na última terça-feira. Diferente do que foi noticiado, Alzer informa que dez profissionais foram demitidos, entre diagramação, fotografia e texto, sendo que “uma das vagas, na fotografia, será reposta imediatamente”.
“As nove vagas (cortadas) são proporcionais à diminuição de páginas do jornal”, informa Alzer.Sindicatos pedem revisão dos cortesNa última quarta-feira, os presidentes dos Sindicatos dos Jornalistas de São Paulo e do Rio, José Augusto Camargo e Suzana Blass, manifestaram “profunda indignação com a recente atitude do grupo Infoglobo (...), que despediu jornalistas em suas várias redações”. Além do Diário, os cortes atingiram profissionais dos jornais cariocas O Globo e Extra.“A crise está sendo usada como justificativa para concentrar renda e tornar ainda mais precário o trabalho dos jornalistas. Assim, as representações dos profissionais apelam para que cessem imediatamente as demissões e que sejam revistas as que já foram encaminhadas”, afirmaram Camargo e Suzana, por meio de comunicado divulgado na quarta-feira (15/04).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campeonato Espanhol pode ser adiado por problema em contrato com TV

A temporada 2009/ 2010 do Campeonato Espanhol poderá ser adiada por problemas no contrato de transmissão da liga de futebol do país. Os clubes vieram a público reclamar da redução dos acertos audiovisuais junto às detentoras dos direitos de exibição do prestigiado torneio europeu. O Campeonato Espanhol tem início previsto para o dia 29 de agosto. Os contratos de transmissão entre as emissoras e os clubes do país caíram de cinco para três anos. Em sessão extraordinária, a liga pediu "respeito" na mudança e disse que a alteração não leva em conta as peculiaridades do mercado do futebol. A liga teme que a redução dos prazos contratuais implique em danos às receitas dos clubes, abastecidas em grande parte com os investimentos das TVs. As equipes do Espanhol ameaçam ainda tomar medidas cabíveis para honrar os compromissos com as emissoras de televisão do país. Fonte: Agência EFE

Gilson Ricardo vai deixar o Panorama Esportivo

Foto: Site Rádio Globo A Diretoria do SGR (Sistema Globo de Rádio) irá afastar o comunicador do programa alegando que ele está trabalhando muito e não é mais um menino Há mais de 30 anos na Rádio Globo, o repórter e âncora Gilson Ricardo, 60 anos, apresentador do Panorama Esportivo para toda Rede desde 2001 terá que deixar o Panorama Esportivo, programa que vai das de segunda à sexta-feira das 22 horas até a meia noite. A alegação da direção é que Gilson está trabalhando muito, já teve inclusive problemas sérios de saúde e por isso a “preocupação” com o comunicador que apresenta também o Globo Cidade no Rio de Janeiro 1220 Khz. Ahhh então ta! O nome no novo comunicador ainda não foi anunciado assim como se o programa que é feito no Rio de Janeiro terá São Paulo como cabeça de rede.

Exclusivo: Bandnews deixa dial em Campinas, Band FM entrará no lugar

Emissora de Campinas deixa o dial em fevereiro Com pouco mais de 4 anos no ar ( sua inauguração foi no dia  7 de outubro de 2008) a BandNews FM - Campinas que opera na frequência dos 106,7 MHz e foi a oitava emissora da Rede BandNews FM a entrar no ar, vai deixar o dial  e dará lugar a Band FM, a partir de fevereiro. O BLOG apurou com exclusividade que a emissora vai deixar o dial, essa foi uma    mudança de  estratégia do Grupo, que após estudar o mercado e o ouvinte da região, chegou a conclusão que essa decisão estratégia seria necessária.  O canal em FM, pertence ao Grupo que optou pela Band FM por se tratar de uma emissora  popular e de grande audiência  e sucesso. Isso está comprovado  nas mais de 40 emissoras que compõem a rede. Outras duas emissoras do Grupo Bandeirantes operam no mercado campineiro e também possuem grande audiência são a Educadora Fm 91,7 MHz e a Nativa Fm 89,3 MHz que completa em fevereiro dois anos na cidade. Exceção a Educadora, ambas disputam