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Audiência do Rádio Esportivo na Grande São Paulo

Segundo os dados do mais recente levantamento do Ibope Media referente ao trimestre: julho, agosto, setembro de 2015, a rádio 105 FM segue na liderança do rádio esportivo na grande São Paulo, dessa a emissora que recentemente reforçou sua equipe, ampliou sua liderança em todos os horários do esporte: Bola rolando, Jornada esportiva e programa esportivo, que vamos divulgar em breve. As emissoras: Jovem Pan (FM), Bradesco Esportes FM, Estadão am+fm (não se inclui bola rolando, somente jornadas), BandNews FM – não foram incluídas na pesquisa. Segue abvaixo os dados oficiais desse levantamento realizado na Grande São Paulo, com ambos os sexos, nome da emissora, frequência, índice de audiência, e ouvintes por minuto: 4º FEIRA PRÉ, JORNADA E PÓS JOGO - 21H00 ÀS 24H00 105 FM 0,52 93.690 TRANSAMÉRICA FM 0,28 51.395 GLOBO AM 0,16 29.154 BANDEIRANTES FM 0,11 20.546 CBN FM 0,11 20.512 CAPITAL AM 0,09 16.445 JOVEM PAN AM 0,08 14.040 BANDEIRANTES AM 0,02 3.249 CBN AM 0,01 2.040

Donos da Bola consegue bons números no RJ

Edilson Silva comanda o Donos da Bola m bons índices no RJ A briga pela audiência no horário do almoço ganhou mais um forte concorrente, a reformulação feita pela Band no programa "Os Donos da Bola", fez a atração comandada por Edilson Silva disputar ponto a ponto no Ibope com o SBT, que tem o Garotinho José carlos Araújo comandando a atração "SBT Esporte Rio". Com uma linguagem popular e com comentaristas vestidos com a blusa de seus clubes a discussão se torna leve e de verdadeiros torcedores, o formato caiu no gosto do público e o programa tem batido recordes de audiência no horário do canal.  Foto: Divulgação

Brasileiros ouvem mais rádio pela manhã em busca de notícia

 "Jornal da Manhã" da  Jovem Pan com  Raquel  Sheherazade   e Joseval Peixoto é  líder de audiência O rádio se mantém como o segundo meio de comunicação mais utilizado pela população brasileira, de acordo com a Pesquisa de Mídia Brasileira 2015 (PMB), realizada pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom): 63% dos ouvintes buscam informação, 62% procuram por diversão e entretenimento, e 30% usam o rádio como forma de passar ou aproveitar o tempo livre. A pesquisa revela que o hábito de ouvir rádio ocorre, principalmente, no período da manhã, em especial das 6h às 9h, independentemente do dia da semana. A conclusão é que o ouvinte busca notícias enquanto se desloca de casa para o trabalho. Pela pesquisa, o rádio é considerado um meio de comunicação de utilidade híbrida, ou seja, é voltado tanto para o lazer quanto para o conhecimento sobre assuntos importantes do dia a dia das pessoas. A frequência de uso é medida em dias e a intensidade, em horas

“Práticas comerciais no rádio” é tema de seminário a distância da Abert e da Aerp

A Aerp e Abert realizam na próxima segunda-feira (26), às 16h, o seminário a distância “Práticas comerciais no rádio”. O curso on line será ministrado pela Coordenadora comercial das rádios 98FM e Mundo Livre (GRPCom – Grupo Paranaense de Comunicação), Nanci Cardoso. Ambientação comercial: estrutura do departamento comercial, pré-vendas, momento da venda e pós-venda, gestão e planejamento do tempo serão alguns dos temas abordados no seminário. O curso de ensino a distância (EaD) “Práticas comerciais no rádio” é gratuito e transmitido pela internet, por meio da plataforma virtual Moodle. As inscrições estão abertas até o dia 22 de outubro e podem ser feitas pelo site: www.abert.org.br/ensinoead

Paula Fernandes na rede Transamérica Hits

A cantora Paula Fernandes, uma das principais artistas da atualidade, participa amanhã, dia 20 de outubro, do programa Sofazão de Couro da Transamérica Hits, a partir das 13 horas. Durante a entrevista, a cantora vai falar sobre o álbum “Amanhecer”, lançado oficialmente na última semana. O projeto conta com doze músicas inéditas e autorais, com destaque para a faixa “A Paz Desse Amor”, que já está rolando na programação da Transamérica. O clipe da canção foi gravado em Minas Gerais e já tem meio milhão de visualizações. O Sofazão de Couro é um programa de entrevistas com os maiores artistas do Brasil, apresentado por Yves Resende, das 13 às 14 horas. No quadro “Teste do Conhecimento” eles respondem perguntas sobre a carreira feitas pelos ouvintes que participam através do telefone 0300 789 8870, do e-mail sofazao@transanet.com.br, mandando SMS com a palavra SOFA para o número 49124, pelo Facebook www.facebook.com/transamericahitsoficial e WhatsApp (31) 8489-9723.

Continua a indefinição em relação ao rádio digital no Brasil

O diretor técnico da Tell HD Rádio, no Brasil, fez a apresentação aos jornalistas O governo anunciou na última semana a migração das emissoras de rádio que operam em AM para FM. Os radiodifusores comemoram a decisão da presidenta Dilma Rousseff, mas, o badalado Rádio Digital que há dez anos anda em passos lentos no Governo e no Congresso continua sem definição. O Ministério das Comunicações já exigiu testes de toda a ordem para as empresas credenciadas para participar da implantação: a HD Rádio e o consórcio DRM. Antes da assinatura do decreto de migração das emissoras AM para FM, a Tell HD Rádio fez uma apresentação, em sua sede, em Brasília, para um grupo de jornalistas mostrando o que a empresa tem feito no Rádio Digital em alguns países e os testes e investimentos já feitos no Brasil. Em Brasília, nos próximos dias as rádios Joven Pan FM e Atividade passam a operar em fase experimental com qualidade digital e possibilidade de multiprogramação, pacote de dados adicionais, dica

Abert propõe preços para a migração do rádio AM

O diretor geral da Abert, Luis Roberto Antonik, apresentou, durante o 27º Congresso Brasileiro de Radiodifusão, a proposta de precificação para a migração do rádio AM para o FM. “Sabemos que essa indefinição do valor da migração é a maior angústia do radiodifusor, e por causa da demora do governo de se chegar a esse preço, a Abert apresentou, com base no Índice de Potencial de Consumo (IPC) e no PIB de cada estado, uma proposta de metodologia para se chegar no valor que o radiodifusor terá que pagar”, disse Antonik. Com a metodologia da Abert, cada estado teria seis preços diferentes, de acordo com a potência e localização da rádio. Além disso, a entidade vislumbra que há espaço para conceder desconto aos radiodifusores. As rádios das cidades com até 10 mil habitantes terão um desconto de 50%, até 25 mil habitantes o desconto será de 25% e até 50 mil habitantes o desconto será de 15%. “Pelos nossos estudos e usando os índices escolhidos, o preço mais baixo para a migração seria d