Pular para o conteúdo principal

Continua a indefinição em relação ao rádio digital no Brasil

O diretor técnico da Tell HD Rádio, no Brasil,
fez a apresentação aos jornalistas
O governo anunciou na última semana a migração das emissoras de rádio que operam em AM para FM. Os radiodifusores comemoram a decisão da presidenta Dilma Rousseff, mas, o badalado Rádio Digital que há dez anos anda em passos lentos no Governo e no Congresso continua sem definição. O Ministério das Comunicações já exigiu testes de toda a ordem para as empresas credenciadas para participar da implantação: a HD Rádio e o consórcio DRM. Antes da assinatura do decreto de migração das emissoras AM para FM, a Tell HD Rádio fez uma apresentação, em sua sede, em Brasília, para um grupo de jornalistas mostrando o que a empresa tem feito no Rádio Digital em alguns países e os testes e investimentos já feitos no Brasil. Em Brasília, nos próximos dias as rádios Joven Pan FM e Atividade passam a operar em fase experimental com qualidade digital e possibilidade de multiprogramação, pacote de dados adicionais, dicas de trânsito, emissão de sinal alerta e muitos outros serviços, anunciaram os diretores da Tell HD Rádio durante a apresentação feita, em Brasília. O Diretor executivo da Tell HD Rádio, Alexandre Romano abriu a reunião apresentando os sócios e diretores da organização no Brasil. Disse que Robert Struble, diretor-presidente da Ibiquity é o sócio norte-americano, desenvolvedor da tecnologia. “Nós construímos uma empresa brasileira que é detentora da tecnologia”; Claudio Martinez, vice-presidente da Ibiquity, para a América Latina; Erik Hjelm, vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios Internacionais da Ibiquity, Ronald Barbosa, diretor técnico da Tell HD Rádio; Cassiano Rodrigues, diretor responsa´vel pela área de desenvolvimento comercial, negócios para os radiodifusores Tell HD Rádio. Romano anunciou que a Tell HD Rádio, estava apresentando um novo meio de comunicação que as emisoras de rádio vão poder realizar com seus equipamentos. Assinalou que a “ tecnologia hoje é de propriedade de uma empresa brasileira e fará com que às universidades tenham acesso”. Novos Equipamentos 
Para a migração da AM para a FM as rádios tem que comprar novos equipamentos. Nossa proposta sugere Alexandre Romano, é que comprem novos equipamentos, mas que já transmitam nos dois canais que com isso gastariam uma vez só. “É importante o governo tomar uma decisão para definir qual a tecnologia ou quais as tecnologias que podem trafegar dentro do mesmo espectro da FM.” Para Romano, o mais importante no ponto de vista do negócio é que a radio digital vai poder interação com as outras mídias. “A internet, a TV Digital, os celulares, que já tem hoje essa integração, a radio digital está fora hoje dessa integração. Quando você passa a digitalizar você passa a integrar o mesmo nicho de negócio. Ou seja, é uma tecnologia que vai ser integrada no celular. Os fabricantes já desenvolveram seis gerações de produtos e os fabricantes de chips desenvolveram produtos de baixo custo com aplicativos; os provedores de serviços desenvolveram aplicações avançadas no que diz respeito a tráfego de área”. Firmamos aqui um compromisso com vocês jornalistas, com o governo e com a sociedade, do envolvimento cada vez maior das universidades no desenvolvimento de aplicativos, dos negócios e da tecnologia em si, comprometeu se o diretor da Tell HD, Alexandre Romano. Ele mostrou também as possibilidades de parceria de negócios da rádio, com o ITunes, por exemplo, e com isso a emissora ter um ganho maior. Todas as informações e experiências do Rádio digital estão na apresentação, em PDF, em anexo e pode ser verificada em detalhes.  Veja aqui apresentação em PDF.
Veja abaixo o vídeo que mostra a eficiência do HDRádio com o exemplo da Rádio Cultura de Uberlândia.
Fonte: Edgar Lisboa/ Agência Texto Final

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gilson Ricardo vai deixar o Panorama Esportivo

Foto: Site Rádio Globo A Diretoria do SGR (Sistema Globo de Rádio) irá afastar o comunicador do programa alegando que ele está trabalhando muito e não é mais um menino Há mais de 30 anos na Rádio Globo, o repórter e âncora Gilson Ricardo, 60 anos, apresentador do Panorama Esportivo para toda Rede desde 2001 terá que deixar o Panorama Esportivo, programa que vai das de segunda à sexta-feira das 22 horas até a meia noite. A alegação da direção é que Gilson está trabalhando muito, já teve inclusive problemas sérios de saúde e por isso a “preocupação” com o comunicador que apresenta também o Globo Cidade no Rio de Janeiro 1220 Khz. Ahhh então ta! O nome no novo comunicador ainda não foi anunciado assim como se o programa que é feito no Rio de Janeiro terá São Paulo como cabeça de rede.

Rádio Bandeirantes comemora centenário do Santos Futebol Clube com programação especial

 O ex-jogador, comentarista e apresentador  Neto comanda o "Concentração" direto da Vila Belmiro    A Rádio Bandeirantes AM 840 e FM 90,9 preparou uma programação especial para comemorar os 100 anos de fundação do Santos Futebol Clube. Amanhã, dia do aniversário do time, o craque Neto apresenta o “Concentração” a partir das 15h com entrevistas ao vivo e a exibição do especial “O Centenário da Magia - Histórias dos 100 anos do Santos Futebol Clube”. No domingo, Milton Neves desce a serra para comandar o “Domingo Esportivo Bandeirantes” direto do Memorial das Conquistas, na Vila Belmiro, em Santos, a partir das 9h. O programa contará com a participação ao vivo de convidados especiais como Pepe, Clodoaldo, Zito, Edu, João Paulo, Lino, Manuel Maria, Lalá, entre outros. A Rádio Bandeirantes também vai premiar os ouvintes torcedores do Peixe. Para participar, basta visitar os perfis da emissora no Twitter (@R_Bandeirantes) ou no Facebook (www.facebook.com/radiobandeiran...

Audiência às quartas-feiras e programas esportivos

Programa esportivo mais ouvido em  São Paulo é o da 105 FM Além de divulga a a tradicional audiência do rádio esportivo com bola rolando e jornadas esportivas aos finais de semana, divulgamos aqui com exclusividade a audiência do futebol no meio de semana (quartas-feiras) e também a medição dos programas esportivos. A 105 FM segue firme na audiência no meio de semana e também nos programas esportivos, com grande vantagem para a segunda emissora. Não sabemos qual é o motivo do Instituto oficial pela medição não incluir  os programas esportivos das rádios Estadão/ESPN e Jovem Pan.     JORNADA ESPORTIVA DO MEIO DE SEMANA 4º FEIRA - 21H00 ÀS 24H00 105 FM____________ GLOBO AM ______0,67 0,25 _______112.844  42.895 TRANSAMÉRICA FM 0,22 37.744 BANDEIRANTES AM 0,18 30.127 CBN FM 0,12 20.007 BANDEIRANTES FM ...