Pular para o conteúdo principal

Brasileiros ouvem mais rádio pela manhã em busca de notícia

 "Jornal da Manhã" da  Jovem Pan com Raquel 
Sheherazade  e Joseval Peixoto é líder de audiência
O rádio se mantém como o segundo meio de comunicação mais utilizado pela população brasileira, de acordo com a Pesquisa de Mídia Brasileira 2015 (PMB), realizada pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom): 63% dos ouvintes buscam informação, 62% procuram por diversão e entretenimento, e 30% usam o rádio como forma de passar ou aproveitar o tempo livre. A pesquisa revela que o hábito de ouvir rádio ocorre, principalmente, no período da manhã, em especial das 6h às 9h, independentemente do dia da semana. A conclusão é que o ouvinte busca notícias enquanto se desloca de casa para o trabalho. Pela pesquisa, o rádio é considerado um meio de comunicação de utilidade híbrida, ou seja, é voltado tanto para o lazer quanto para o conhecimento sobre assuntos importantes do dia a dia das pessoas. A frequência de uso é medida em dias e a intensidade, em horas. Os dados indicam que, em geral, 30% dos brasileiros ouvem rádio todos os dias da semana, enquanto 44% nunca o fazem. O hábito de ouvir rádio é bastante semelhante em termos de horário ao longo de toda a semana. A principal diferença está na intensidade de uso: durante a semana, as pessoas ouvem mais rádio, em média, 3h42 por dia, e aos sábados e domingos, 2h33.
Rádio FM é favorita 
As rádios FM são as emissoras favoritas para 74% dos brasileiros, enquanto 14% declaram gostar mais das AM. Diferenças regionais e sociais foram identificadas nessa escolha: os moradores do Sul do país ouvem mais rádios AM (22%) do que a média nacional, assim como as pessoas com até a quarta série do ensino fundamental (25%). As FM são preferidas pelos brasileiros com ensino médio (81%) e superior (83%). 
Melhor companheiro 
É unânime a resposta dos entrevistados ao afirmar que o rádio é um meio de comunicação que os acompanha em diversas situações do dia a dia: em casa realizando os afazeres domésticos (34%), ou enquanto se alimentam (33%). 26% relatam que o meio serve apenas como pano de fundo para conversas entre as pessoas.
Clique aqui e veja a pesquisa completa.
Foto: Divulgação
Fonte: Secom e Abert

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gilson Ricardo vai deixar o Panorama Esportivo

Foto: Site Rádio Globo A Diretoria do SGR (Sistema Globo de Rádio) irá afastar o comunicador do programa alegando que ele está trabalhando muito e não é mais um menino Há mais de 30 anos na Rádio Globo, o repórter e âncora Gilson Ricardo, 60 anos, apresentador do Panorama Esportivo para toda Rede desde 2001 terá que deixar o Panorama Esportivo, programa que vai das de segunda à sexta-feira das 22 horas até a meia noite. A alegação da direção é que Gilson está trabalhando muito, já teve inclusive problemas sérios de saúde e por isso a “preocupação” com o comunicador que apresenta também o Globo Cidade no Rio de Janeiro 1220 Khz. Ahhh então ta! O nome no novo comunicador ainda não foi anunciado assim como se o programa que é feito no Rio de Janeiro terá São Paulo como cabeça de rede.

Rádio Bandeirantes comemora centenário do Santos Futebol Clube com programação especial

 O ex-jogador, comentarista e apresentador  Neto comanda o "Concentração" direto da Vila Belmiro    A Rádio Bandeirantes AM 840 e FM 90,9 preparou uma programação especial para comemorar os 100 anos de fundação do Santos Futebol Clube. Amanhã, dia do aniversário do time, o craque Neto apresenta o “Concentração” a partir das 15h com entrevistas ao vivo e a exibição do especial “O Centenário da Magia - Histórias dos 100 anos do Santos Futebol Clube”. No domingo, Milton Neves desce a serra para comandar o “Domingo Esportivo Bandeirantes” direto do Memorial das Conquistas, na Vila Belmiro, em Santos, a partir das 9h. O programa contará com a participação ao vivo de convidados especiais como Pepe, Clodoaldo, Zito, Edu, João Paulo, Lino, Manuel Maria, Lalá, entre outros. A Rádio Bandeirantes também vai premiar os ouvintes torcedores do Peixe. Para participar, basta visitar os perfis da emissora no Twitter (@R_Bandeirantes) ou no Facebook (www.facebook.com/radiobandeiran...

Audiência às quartas-feiras e programas esportivos

Programa esportivo mais ouvido em  São Paulo é o da 105 FM Além de divulga a a tradicional audiência do rádio esportivo com bola rolando e jornadas esportivas aos finais de semana, divulgamos aqui com exclusividade a audiência do futebol no meio de semana (quartas-feiras) e também a medição dos programas esportivos. A 105 FM segue firme na audiência no meio de semana e também nos programas esportivos, com grande vantagem para a segunda emissora. Não sabemos qual é o motivo do Instituto oficial pela medição não incluir  os programas esportivos das rádios Estadão/ESPN e Jovem Pan.     JORNADA ESPORTIVA DO MEIO DE SEMANA 4º FEIRA - 21H00 ÀS 24H00 105 FM____________ GLOBO AM ______0,67 0,25 _______112.844  42.895 TRANSAMÉRICA FM 0,22 37.744 BANDEIRANTES AM 0,18 30.127 CBN FM 0,12 20.007 BANDEIRANTES FM ...