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Brasileiros ouvem mais rádio pela manhã em busca de notícia

 "Jornal da Manhã" da  Jovem Pan com  Raquel  Sheherazade   e Joseval Peixoto é  líder de audiência O rádio se mantém como o segundo meio de comunicação mais utilizado pela população brasileira, de acordo com a Pesquisa de Mídia Brasileira 2015 (PMB), realizada pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom): 63% dos ouvintes buscam informação, 62% procuram por diversão e entretenimento, e 30% usam o rádio como forma de passar ou aproveitar o tempo livre. A pesquisa revela que o hábito de ouvir rádio ocorre, principalmente, no período da manhã, em especial das 6h às 9h, independentemente do dia da semana. A conclusão é que o ouvinte busca notícias enquanto se desloca de casa para o trabalho. Pela pesquisa, o rádio é considerado um meio de comunicação de utilidade híbrida, ou seja, é voltado tanto para o lazer quanto para o conhecimento sobre assuntos importantes do dia a dia das pessoas. A frequência de uso é medida em dias e a intensidade, em horas

“Práticas comerciais no rádio” é tema de seminário a distância da Abert e da Aerp

A Aerp e Abert realizam na próxima segunda-feira (26), às 16h, o seminário a distância “Práticas comerciais no rádio”. O curso on line será ministrado pela Coordenadora comercial das rádios 98FM e Mundo Livre (GRPCom – Grupo Paranaense de Comunicação), Nanci Cardoso. Ambientação comercial: estrutura do departamento comercial, pré-vendas, momento da venda e pós-venda, gestão e planejamento do tempo serão alguns dos temas abordados no seminário. O curso de ensino a distância (EaD) “Práticas comerciais no rádio” é gratuito e transmitido pela internet, por meio da plataforma virtual Moodle. As inscrições estão abertas até o dia 22 de outubro e podem ser feitas pelo site: www.abert.org.br/ensinoead

Paula Fernandes na rede Transamérica Hits

A cantora Paula Fernandes, uma das principais artistas da atualidade, participa amanhã, dia 20 de outubro, do programa Sofazão de Couro da Transamérica Hits, a partir das 13 horas. Durante a entrevista, a cantora vai falar sobre o álbum “Amanhecer”, lançado oficialmente na última semana. O projeto conta com doze músicas inéditas e autorais, com destaque para a faixa “A Paz Desse Amor”, que já está rolando na programação da Transamérica. O clipe da canção foi gravado em Minas Gerais e já tem meio milhão de visualizações. O Sofazão de Couro é um programa de entrevistas com os maiores artistas do Brasil, apresentado por Yves Resende, das 13 às 14 horas. No quadro “Teste do Conhecimento” eles respondem perguntas sobre a carreira feitas pelos ouvintes que participam através do telefone 0300 789 8870, do e-mail sofazao@transanet.com.br, mandando SMS com a palavra SOFA para o número 49124, pelo Facebook www.facebook.com/transamericahitsoficial e WhatsApp (31) 8489-9723.

Continua a indefinição em relação ao rádio digital no Brasil

O diretor técnico da Tell HD Rádio, no Brasil, fez a apresentação aos jornalistas O governo anunciou na última semana a migração das emissoras de rádio que operam em AM para FM. Os radiodifusores comemoram a decisão da presidenta Dilma Rousseff, mas, o badalado Rádio Digital que há dez anos anda em passos lentos no Governo e no Congresso continua sem definição. O Ministério das Comunicações já exigiu testes de toda a ordem para as empresas credenciadas para participar da implantação: a HD Rádio e o consórcio DRM. Antes da assinatura do decreto de migração das emissoras AM para FM, a Tell HD Rádio fez uma apresentação, em sua sede, em Brasília, para um grupo de jornalistas mostrando o que a empresa tem feito no Rádio Digital em alguns países e os testes e investimentos já feitos no Brasil. Em Brasília, nos próximos dias as rádios Joven Pan FM e Atividade passam a operar em fase experimental com qualidade digital e possibilidade de multiprogramação, pacote de dados adicionais, dica

Abert propõe preços para a migração do rádio AM

O diretor geral da Abert, Luis Roberto Antonik, apresentou, durante o 27º Congresso Brasileiro de Radiodifusão, a proposta de precificação para a migração do rádio AM para o FM. “Sabemos que essa indefinição do valor da migração é a maior angústia do radiodifusor, e por causa da demora do governo de se chegar a esse preço, a Abert apresentou, com base no Índice de Potencial de Consumo (IPC) e no PIB de cada estado, uma proposta de metodologia para se chegar no valor que o radiodifusor terá que pagar”, disse Antonik. Com a metodologia da Abert, cada estado teria seis preços diferentes, de acordo com a potência e localização da rádio. Além disso, a entidade vislumbra que há espaço para conceder desconto aos radiodifusores. As rádios das cidades com até 10 mil habitantes terão um desconto de 50%, até 25 mil habitantes o desconto será de 25% e até 50 mil habitantes o desconto será de 15%. “Pelos nossos estudos e usando os índices escolhidos, o preço mais baixo para a migração seria d