terça-feira, 20 de outubro de 2015

Sistema Globo de Rádio tem novo Diretor Geral

Marcelo Soares será o novo Diretor Geral do SGR
Depois de três anos e meio, Bruno Thys, está se despedindo da função de Diretor Geral do SGR. Thys, informou via email que sua saída em definitivo ocorrerá após o período de transição do cargo que será ocupado por Marcelo Soares, que passa a acumular as funções de diretor geral do SGR e da Som Livre. Confira abaixo o comunicado oficial:
Depois de intensos três anos e meio à frente do SGR, chegou a hora de passar a bola. Foi uma alegria ter trabalhado com vocês. Dei o meu melhor e saio com a certeza, também, de que cada um fez sempre o que esteve a seu alcance na busca de resultados. O SGR é e continuará sendo a referência de Rádio no Brasil. Pretendo me despedir pessoalmente de cada um. Devo ficar mais um tempo auxiliando no processo de transição para o Marcelo Soares, que passa a acumular as funções de diretor geral do SGR e da Som Livre. Marcelo é craque, excelente gestor. Ele liderou o processo de reinvenção da Som Livre - empresa de um segmento que há muito pouco tempo estava condenado à morte -, com a abertura de múltiplas e rentáveis frentes de negócios. Marcelo tem competência, experiência e energia suficientes para unir forças, somar o que cada empresa tem de melhor e enfrentar os desafios do presente e do futuro. Acredito firmemente que o processo de renovação deva ser constante. Entendo que os ciclos de gestão tendem a se tornar menores em decorrência da própria dinâmica da sociedade contemporânea, cuja marca é a transformação permanente. Embora esta tenha sido uma decisão amadurecida, já sinto saudades. Aqui vivi momentos felizes, reencontrei amigos e fiz outros tantos. Trabalhamos sempre num clima de liberdade e autonomia, buscando simplificar ao máximo os processos, as relações internas e, sobretudo, envolvendo mais gente, dos diferentes níveis da empresa, no processo de gestão. Obrigado a todos, de coração. Assim como a porta da minha sala , as portas do meu coração também estarão sempre abertas a todos vocês. Todo nosso apoio ao Marcelo VAMOS EM FRENTE! Bruno Thys.
Foto: Divulgação/Som Livre

Audiência do Rádio Esportivo na Grande São Paulo

Segundo os dados do mais recente levantamento do Ibope Media referente ao trimestre: julho, agosto, setembro de 2015, a rádio 105 FM segue na liderança do rádio esportivo na grande São Paulo, dessa a emissora que recentemente reforçou sua equipe, ampliou sua liderança em todos os horários do esporte: Bola rolando, Jornada esportiva e programa esportivo, que vamos divulgar em breve. As emissoras: Jovem Pan (FM), Bradesco Esportes FM, Estadão am+fm (não se inclui bola rolando, somente jornadas), BandNews FM – não foram incluídas na pesquisa. Segue abvaixo os dados oficiais desse levantamento realizado na Grande São Paulo, com ambos os sexos, nome da emissora, frequência, índice de audiência, e ouvintes por minuto:


4º FEIRA PRÉ, JORNADA E PÓS JOGO - 21H00 ÀS 24H00
105 FM0,5293.690
TRANSAMÉRICA FM0,2851.395
GLOBO AM0,1629.154
BANDEIRANTES FM0,1120.546
CBN FM0,1120.512
CAPITAL AM0,0916.445
JOVEM PAN AM0,0814.040
BANDEIRANTES AM0,023.249
CBN AM0,012.040



       JORNADA ESPORTIVA


SÁBADO - 15H00 ÀS 21H00
105 FM0,4989.436
TRANSAMÉRICA FM0,2544.302
BANDEIRANTES FM0,2036.051
GLOBO AM0,1833.059
CBN FM0,1730.804
CAPITAL AM0,1527.099
BANDEIRANTES AM0,1222.112
JOVEM PAN AM0,047.448
CBN AM0,035.220



DOMINGO - 15H00 ÀS 21H00
105 FM0,76138.079
TRANSAMÉRICA FM0,2851.344
GLOBO AM0,2442.652
BANDEIRANTES FM0,2342.397
CBN FM0,1222.113
BANDEIRANTES AM0,0712.124
CAPITAL AM0,0712.034
JOVEM PAN AM0,047.018
CBN AM0,012.516

              BOLA ROLANDO


SÁBADO - 16H00 ÀS 20H00
105 FM 0,48 86.913
TRANSAMÉRICA FM 0,26 46.936
BANDEIRANTES FM 0,21 37.544
GLOBO AM 0,19 33.910
CBN FM 0,17 30.341
BANDEIRANTES AM 0,13 23.448
CAPITAL AM 0,12 21.514
CBN AM 0,03 5.400
JOVEM PAN AM 0,03 5.048


SÁBADO - 18H00 ÀS 20H00
105 FM 0,48 86.936
TRANSAMÉRICA FM 0,25 45.667
BANDEIRANTES FM 0,17 31.433
CBN FM 0,16 28.914
BANDEIRANTES AM 0,13 23.066
GLOBO AM 0,12 21.277
CAPITAL AM 0,06 11.289
CBN AM 0,03 6.307
JOVEM PAN AM 0,02 4.270



DOMINGO - 16H00 ÀS 18H00
105 FM 0,90 163.065
TRANSAMÉRICA FM 0,46 82.266
BANDEIRANTES FM 0,33 59.468
GLOBO AM 0,31 55.614
CBN FM 0,18 31.669
BANDEIRANTES AM 0,10 17.450
CAPITAL AM 0,06 11.190
JOVEM PAN AM 0,05 9.417
CBN AM 0,00 471


DOMINGO - 16H00 ÀS 20H00
105 FM 0,82 148.330
TRANSAMÉRICA FM 0,34 60.874
BANDEIRANTES FM 0,27 49.278
GLOBO AM 0,26 46.747
CBN FM 0,14 24.481
BANDEIRANTES AM 0,08 14.085
CAPITAL AM 0,05 9.473
JOVEM PAN AM 0,05 9.099
CBN AM 0,02 3.590

Donos da Bola consegue bons números no RJ

Edilson Silva comanda o Donos da Bola m bons índices no RJ
A briga pela audiência no horário do almoço ganhou mais um forte concorrente, a reformulação feita pela Band no programa "Os Donos da Bola", fez a atração comandada por Edilson Silva disputar ponto a ponto no Ibope com o SBT, que tem o Garotinho José carlos Araújo comandando a atração "SBT Esporte Rio". Com uma linguagem popular e com comentaristas vestidos com a blusa de seus clubes a discussão se torna leve e de verdadeiros torcedores, o formato caiu no gosto do público e o programa tem batido recordes de audiência no horário do canal. 
Foto: Divulgação

Brasileiros ouvem mais rádio pela manhã em busca de notícia

 "Jornal da Manhã" da  Jovem Pan com Raquel 
Sheherazade  e Joseval Peixoto é líder de audiência
O rádio se mantém como o segundo meio de comunicação mais utilizado pela população brasileira, de acordo com a Pesquisa de Mídia Brasileira 2015 (PMB), realizada pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom): 63% dos ouvintes buscam informação, 62% procuram por diversão e entretenimento, e 30% usam o rádio como forma de passar ou aproveitar o tempo livre. A pesquisa revela que o hábito de ouvir rádio ocorre, principalmente, no período da manhã, em especial das 6h às 9h, independentemente do dia da semana. A conclusão é que o ouvinte busca notícias enquanto se desloca de casa para o trabalho. Pela pesquisa, o rádio é considerado um meio de comunicação de utilidade híbrida, ou seja, é voltado tanto para o lazer quanto para o conhecimento sobre assuntos importantes do dia a dia das pessoas. A frequência de uso é medida em dias e a intensidade, em horas. Os dados indicam que, em geral, 30% dos brasileiros ouvem rádio todos os dias da semana, enquanto 44% nunca o fazem. O hábito de ouvir rádio é bastante semelhante em termos de horário ao longo de toda a semana. A principal diferença está na intensidade de uso: durante a semana, as pessoas ouvem mais rádio, em média, 3h42 por dia, e aos sábados e domingos, 2h33.
Rádio FM é favorita 
As rádios FM são as emissoras favoritas para 74% dos brasileiros, enquanto 14% declaram gostar mais das AM. Diferenças regionais e sociais foram identificadas nessa escolha: os moradores do Sul do país ouvem mais rádios AM (22%) do que a média nacional, assim como as pessoas com até a quarta série do ensino fundamental (25%). As FM são preferidas pelos brasileiros com ensino médio (81%) e superior (83%). 
Melhor companheiro 
É unânime a resposta dos entrevistados ao afirmar que o rádio é um meio de comunicação que os acompanha em diversas situações do dia a dia: em casa realizando os afazeres domésticos (34%), ou enquanto se alimentam (33%). 26% relatam que o meio serve apenas como pano de fundo para conversas entre as pessoas.
Clique aqui e veja a pesquisa completa.
Foto: Divulgação
Fonte: Secom e Abert

“Práticas comerciais no rádio” é tema de seminário a distância da Abert e da Aerp

A Aerp e Abert realizam na próxima segunda-feira (26), às 16h, o seminário a distância “Práticas comerciais no rádio”. O curso on line será ministrado pela Coordenadora comercial das rádios 98FM e Mundo Livre (GRPCom – Grupo Paranaense de Comunicação), Nanci Cardoso. Ambientação comercial: estrutura do departamento comercial, pré-vendas, momento da venda e pós-venda, gestão e planejamento do tempo serão alguns dos temas abordados no seminário. O curso de ensino a distância (EaD) “Práticas comerciais no rádio” é gratuito e transmitido pela internet, por meio da plataforma virtual Moodle. As inscrições estão abertas até o dia 22 de outubro e podem ser feitas pelo site: www.abert.org.br/ensinoead

Paula Fernandes na rede Transamérica Hits

A cantora Paula Fernandes, uma das principais artistas da atualidade, participa amanhã, dia 20 de outubro, do programa Sofazão de Couro da Transamérica Hits, a partir das 13 horas. Durante a entrevista, a cantora vai falar sobre o álbum “Amanhecer”, lançado oficialmente na última semana. O projeto conta com doze músicas inéditas e autorais, com destaque para a faixa “A Paz Desse Amor”, que já está rolando na programação da Transamérica. O clipe da canção foi gravado em Minas Gerais e já tem meio milhão de visualizações. O Sofazão de Couro é um programa de entrevistas com os maiores artistas do Brasil, apresentado por Yves Resende, das 13 às 14 horas. No quadro “Teste do Conhecimento” eles respondem perguntas sobre a carreira feitas pelos ouvintes que participam através do telefone 0300 789 8870, do e-mail sofazao@transanet.com.br, mandando SMS com a palavra SOFA para o número 49124, pelo Facebook www.facebook.com/transamericahitsoficial e WhatsApp (31) 8489-9723.

Continua a indefinição em relação ao rádio digital no Brasil

O diretor técnico da Tell HD Rádio, no Brasil,
fez a apresentação aos jornalistas
O governo anunciou na última semana a migração das emissoras de rádio que operam em AM para FM. Os radiodifusores comemoram a decisão da presidenta Dilma Rousseff, mas, o badalado Rádio Digital que há dez anos anda em passos lentos no Governo e no Congresso continua sem definição. O Ministério das Comunicações já exigiu testes de toda a ordem para as empresas credenciadas para participar da implantação: a HD Rádio e o consórcio DRM. Antes da assinatura do decreto de migração das emissoras AM para FM, a Tell HD Rádio fez uma apresentação, em sua sede, em Brasília, para um grupo de jornalistas mostrando o que a empresa tem feito no Rádio Digital em alguns países e os testes e investimentos já feitos no Brasil. Em Brasília, nos próximos dias as rádios Joven Pan FM e Atividade passam a operar em fase experimental com qualidade digital e possibilidade de multiprogramação, pacote de dados adicionais, dicas de trânsito, emissão de sinal alerta e muitos outros serviços, anunciaram os diretores da Tell HD Rádio durante a apresentação feita, em Brasília. O Diretor executivo da Tell HD Rádio, Alexandre Romano abriu a reunião apresentando os sócios e diretores da organização no Brasil. Disse que Robert Struble, diretor-presidente da Ibiquity é o sócio norte-americano, desenvolvedor da tecnologia. “Nós construímos uma empresa brasileira que é detentora da tecnologia”; Claudio Martinez, vice-presidente da Ibiquity, para a América Latina; Erik Hjelm, vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios Internacionais da Ibiquity, Ronald Barbosa, diretor técnico da Tell HD Rádio; Cassiano Rodrigues, diretor responsa´vel pela área de desenvolvimento comercial, negócios para os radiodifusores Tell HD Rádio. Romano anunciou que a Tell HD Rádio, estava apresentando um novo meio de comunicação que as emisoras de rádio vão poder realizar com seus equipamentos. Assinalou que a “ tecnologia hoje é de propriedade de uma empresa brasileira e fará com que às universidades tenham acesso”. Novos Equipamentos 
Para a migração da AM para a FM as rádios tem que comprar novos equipamentos. Nossa proposta sugere Alexandre Romano, é que comprem novos equipamentos, mas que já transmitam nos dois canais que com isso gastariam uma vez só. “É importante o governo tomar uma decisão para definir qual a tecnologia ou quais as tecnologias que podem trafegar dentro do mesmo espectro da FM.” Para Romano, o mais importante no ponto de vista do negócio é que a radio digital vai poder interação com as outras mídias. “A internet, a TV Digital, os celulares, que já tem hoje essa integração, a radio digital está fora hoje dessa integração. Quando você passa a digitalizar você passa a integrar o mesmo nicho de negócio. Ou seja, é uma tecnologia que vai ser integrada no celular. Os fabricantes já desenvolveram seis gerações de produtos e os fabricantes de chips desenvolveram produtos de baixo custo com aplicativos; os provedores de serviços desenvolveram aplicações avançadas no que diz respeito a tráfego de área”. Firmamos aqui um compromisso com vocês jornalistas, com o governo e com a sociedade, do envolvimento cada vez maior das universidades no desenvolvimento de aplicativos, dos negócios e da tecnologia em si, comprometeu se o diretor da Tell HD, Alexandre Romano. Ele mostrou também as possibilidades de parceria de negócios da rádio, com o ITunes, por exemplo, e com isso a emissora ter um ganho maior. Todas as informações e experiências do Rádio digital estão na apresentação, em PDF, em anexo e pode ser verificada em detalhes.  Veja aqui apresentação em PDF.
Veja abaixo o vídeo que mostra a eficiência do HDRádio com o exemplo da Rádio Cultura de Uberlândia.
Fonte: Edgar Lisboa/ Agência Texto Final