Pular para o conteúdo principal

Ondas Curtas - A sua coluna de rádio #128

 

Demorou um pouquinho, mas voltamos com informações do rádio e veículos de comunicação, confiram! 

Duas ótimas notícias:  a  primeira é que o  amigo Osvaldo Reis voltou aos trabalhos (via home Office)  na Super FM de Belo Horizonte. Pequetito sofreu um AVC isquêmico leve no dia 24 de abril, o narrador segue se recuperando muito bem, a ponto de já ter retornado ao ar na última terça-feira dia 11 de maio graças a Deus. Muito emocionado, Pequetito que tem 60 anos, agradeceu demais o apoio e as mensagens e orações dos ouvintes, amigos e familiares ao vivo durante a sua entrada no programa de esportes e confirmou que volta a narrar ainda esse mês.


Jota Junior está de volta
A segunda  é que finalmente o narrador do SPORTV  Jota Júnior   está de volta as suas funções no Canal Campeão. Jotinha vai narrar essa noite a partida entre São Paulo e Ferroviária pelas quartas de final do Campeonato Paulista que acontece no Morumbi. A equipe fica na sede da emissora, lembrando que Jotinha tem 72 anos, já tomou a segunda dose da vacina contra o Covid e segue como um garoto no ar, depois do retorno de Galvão Bueno agora a vez do "moço de Americana", como falava Fiori Gigliotti. Jota Jr. não voltou ao ar por estar afônico, por isso o narrador Odinei Ribeiro fez a partida. 

 


A confirmação da venda da Rede Itatiaia para o empresário Rubens Menin foi confirmada pela  emissora (veja a notícia completa aqui) . Conversando  com amigos de Belo Horizonte, a maioria foi positiva a respeito da notícia da venda da tradicional emissora dos esportes e líder de audiência no jornalismo e esporte há décadas. A tendência é que o novo proprietário invista mais na emissora e na contratação de profissionais, oremos!

 Na maioria das capitais segue o cronograma de migração de emissoras  ams tradicionais para o fm. A expectativa é grande para conseguir ouvir  no carro e em casa, mas e os receptores? 

 

Leitores do Blog confirmaram que em cidades do interior do Brasil muitas emissoras já migraram, como se espera a qualidade melhorou, mas o alcance diminuiu muito e algumas cidades ficaram sem ouvir a emissora por causa do alcance que em FM é muito menor que o am, principalmente a noite. 

 

O Prêmio Comunique-se está de volta (O Oscar do Jornalismo brasileiro) a live de lançamento aconteceu na noite do último dia 12,  com os detalhes da edição desse ano. Acompanhe aqui todos os detalhes do Prêmio que esse ano será online. Indiquem, participem e votem.   
 
O número de emissoras online ou se preferir web  criadas nesse período de pandemia cresceu absurdamente, mas assim co o o rádio tradicional, o que pesa é a qualidade e a credibilidade dos profissionais que lá estão, afinal como em qualquer setor, tem muita coisa ruim e sem qualidade no ar.


A pandemia serve infelizmente como uma ótima desculpa para emissoras  não mandar mais profissionais na cobertura in loco, como se não acontecece  antes da Covid.  A qualidade da cobertura jornalística caí e vai cair ainda mais com a ausência de profissionais sérios em eventos como  Copa América, Eliminatórias  por exemplo.

 

Enquanto isso, a polêmica de vacinar os jogadores antes da população brasileira continua.

 


Em breve vamos homenagear os grandes profissionais do rádio brasileiro com a "Galeria do Rádio Esportivo", grandes nomes do rádio serão lembrados aqui no blog e antecipamos que o primeiro será o "garotinho" José Carlos Araújo que completou no 7 de maio 81  anos de vida e muita história. Garotinho segue an ativa, está na Super Tupi do Rio de Janeiro : Golão, Golão, Golão garotinho, muita saúde e gols em sua vida.

 

      Já ouviu a chamada do clássico Corinthians e São Paulo de 1977?  (aqui) 



Se inscrevam no canal Cheni no Campo no Youtube, estamos resgatando áudios do rádios esportivo de décadas passadas e aos poucos vamos colocando aqui. Vale a pena conferir áudios históricos de grandes  emissoras  e profissionais do Brasil.



@cheninocampo  (Youtube, Instagran, Facebook e Twitter)


Fale conosco: cheninocampo@gmail.com


Foto: Gustavo Amorim/UOL 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campeonato Espanhol pode ser adiado por problema em contrato com TV

A temporada 2009/ 2010 do Campeonato Espanhol poderá ser adiada por problemas no contrato de transmissão da liga de futebol do país. Os clubes vieram a público reclamar da redução dos acertos audiovisuais junto às detentoras dos direitos de exibição do prestigiado torneio europeu. O Campeonato Espanhol tem início previsto para o dia 29 de agosto. Os contratos de transmissão entre as emissoras e os clubes do país caíram de cinco para três anos. Em sessão extraordinária, a liga pediu "respeito" na mudança e disse que a alteração não leva em conta as peculiaridades do mercado do futebol. A liga teme que a redução dos prazos contratuais implique em danos às receitas dos clubes, abastecidas em grande parte com os investimentos das TVs. As equipes do Espanhol ameaçam ainda tomar medidas cabíveis para honrar os compromissos com as emissoras de televisão do país. Fonte: Agência EFE

Rony Magrini anuncia volta à Nova Morada

Rony Magrini em post da Nova Morada O comunicador Rony Magrini, 61, anunciou que estará de volta aos microfones da rádio Nova Morada, em 1260AM, a partir da próxima segunda-feira (25). Magrini apresenta o programa "Bom Dia, Morada", de segunda à sexta-feira, às 6h. O radialista precisou se ausentar das atividades radiofônicas depois da necessidade de realizar um procedimento para retirada da próstata. A descoberta de fragmentos de câncer foi revelada durante entrevista do comunicador ao radialista Thiago Matheus no programa "Expresso Nova Morada". Durante entrevista que falou sobre a recuperação, Rony Magrini relembrou todo o diagnóstico e deu detalhes sobre o pós operatório. Na ausência do comunicador, a atração diária foi comandada por André Costa. O jornalista e radialista de 34 anos também passa a fazer parte da equipe de profissionais da Nova Morada. Acompanhe este bate-papo exclusivo!

Três anos sem o "sábio Chinês" Juarez Soares

        Juarez foi homenageado pela ACEESP em 12/2016  -  Foto: Marcos Júnior/Portal TT Há  três anos o jornalista Juarez Soares nos deixou, mas a sua obra está marcada para sempre nas rádios e emissoras de tv que trabalhou em quase 60 anos de profissão.  O jornalista Anderson Cheni  lembrou do amigo que estava na emissora em 2019  e prestou a homenagem em nome de todos do Departamento de Esportes que tem o comando de Oliveiro Júnior, que por anos trabalhou com Juarez na TV Bandeirantes no saudoso "Show do Esporte".  O Giro final terminou com um poema de Juarez e o depoimento da filha Ana Júlia que também é jornalista. Um simples, mas emocionante para lembrar de um dos grandes nomes do jornalismo esportivo, salve o eterno sábio "  chinês ".   Juarez Soares Moreira nasceu em São José dos Campos, na região do Vale do Paraíba, Estado de São Paulo, no dia 16 de julho de 1941. Filho de Adolfo Soares Moreira e Josefina Soares Moreira, formou-se em Pedagogia na Facul