Pular para o conteúdo principal

Coluna Ondas Curtas no ar #120

Voltamos com os Bastidores dos veículos de comunicação.


* Em virtude do Covid-19 e automaticamente a suspensão do esporte no mundo, o quera complicado para algumas empresas  que possuem na grade esse segmento ou são segmentadas como as tvs por assinatura fica ainda mais delicado. Como destacou nesta  terça 31/03 o jornalista Flávio Ricco  em sua coluna  no UOL, contratos de jornalistas esportivos da Rádio Bandeirantes foram suspensos por 3 meses.  Completamos que esses jornalistas são comentaristas com contrato PJ, os repórteres por exemplo que são contratados pelo regime CLT seguem com vínculo, o futuro do narrador José Silvério será definido essa semana, assim como de outros profissionais chamados PJs.
A coluna ouviu um dos funciobários desligados que ficou "perplexo" com o rompimento repentino. E olha que o esporte fatura muito mais que o jornalismo da RB.


* Um ótimo exemplo vem da Rede Transamérica, a emissora que tem o DNA do esporte com a equipe de Éder Luiz em São Paulo, segue respeitando seus profissionais. Fez modificações pontuais como: diminuir  o tempo de alguns programas, suspender temporariamente outros, optar por revezamento e usar os profissionais com  boletins  esportivos ao vivo ao lado do comunicador do horário em forma de pílulas ao longo da  programação, parabéns.


* A iniciativa louvável da Bandnews FM de São Paulo em divulgar no ar o telefone/whats de pequenos e médios comerciantes ao longo da programação bem que poderia ser propagada  nas demais emissoras que pregam o discurso de ajuda em momento difícil, mas na prática.... 


*  A Rede de rádios da Globo, que já chegou a ter aproximadamente 30 emissoras espalhadas pelo Brasil, chegando  a ser chamada de Rádio Globo Brasil,  hoje limitá-se apenas 6 emissoras ( segundo o site do SGR - Sistema Globo de Rádio), sendo a cabeça de rede e eterna matriz a emissora do Rio de Janeiro mais São Paulo (arrendado o canal em FM) na região Sudeste, no Sul apenas Blumenau, Campo Grande no Mato Grosso do Sul e Salvador  e Feira de Santana na regão Nordeste do Brasil.   E confirmando o que foi escrito aqui no BLOG  em 2019, a renovação de arrendamento do canal em FM, em São Paulo - 94,1 KHz que vence entre junho e agosto, dificilmente será renovada terá o contrato renovado.


* O momento é de apreensão nas equipes esportivas de todas as emissoras do Brasil. Novas medidas de rupturas e até desligamentos infelizmente devem ocorrer.


* Estádio 97 da rádio Energia 97, também segue fazendo transmissão via Skype  e revezando a galera, sempre com o ótimo comando do Sombra, mostra que a parte técnica faz toda diferença nesse momento de Covid-19. Com a maior presença das pessoas em casa a emissora aposta que a audiência que é a melhor do segmento na Grande São Paulo vai subir ainda mais. 


Apesar das atribulações nesse momento delicado do mundo, destacamos que as melhores e poucas contratações feitas nos últimos meses no segmento esportivo foram: Everaldo Marques  e PVC (Grupo Globo), Maércio Ramos e Hugo Botelho (105 FM), Ricardo Martins (Rede Transamérica) e Mauro César Pereira ( Rádio Bandeirantes), lembrando que o profissional está  com seu contrato suspenso por 3 meses pela emissora. 


A RIT TV ( Rede Internacional de Televisão), e o canal de Notícias  do Grupo (RIT Notícias), demitiram vários profissionais na semana passada. O único programa de esportes da emissora que estava no ar há quase 10 anos foi extinto.



* Já nas tvs  pagas segmentadas o que pode ser feito está em andamento, home office total e muita entrevista via skype.  Enquanto isso o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), em virtude da paralisação do órgão, deve prorrogar uma definição do futuro dos canais da FOX Sports. 


  * Pra fechar ! A Massa FM de São Paulo - 92,9 KHz ( emissora que é cabeça da Rede Massa), vai subindo absurdamente no ranking de audiência em São Paulo, a caçula do dial que foi inaugurada em 25 de setembro de 2019 ( pouco mais de 6 meses), com um dos melhores times de locutores do FM de São Paulo, entre eles:   Rony Magrini (ex-Rádio Globo e Capital), Roberto Hais (ex-89 FM, Transamérica e Band) e Telma Emerik (ex-Rádio Disney e Jovem Pan).  a emissora quer chegar no Top 10 nos próximos meses.  
O problema é que o investimento foi altíssimo e um dos sócios de Carlos Massa (Ratinho), não estaria cumprindo o que foi assinado, obrigando a direção da empresa fazer cortes/demissões nas empresas do Grupo no Paraná para arcar com a dívida milionária adquirida com a  compra do canal em FM  em São Paulo. 
"Coisa de Loco", como diz o proprietário que realizou um sonho ao ter uma emissora na maior cidade do país.

Comentários

  1. Empresa de comunicação fica p o governo ajudar no desemprego. Elas própria ñ ajuda

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Campeonato Espanhol pode ser adiado por problema em contrato com TV

A temporada 2009/ 2010 do Campeonato Espanhol poderá ser adiada por problemas no contrato de transmissão da liga de futebol do país. Os clubes vieram a público reclamar da redução dos acertos audiovisuais junto às detentoras dos direitos de exibição do prestigiado torneio europeu. O Campeonato Espanhol tem início previsto para o dia 29 de agosto. Os contratos de transmissão entre as emissoras e os clubes do país caíram de cinco para três anos. Em sessão extraordinária, a liga pediu "respeito" na mudança e disse que a alteração não leva em conta as peculiaridades do mercado do futebol. A liga teme que a redução dos prazos contratuais implique em danos às receitas dos clubes, abastecidas em grande parte com os investimentos das TVs. As equipes do Espanhol ameaçam ainda tomar medidas cabíveis para honrar os compromissos com as emissoras de televisão do país. Fonte: Agência EFE

Rony Magrini anuncia volta à Nova Morada

Rony Magrini em post da Nova Morada O comunicador Rony Magrini, 61, anunciou que estará de volta aos microfones da rádio Nova Morada, em 1260AM, a partir da próxima segunda-feira (25). Magrini apresenta o programa "Bom Dia, Morada", de segunda à sexta-feira, às 6h. O radialista precisou se ausentar das atividades radiofônicas depois da necessidade de realizar um procedimento para retirada da próstata. A descoberta de fragmentos de câncer foi revelada durante entrevista do comunicador ao radialista Thiago Matheus no programa "Expresso Nova Morada". Durante entrevista que falou sobre a recuperação, Rony Magrini relembrou todo o diagnóstico e deu detalhes sobre o pós operatório. Na ausência do comunicador, a atração diária foi comandada por André Costa. O jornalista e radialista de 34 anos também passa a fazer parte da equipe de profissionais da Nova Morada. Acompanhe este bate-papo exclusivo!

Três anos sem o "sábio Chinês" Juarez Soares

        Juarez foi homenageado pela ACEESP em 12/2016  -  Foto: Marcos Júnior/Portal TT Há  três anos o jornalista Juarez Soares nos deixou, mas a sua obra está marcada para sempre nas rádios e emissoras de tv que trabalhou em quase 60 anos de profissão.  O jornalista Anderson Cheni  lembrou do amigo que estava na emissora em 2019  e prestou a homenagem em nome de todos do Departamento de Esportes que tem o comando de Oliveiro Júnior, que por anos trabalhou com Juarez na TV Bandeirantes no saudoso "Show do Esporte".  O Giro final terminou com um poema de Juarez e o depoimento da filha Ana Júlia que também é jornalista. Um simples, mas emocionante para lembrar de um dos grandes nomes do jornalismo esportivo, salve o eterno sábio "  chinês ".   Juarez Soares Moreira nasceu em São José dos Campos, na região do Vale do Paraíba, Estado de São Paulo, no dia 16 de julho de 1941. Filho de Adolfo Soares Moreira e Josefina Soares Moreira, formou-se em Pedagogia na Facul