Pular para o conteúdo principal

Coluna Ondas Curtas no ar #121

Osmar

                        Osmar Santos em transmissão esportiva da Rádio Globo 
                                                        Foto:  Paulo B. Whitaker/Folhapress (17.10.1984) 

Faltam 16 dias para terminar definitivamente a marca Rádio Globo em São Paulo. Para muitos ouvintes e profissionais a ficha não caiu, afinal juntando Rádio Nacional, são  quase 70 anos de história, muito triste para a história da Imprensa do Brasil o fim dessa importante marca.


Lembrando que recentemente outro grande prefixo do segmento que também revelou muitos profissionais da área esportiva terminou, a Rádio Gazeta AM  da Fundação Cásper Líbero.  Qual será o próximo a fazer parte dessa lista que passa por crises econômicas e péssimas gestões?


Pensando em homenagear a Rádio Globo São Paulo, profissionais que por lá passaram se mobilizam para fazer uma grande e honrosa despedida da emissora/prefixo justamente no dia 31 de maio, um domingo. Live "Amigos da Rádio Globo terá mais de 5 horas de duração e grandes nomes da comunicação popular, esporte e jornalismo. Aguardem, em breve   mais informações.  

Alguns veículos de comunicação seguem se movimentando nesse duro período de pandemia que estamos passando.  

Cada veículo se vira como pode, sendo que a maioria usa a lei trabalhista para rescindir contrato por três meses, outras seguem remanejando profissionais da área esportiva para outras editorias em forma de revezamento, poucas seguem mantendo no dia a dia o noticiário esportivo e muitas optaram pela dura decisão de demitir colaboradores.


A volta dos Campeonatos Europeus vai ajudando em termos de conteúdo  e transmissões para emissoras de rádio de todo país e as tvs detentoras, principalmente os canais ESPN  que retomam as transmissões  visando fusão com a Fox Sports.  


A Rádio Transamérica de São Paulo e a Rede Gaúcha Sat foram uma das poucas emissoras que mantiveram a programação de esportes nesse período. (escala abaixo) 

O Esporte em discussão da Jovem Pan News voltou na grade da emissora na segunda-feira passada e vai ao ar das 13 às 14 horas.

A audiências das emissoras de tv e de rádio do segmento católico cresceu mais de 30%, crescimento superior das emissoras "tradicionais', principalmente do meio rádio que teve um bom aumento nesse período de quarentena.


Rogério Andrade não é mais diretor Artístico da Rádio Capital de São Paulo. A Capital é o ponto fora da curva nesse momento crítico. Está fazendo mudanças em sua grade e trazendo novos comunicadores, além disso investindo na comunicação Multiplataforma.

Rádios jornalisticas seguem optando em dar ênfase na cobertura de combate ao Covid-19 e a política de nosso país. Muitas vão optar em não voltar a cobrir o futebol nesse momento, até pelo motivo de algumas não terem nesse momento profissionais  disponíveis.


Rony Magrini também se desligou da Massa FM de São Paulo, o experiente comunicador promete novidades em relação a sua próxima emissora em breve.  A Massa  FM por sinal  como já informamos aqui  investiu pesado e  não está tendo  o devido retorno em publicidade, em relação a audiência o retorno está sendo ótimo a cada medição do IBOPE 


  A jornada do futebol está de volta à programação nacional da Rádio Transamérica com a transmissão ao vivo da 26ª rodada da Bundesliga, principal Campeonato Alemão. Neste sábado (16), o Borussia Dortmund enfrenta o Schalke 04, a partir das 10h30 , em Dortmund. Já no domingo (17), o Union Berlin joga contra Bayern de Munique, a partir 13h (Brasília),  em Berlim. O confronto entre o vice-líder da competição Borussia (51 pontos) e o sexto colocado S04 (37) será narrado por Eder Luiz. O jogo terá comentários de André Galvão, reportagem de Ivan Drago e humor por conta de Gavião. A análise do pós-jogo fica por conta do programa Debate Bola, com apresentação do radialista Márcio Bernardes, a partir das 12h30, com uma hora de duração. O líder Bayern de Munique (55 pontos) entra em campo contra o décimo primeiro colocado Union Berlin com narração de Guilherme Lage. Os comentários são de José Calil, reportagem de Marco Bello e Gavião no humor. O Debate Bola também entra em campo sob o comando de Bernardes para discutir os lances da disputa, a partir das 15h, com uma gora de duração. 

Nessa onda da "Saudade do Futebol meu filho", muitas emissoras online também vão transmitir jogos do Campeonato Alemão.


A Rádio Gaúcha também fará jogos do Campeonato Alemão e a    RBS TV e Rádio Gaúcha transmitem  vão transmitir jogos históricos da dupla Gre-Nal O Grupo RBS exibirá em seus veículos, a partir deste final de semana, jogos históricos de Grêmio e Internacional. As transmissões serão feitas em ordem cronológica para cada time, recontando quatro partidas na íntegra, na RBS TV e na Rádio Gaúcha. O primeiro episódio será exibido neste domingo, às 16h, e relembrará o título da Libertadores do Tricolor sobre o Peñarol, em 1983. Em 24 de maio, será a vez de reviver o primeiro título continental do Inter, conquistado contra o São Paulo, em 2006. Já no dia 31, os veículos exibirão o Mundial do Grêmio, em 1983, contra o Hamburgo. A série termina em 7 de junho, com a vitória do Inter sobre o Barcelona, que rendeu o título colorado no Mundial de 2006. 
Na RBS TV, os jogos serão transmitidos com áudio e vídeo originais, enquanto na Rádio Gaúcha Pedro Ernesto Denardin narrará ao vivo, ao lado da equipe do Jornada Esportiva.

O Bandsports completa 18 anos, os apresentadores Álvaro José, Elia Junior, Renata Saporito, Oliveira Andrade e Caca Fernando relembram fatos e coberturas incríveis que fizeram pelo canal ao longo desses 18 anos. Os depoimentos fazem parte da campanha de aniversário e já estão no ar. O público também pode conferir os vídeos nas redes sociais do BandSports. 
  
Sábado, 16 de maio, às 15h 
Especial Olímpico Grandes conquistas de brasileiros no judô, taekwondo e boxe serão reapresentadas. O canal exibe a conquista do bronze de Flávio Canto, Ketleyn Quadros e Leandro Guilheiro em Atenas (2004), o ouro de Sarah Menezes em Londres (2012) e as medalhas de Rafaela Silva, Rafael Silva, Robson Conceição e Maicon Siqueira no Rio de Janeiro (2016). Sábado, 16 de maio, às 18h30 Especial Maguila O canal exibe o título conquistado por José Adilson Rodrigues dos Santos, o Maguila, em 1995, contra Johnny Nelson. Sábado, 16 de maio, às 20h30 Final do torneiro de futebol virtual “Todos por Um” O campeonato de Pro Evolution Soccer “Todos por Um” chega ao fim neste domingo. As semifinais serão transmitidas ao vivo a partir das 11h, e a grande final, será às 12h. Domingo, 17 de maio, a partir das 11h BandSports comemora 18 anos com momentos especiais do esporte na programação 



Ainda no Sul do Pais a Rádio Pampa reforça a sua programação transmitida ao vivo aos domingos. Assim, a emissora pretende que os seus ouvintes, assim como acontece de segunda a sábado, possam acompanhar os fatos no instante em que estiverem acontecendo.


Para assegurar as medidas de segurança solicitadas, a maior parte dos comunicadores da Rádio Pampa está em regime de teletrabalho. Como exemplo, Marjana cita o programa 'Conexão Pampa', veiculado a partir das 6h e que tem os seus comentaristas Gustavo Victorino e Rafael Marconi e ainda a apresentadora Paula Cardoso transmitindo direto de suas casas, enquanto o comunicador Nando Donel comanda a atração dentro do estúdio, na sede da Rede Pampa.

Profissionais do vídeo da Record TV não podem participar de Lives, essa determinação foi desde o início da pandemia.

Agora é a vez dos funcionários do segmentos esportivos do Grupo Globo, antes liberados e agora orientados a manter exclusividade com os canais oficiais do Grupo e ponto. Manda quem pode ........ 

A Live "Narradores" já  teve a  participação de 21 profissionais da narração esportiva. São homens e mulheres que conversaram com o jornalista Anderson Cheni, editor desse Blog há 12 anos. Quem perdeu pode acessar o Facebook  ou Youtube Cheni no Campo e acompanhar todas na íntegra,

Abaixo segue  a entrevista com Eder Luis, narrador e responsável pela equipe de esportes da Rede Transamérica. Entre os assuntos está o ínício de sua carreira de forma precoce aos 14 anos no interior de São Paulo, a confirmação que a partir de agora a equipe não é mais vinculada a sua empresa e sim a emissora. Eder disse também que será responsável pelo Departamento esportivo em toda Rede falou se levaria nesse momento o narrador José Silvério, ex Rádio Bandeirantes para  a Rede Transamérica.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campeonato Espanhol pode ser adiado por problema em contrato com TV

A temporada 2009/ 2010 do Campeonato Espanhol poderá ser adiada por problemas no contrato de transmissão da liga de futebol do país. Os clubes vieram a público reclamar da redução dos acertos audiovisuais junto às detentoras dos direitos de exibição do prestigiado torneio europeu. O Campeonato Espanhol tem início previsto para o dia 29 de agosto. Os contratos de transmissão entre as emissoras e os clubes do país caíram de cinco para três anos. Em sessão extraordinária, a liga pediu "respeito" na mudança e disse que a alteração não leva em conta as peculiaridades do mercado do futebol. A liga teme que a redução dos prazos contratuais implique em danos às receitas dos clubes, abastecidas em grande parte com os investimentos das TVs. As equipes do Espanhol ameaçam ainda tomar medidas cabíveis para honrar os compromissos com as emissoras de televisão do país. Fonte: Agência EFE

Rony Magrini anuncia volta à Nova Morada

Rony Magrini em post da Nova Morada O comunicador Rony Magrini, 61, anunciou que estará de volta aos microfones da rádio Nova Morada, em 1260AM, a partir da próxima segunda-feira (25). Magrini apresenta o programa "Bom Dia, Morada", de segunda à sexta-feira, às 6h. O radialista precisou se ausentar das atividades radiofônicas depois da necessidade de realizar um procedimento para retirada da próstata. A descoberta de fragmentos de câncer foi revelada durante entrevista do comunicador ao radialista Thiago Matheus no programa "Expresso Nova Morada". Durante entrevista que falou sobre a recuperação, Rony Magrini relembrou todo o diagnóstico e deu detalhes sobre o pós operatório. Na ausência do comunicador, a atração diária foi comandada por André Costa. O jornalista e radialista de 34 anos também passa a fazer parte da equipe de profissionais da Nova Morada. Acompanhe este bate-papo exclusivo!

Três anos sem o "sábio Chinês" Juarez Soares

        Juarez foi homenageado pela ACEESP em 12/2016  -  Foto: Marcos Júnior/Portal TT Há  três anos o jornalista Juarez Soares nos deixou, mas a sua obra está marcada para sempre nas rádios e emissoras de tv que trabalhou em quase 60 anos de profissão.  O jornalista Anderson Cheni  lembrou do amigo que estava na emissora em 2019  e prestou a homenagem em nome de todos do Departamento de Esportes que tem o comando de Oliveiro Júnior, que por anos trabalhou com Juarez na TV Bandeirantes no saudoso "Show do Esporte".  O Giro final terminou com um poema de Juarez e o depoimento da filha Ana Júlia que também é jornalista. Um simples, mas emocionante para lembrar de um dos grandes nomes do jornalismo esportivo, salve o eterno sábio "  chinês ".   Juarez Soares Moreira nasceu em São José dos Campos, na região do Vale do Paraíba, Estado de São Paulo, no dia 16 de julho de 1941. Filho de Adolfo Soares Moreira e Josefina Soares Moreira, formou-se em Pedagogia na Facul