Pular para o conteúdo principal

Pitadinha Histórica - 01 - MARADONA

Roberto Avallone,  marcou época como
um dos maiores jornalistas do Brasil.
Foto: Reprodução Sportv
Nesse período de indefinições  e sem respostas de quando o mundo voltará ao normal, decidimos reativar o  BLOG. Agora,  além das tradicionais  informações dos bastidores dos veículos de comunicação, teremos alguns quadros e colaboradores, entre as novidades destacamos e começamos com: "Pitadinha Histórica", uma modesta e justa homenagem ao grande jornalista  Roberto Avallone (*22/02/1947 - †25/02/2019). Uma referência no jornalismo esportivo que marcou época no jornal, rádio e principalmente na televisão "exclamação".
Abrimos o quadro com o gênio: Dom Diego  Armando Maradona" e celebre o gol que ficou conhecido como: "Mano de Dios"  que foi o primeiro gol da partida. O segundo foi uma  pintura sendo reconhecido pela FIFA como "O  gol  do século" (exclamação).
Capitães, Maradona e Shilton apertam as mãos antes do início da partida pelas quartas de final  (Foto: Getty Images)

Em 22 de junho de 1986, Diego Armando Maradona marcou os dois gols mais importantes e emblemáticos de sua carreira – um de mão, a famosa Mano de Dios.

Gol de mão de Maradona no jogo entre Argentina e Inglaterra na Copa do México de 1986  -  Foto: Bongarts/VEJA/VEJA



O segundo gol, este sim uma obra prima incontestável, saiu cinco minutos depois. Maradona recebeu a bola em seu campo de defesa e arrancou até parar nas redes. A habilidade de sua perna esquerda deixou cinco jogadores de linha (Hoddle, Reid, Sansom, Butcher e Fenwick) e mais o goleiro Shilton para trás e enlouqueceu o público no Azteca. O memorável relato do narrador Victor Hugo Morales, uruguaio radicado na Argentina, deixou o gol ainda mais extraordinário e até hoje faz argentinos e fãs de futebol pelo mundo chorarem de emoção. O gol foi eleito o mais bonito da história das Copas em votação no site da Fifa, em 2002A vitória por 2 a 1 no Estádio Azteca, sob os olhares de mais de 114.000 torcedores, significou muito mais que uma façanha esportiva.




A Argentina ainda conquistaria o bicampeonato mundial no México com uma vitória por 3 a 2 sobre a Alemanha.


    CAMPANHA ARGENTINA
Grupo A

02/06 – Argentina 3 x 1 Coreia do Sul
05/06 – Itália 1 x 1 Argentina
10/06 – Argentina 2 x 0 Bulgária

Oitavas de final

16/06 – Argentina 1 x 0 Uruguai

Quartas de final

22/06 – Argentina 2 x 1 Inglaterra

Semifinais

25/06 – Argentina 2 x 0 Bélgica

Final

29/06 – Argentina 3 x 2 Alemanha




29/06/1986 – ARGENTINA 3 x 2 ALEMANHA OCIDENTAL
ARGENTINA – Pumpido; Brown, Ruggeri e Cuciuffo; Giusti, Batista, Burruchaga (Trobbiani), Enrique e Olarticoechea; Maradona e Valdano. Técnico: Carlos Bilardo.
ALEMANHA OCIDENTAL – Schumacher; Berthold, Jakobs, Förster, Briegel e Brehme; Eder, Matthäus e Magath (Hoeness); Rummenigge e Allofs (Völler). Técnico: Franz Beckenbauer.
GOLS – Brown, aos 23 minutos do primeiro tempo; Valdano, aos 11, Rummenigge, aos 29, Völler, aos 36, e Burruchaga, aos 39 minutos do segundo tempo.
ÁRBITRO – Romualdo Arppi Filho (Brasil).
CARTÕES AMARELOS – Maradona, Matthäus, Briegel, Olarticoechea, Enrique e Pumpido.
PÚBLICO – 114.600 presentes.

LOCAL – Estádio Azteca, na Cidade do México (México).

Confira abaixo a história de Diego Maradona, Da miséria até a glória via youtube Futirinhas

MARADONA mal tinha o que comer na infância, passou muitas necessidades, mas o futebol lhe salvou. Foi da miséria até a glória e lá encontrou seu martírio. Diego Maradona é um dos maiores jogadores da história do futebol.
Maradona comemorando com torcedores a conquista da Copa do Mundo em 1986   (Foto: Getty Images)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campeonato Espanhol pode ser adiado por problema em contrato com TV

A temporada 2009/ 2010 do Campeonato Espanhol poderá ser adiada por problemas no contrato de transmissão da liga de futebol do país. Os clubes vieram a público reclamar da redução dos acertos audiovisuais junto às detentoras dos direitos de exibição do prestigiado torneio europeu. O Campeonato Espanhol tem início previsto para o dia 29 de agosto. Os contratos de transmissão entre as emissoras e os clubes do país caíram de cinco para três anos. Em sessão extraordinária, a liga pediu "respeito" na mudança e disse que a alteração não leva em conta as peculiaridades do mercado do futebol. A liga teme que a redução dos prazos contratuais implique em danos às receitas dos clubes, abastecidas em grande parte com os investimentos das TVs. As equipes do Espanhol ameaçam ainda tomar medidas cabíveis para honrar os compromissos com as emissoras de televisão do país. Fonte: Agência EFE

Oscar Roberto de Godoy é demitido da Band

A informação é de Flávio Ricco do Canal 1 Futebol da Band - 1 Jornada esportiva da Bandeirantes, quarta-feira à noite, e Luciano do Valle – sempre ele! – resolve falar sobre programação.E critica duramente o fato de uma emissora de Cascavel, parceira da Band, não transmitir alguns programas da cabeça-de-rede como “Jogo Aberto” e “Brasil Urgente”. O tema, aliás, já foi abordado nesta coluna, citando como exemplo a Rede TV!. Nem tudo o que é transmitido pela rede de Osasco é repetido por suas afiliadas. Voltando ao Luciano, após o desabafo, ele pediu desculpas ao telespectador. Não precisava. Futebol da Band - 2 E, na mesma jornada, Luciano e seus companheiros Neto e Oscar Roberto Godoy revelaram que não estavam entre as pessoas mais felizes do Morumbi. E, muito provavelmente por causa disso, ontem, começo da tarde, foi anunciada a demissão do Godoy. Ele mesmo, à coluna, confirmou que teve uma conversa lá e saiu fora. Só Lembrando que Godoy já tinha feito coisa pior ao vivo e a Band seg...

Gilson Ricardo vai deixar o Panorama Esportivo

Foto: Site Rádio Globo A Diretoria do SGR (Sistema Globo de Rádio) irá afastar o comunicador do programa alegando que ele está trabalhando muito e não é mais um menino Há mais de 30 anos na Rádio Globo, o repórter e âncora Gilson Ricardo, 60 anos, apresentador do Panorama Esportivo para toda Rede desde 2001 terá que deixar o Panorama Esportivo, programa que vai das de segunda à sexta-feira das 22 horas até a meia noite. A alegação da direção é que Gilson está trabalhando muito, já teve inclusive problemas sérios de saúde e por isso a “preocupação” com o comunicador que apresenta também o Globo Cidade no Rio de Janeiro 1220 Khz. Ahhh então ta! O nome no novo comunicador ainda não foi anunciado assim como se o programa que é feito no Rio de Janeiro terá São Paulo como cabeça de rede.