Pular para o conteúdo principal

O que será do rádio em 2018?


Claro que a crise que assombra o mundo, e principalmente o nosso país é gigante, afinal há pouco tempo éramos emergentes, hoje as  grandes, médias ou micro empresas passam por dificuldades, isso se não quebraram.  Quando a gente se depara com Grupos de Comunicações conceituados diminuindo drasticamente seus quadro de profissionais, cortando gastos, demitindo, congelando, trocando o experiente pelo recém formado, ou pelo estagiário ganhando um terço do antecessor fica clara que a situação  é pra lá de preocupante. O rádio e o jornal sempre foram apontados como o os "patinhos feios" do mercado publicitário, sempre foi assim. A verba destinada em campanhas sempre olharam para a TV, geralmente com cotas generosas pra um determinado grupo, a exceção vem das verbas de governos que são fatiadas e bem vindas. O crescimento da internet e outras plataformas diminui ainda mais grandes  anunciantes do rádio. Como ele vai sobreviver diante desse quadro?    Sinceramente não dá pra saber, mas a coisa vai ficar pra lá de preta pois mês a mês a conta não fecha. Aquele rádio de qualidade e credibilidade ainda existe, mas são poucas empresas que consegue manter esse padrão no entretenimento, jornalismo ou esporte. A qualidade e conteúdo caíram drasticamente em todos os setores do rádio, não há  a mesma preocupação de anos anteriores, tendo dinheiro até fanho ou gago fala no rádio hoje em dia,  matar a língua portuguesa então é comum, assim como ouvir palavrões de uma forma natural.
Rádio sem dinheiro não dá.... corta daqui, de lá, demite enxuga e de quebra o número de ouvintes vai caindo mais drasticamente que as verbas publicitárias. Nomes como convergência de mídia, profissional multimídia seguem na moda. O futuro está na internet, mas como se pra investir na internet as emissoras ainda não encontraram um retorno positivo. Rádio é imagem faz tempo, mas e o retorno em um eventual investimento, vale a pena investir na incerteza da entrega do produto? Isso sem contar nos gestores ruins que não são ou não entendem do meio rádio, esses eu chamo de JJs ( jestores com Jota mesmo ) que existem aos montes. Vender é preciso e recuperar o rádio em um ano de Copa do Mundo e Eleições é mais que necessário. Ou a economia melhora, ou grandes emissoras vão ficar médias e as médias pequenas e as pequenas serão arrendadas. Departamentos de esportes ou de jornalismo das emissoras correm o risco de arrendamento ou extinção, departamentos comerciais já foram modificados inúmeras vezes e nada... O conteúdo das emissoras tradicionais mudaram. As que não tocavam músicas, passaram a tocar, as que não tocavam músicas de determinado segmentos , passaram a tocar e outras mudanças devem vir. 2018 será o ano em que o rádio vai tentar se adaptar ao mercado, mas se o mercado ( leia-se economia ) não melhorar, sinceramente ele vai declinar ainda mais. O investimento não vai existir, ações podem ser negociadas e o pior as temíveis demissões vão continuar.  Ou vai ou literalmente racha! 
Como sempre falo, o rádio segue respirando por aparelhos, apesar dos pesares, Viva o Rádio!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gilson Ricardo vai deixar o Panorama Esportivo

Foto: Site Rádio Globo A Diretoria do SGR (Sistema Globo de Rádio) irá afastar o comunicador do programa alegando que ele está trabalhando muito e não é mais um menino Há mais de 30 anos na Rádio Globo, o repórter e âncora Gilson Ricardo, 60 anos, apresentador do Panorama Esportivo para toda Rede desde 2001 terá que deixar o Panorama Esportivo, programa que vai das de segunda à sexta-feira das 22 horas até a meia noite. A alegação da direção é que Gilson está trabalhando muito, já teve inclusive problemas sérios de saúde e por isso a “preocupação” com o comunicador que apresenta também o Globo Cidade no Rio de Janeiro 1220 Khz. Ahhh então ta! O nome no novo comunicador ainda não foi anunciado assim como se o programa que é feito no Rio de Janeiro terá São Paulo como cabeça de rede.

Rádio Bandeirantes comemora centenário do Santos Futebol Clube com programação especial

 O ex-jogador, comentarista e apresentador  Neto comanda o "Concentração" direto da Vila Belmiro    A Rádio Bandeirantes AM 840 e FM 90,9 preparou uma programação especial para comemorar os 100 anos de fundação do Santos Futebol Clube. Amanhã, dia do aniversário do time, o craque Neto apresenta o “Concentração” a partir das 15h com entrevistas ao vivo e a exibição do especial “O Centenário da Magia - Histórias dos 100 anos do Santos Futebol Clube”. No domingo, Milton Neves desce a serra para comandar o “Domingo Esportivo Bandeirantes” direto do Memorial das Conquistas, na Vila Belmiro, em Santos, a partir das 9h. O programa contará com a participação ao vivo de convidados especiais como Pepe, Clodoaldo, Zito, Edu, João Paulo, Lino, Manuel Maria, Lalá, entre outros. A Rádio Bandeirantes também vai premiar os ouvintes torcedores do Peixe. Para participar, basta visitar os perfis da emissora no Twitter (@R_Bandeirantes) ou no Facebook (www.facebook.com/radiobandeiran...

Audiência às quartas-feiras e programas esportivos

Programa esportivo mais ouvido em  São Paulo é o da 105 FM Além de divulga a a tradicional audiência do rádio esportivo com bola rolando e jornadas esportivas aos finais de semana, divulgamos aqui com exclusividade a audiência do futebol no meio de semana (quartas-feiras) e também a medição dos programas esportivos. A 105 FM segue firme na audiência no meio de semana e também nos programas esportivos, com grande vantagem para a segunda emissora. Não sabemos qual é o motivo do Instituto oficial pela medição não incluir  os programas esportivos das rádios Estadão/ESPN e Jovem Pan.     JORNADA ESPORTIVA DO MEIO DE SEMANA 4º FEIRA - 21H00 ÀS 24H00 105 FM____________ GLOBO AM ______0,67 0,25 _______112.844  42.895 TRANSAMÉRICA FM 0,22 37.744 BANDEIRANTES AM 0,18 30.127 CBN FM 0,12 20.007 BANDEIRANTES FM ...