Pular para o conteúdo principal

Jornalistas substituem operadores de áudio na Rádio Bandeirantes


Em sua conta no Twitter, a emissora confirmou
a nova função de alguns funcionários
Há quase dois meses, alguns jornalistas da  Rádio Bandeirantes de São Paulo, passaram a operar a mesa de áudio no estúdio da emissora. Dentro das rádios do Grupo Bandeirantes de Comunicação, isso já acontece no segmento jornalístico desde a fundação da BandNews FM em 2006 por exemplo, depois veio a Rádio Trânsito e depois a finada Bradesco Esportes. Operar e fazer a locução, é comum no fm, mas é pouco  comum nas chamadas emissoras jornalísticas. O "novo rádio", está exigindo cada vez mais que o profissional tenha múltiplas funções. Dessa forma, desaparece  a função do operador tradicional de mesa/áudio. Além de operar a mesa,  o jornalista tem que  apresentar, produzir, checar, editar e fazer a reportagem ou cometário simultaneamente. Desde 2007 , jornalistas das emissoras do Sistema Globo de rádio (Globo e CBN) , editam suas matérias em ilhas montadas na redação e outras emissoras espalhadas pelo Brasil já fazem o mesmo. A função do operador/ apresentador é comum para o radialista desde a existência do FM,  agora esse modelo  chega com tudo no jornalismo geral,  e será irreversível. A tendência fortíssima é que a maioria das emissoras ou Grupos de Comunicação adotem modelo, o desafio maior das emissoras será manter a mesma qualidade  no ar, e dos sindicatos verificar a legalidade e principalmente se haverá reajuste compatível com a nova função.  
Com as inovações tecnológicas cada vez mais rápidas e a necessidade de diminuir os custos das empresas, esse cargo específico de técnico de áudio será extinto, a exceção (por enquanto),   fica com a função de  operador de Central Técnica, o coração da emissora  ainda precisa de profissionais especializados.
Ricardo Capriotti, Coordenador de Esportes
e apresentador, também opera a mesa de áudio
durante o programa de esportes.
Ao fundo estão Fábio Piperno e Vinícius Bueno
No Departamento de Esportes, estão operando a mesa de áudio: Ricardo Capriotti,  Bernardo Ramos, Roman Laurito, João Paulo Cappellanes e Umberto Ferretti. Segundo apurou a coluna, todos estão  recebendo salário adicional pelo acúmulo de função. No jornalismo da emissora operam a mesa do estúdio os jornalistas: Pedro Campos, Thays Freitas, Luiz Megale e Caetano Cury, apresentadores de programas como Pulo do  Gato, Primeira Hora, Gente e 90 Minutos. Nesse primeiro momento de " aprendizagem", sempre há um operador responsável para orientação e eventuais dúvidas. Recentemente a RB demitiu operadores de áudio,  entre eles Nelson Wolter, funcionário que estava há bastante tempo na emissora. Outros técnicos foram direcionados em outras áreas do departamento.  A coluna enviou email para a assessoria de imprensa do Grupo no último dia 16 de outubro pedindo mais informações ou uma nota oficial a respeito do assunto, mas até o momento não obteve resposta.
Fotos: Divulgação RB e  Instagram @Ricapriotti

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rony Magrini anuncia volta à Nova Morada

Rony Magrini em post da Nova Morada O comunicador Rony Magrini, 61, anunciou que estará de volta aos microfones da rádio Nova Morada, em 1260AM, a partir da próxima segunda-feira (25). Magrini apresenta o programa "Bom Dia, Morada", de segunda à sexta-feira, às 6h. O radialista precisou se ausentar das atividades radiofônicas depois da necessidade de realizar um procedimento para retirada da próstata. A descoberta de fragmentos de câncer foi revelada durante entrevista do comunicador ao radialista Thiago Matheus no programa "Expresso Nova Morada". Durante entrevista que falou sobre a recuperação, Rony Magrini relembrou todo o diagnóstico e deu detalhes sobre o pós operatório. Na ausência do comunicador, a atração diária foi comandada por André Costa. O jornalista e radialista de 34 anos também passa a fazer parte da equipe de profissionais da Nova Morada. Acompanhe este bate-papo exclusivo!

Audiência às quartas-feiras e programas esportivos

Programa esportivo mais ouvido em  São Paulo é o da 105 FM Além de divulga a a tradicional audiência do rádio esportivo com bola rolando e jornadas esportivas aos finais de semana, divulgamos aqui com exclusividade a audiência do futebol no meio de semana (quartas-feiras) e também a medição dos programas esportivos. A 105 FM segue firme na audiência no meio de semana e também nos programas esportivos, com grande vantagem para a segunda emissora. Não sabemos qual é o motivo do Instituto oficial pela medição não incluir  os programas esportivos das rádios Estadão/ESPN e Jovem Pan.     JORNADA ESPORTIVA DO MEIO DE SEMANA 4º FEIRA - 21H00 ÀS 24H00 105 FM____________ GLOBO AM ______0,67 0,25 _______112.844  42.895 TRANSAMÉRICA FM 0,22 37.744 BANDEIRANTES AM 0,18 30.127 CBN FM 0,12 20.007 BANDEIRANTES FM ...

Três anos sem o "sábio Chinês" Juarez Soares

        Juarez foi homenageado pela ACEESP em 12/2016  -  Foto: Marcos Júnior/Portal TT Há  três anos o jornalista Juarez Soares nos deixou, mas a sua obra está marcada para sempre nas rádios e emissoras de tv que trabalhou em quase 60 anos de profissão.  O jornalista Anderson Cheni  lembrou do amigo que estava na emissora em 2019  e prestou a homenagem em nome de todos do Departamento de Esportes que tem o comando de Oliveiro Júnior, que por anos trabalhou com Juarez na TV Bandeirantes no saudoso "Show do Esporte".  O Giro final terminou com um poema de Juarez e o depoimento da filha Ana Júlia que também é jornalista. Um simples, mas emocionante para lembrar de um dos grandes nomes do jornalismo esportivo, salve o eterno sábio "  chinês ".   Juarez Soares Moreira nasceu em São José dos Campos, na região do Vale do Paraíba, Estado de São Paulo, no dia 16 de julho de 1941. Filho de Adolfo Soares Moreira e Josefin...