Pular para o conteúdo principal

Remédio contra o Passaralho

Com alguma frequência meus amigos jornalistas me pedem ajuda para conversar sobre carreira. Não sei exatamente a razão disso, eles devem achar que tenho sucesso que de fato não tive. Mas, apesar de ter exatamente o perfil de um orientador de carreira, coaching ou coisa do tipo, eu tento ajudar e mostro mais ou menos o que vejo acontecer por ai.  Hoje cedo, um outro contato, me chamou no WhatsApp. Queria bater um papo também sobre trabalho, contar o que tem feito, ouvir sobre o que os outros tem produzido, coisas do tipo. 
Não, ele não é exatamente um jornalista. Mas produz conteúdo, o que faz dele hoje um concorrente dos meus amigos jornalistas. Não trabalha para empresa nenhuma. Faz vídeos, posta nos canais dele, e tem ação de várias redes sociais. Nenhuma grande novidade nisso. 
Mas tem um conteúdo super original, feito há bastante tempo e que, por isso, já tem bom engajamento e audiência. 
Esse meu amigo contou que mês passado recebeu U$S 4 mil do Youtube, fora os artigos off line que ele produziu e agora vende. Sim, apenas de remuneração dos vídeos pelo site americano, ele recebeu pouco mais de R$ 12 mil líquidos no mês passado. 
Para vender produtos do “canal” não foi fácil. Ele não tinha grana e nem know-how. Abriu uma pré venda para bancar a fabricação e cuidou sozinho de receber o material do fornecedor (nunca é fácil) e enviar a todos que compraram. Vendeu mais de 600 artigos nos últimos dois meses. 
Obviamente, ele não começou ganhando assim e tendo esses resultados no primeiro mês, e também não há garantia de que manterá esse nível. Tudo isso é processo de um trabalho iniciado há anos, e que, como todo negócio próprio, tem os melhores e piores momentos. 
Em uma época que o emprego de jornalista, em geral, paga mal e tem futuro bem incerto, meu conselho a quem me pergunta é:
Aproveite enquanto você tem trabalho e invista o tempo livre no seu futuro. Comece hoje a produzir um conteúdo sobre o qual você tenha domínio e tesão. A democratização da comunicação permite ser muito segmentado e ainda assim ter público. Tente achar dois bons amigos para a empreitada. Um de TI outro de publicidade. E invista apenas tempo livre nisso enquanto tem outra ocupação. 
Não vai dar retorno agora, mas certamente pode ser um caminho quando o passaralho te pegar.




No Twitter @GuilhermeCPrado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gilson Ricardo vai deixar o Panorama Esportivo

Foto: Site Rádio Globo A Diretoria do SGR (Sistema Globo de Rádio) irá afastar o comunicador do programa alegando que ele está trabalhando muito e não é mais um menino Há mais de 30 anos na Rádio Globo, o repórter e âncora Gilson Ricardo, 60 anos, apresentador do Panorama Esportivo para toda Rede desde 2001 terá que deixar o Panorama Esportivo, programa que vai das de segunda à sexta-feira das 22 horas até a meia noite. A alegação da direção é que Gilson está trabalhando muito, já teve inclusive problemas sérios de saúde e por isso a “preocupação” com o comunicador que apresenta também o Globo Cidade no Rio de Janeiro 1220 Khz. Ahhh então ta! O nome no novo comunicador ainda não foi anunciado assim como se o programa que é feito no Rio de Janeiro terá São Paulo como cabeça de rede.

Rádio Bandeirantes comemora centenário do Santos Futebol Clube com programação especial

 O ex-jogador, comentarista e apresentador  Neto comanda o "Concentração" direto da Vila Belmiro    A Rádio Bandeirantes AM 840 e FM 90,9 preparou uma programação especial para comemorar os 100 anos de fundação do Santos Futebol Clube. Amanhã, dia do aniversário do time, o craque Neto apresenta o “Concentração” a partir das 15h com entrevistas ao vivo e a exibição do especial “O Centenário da Magia - Histórias dos 100 anos do Santos Futebol Clube”. No domingo, Milton Neves desce a serra para comandar o “Domingo Esportivo Bandeirantes” direto do Memorial das Conquistas, na Vila Belmiro, em Santos, a partir das 9h. O programa contará com a participação ao vivo de convidados especiais como Pepe, Clodoaldo, Zito, Edu, João Paulo, Lino, Manuel Maria, Lalá, entre outros. A Rádio Bandeirantes também vai premiar os ouvintes torcedores do Peixe. Para participar, basta visitar os perfis da emissora no Twitter (@R_Bandeirantes) ou no Facebook (www.facebook.com/radiobandeiran...

Audiência às quartas-feiras e programas esportivos

Programa esportivo mais ouvido em  São Paulo é o da 105 FM Além de divulga a a tradicional audiência do rádio esportivo com bola rolando e jornadas esportivas aos finais de semana, divulgamos aqui com exclusividade a audiência do futebol no meio de semana (quartas-feiras) e também a medição dos programas esportivos. A 105 FM segue firme na audiência no meio de semana e também nos programas esportivos, com grande vantagem para a segunda emissora. Não sabemos qual é o motivo do Instituto oficial pela medição não incluir  os programas esportivos das rádios Estadão/ESPN e Jovem Pan.     JORNADA ESPORTIVA DO MEIO DE SEMANA 4º FEIRA - 21H00 ÀS 24H00 105 FM____________ GLOBO AM ______0,67 0,25 _______112.844  42.895 TRANSAMÉRICA FM 0,22 37.744 BANDEIRANTES AM 0,18 30.127 CBN FM 0,12 20.007 BANDEIRANTES FM ...