Pular para o conteúdo principal

Para se reerguer rádio tenta "competir" com plataformas visuais

Leco Presidente do SP e Wanderley Nogueira
durante  transmissão ao vivo na Jovem  Pan
Quando falamos que atual fase do rádio esportivo do Brasil  é agonizante muitas pessoas desdenham e falam que o rádio nunca vai acabar e da sua importância como fonte de informação e entretenimento, ok eu também concordo, mas para tentar se reerguer ou reinventar o maior veículo de comunicação busca literalmente melhorar sua imagem.  Além de perder ótimos profissionais e patrocinadores o rádio segue perdendo cada dia mais ouvintes, tanto que o rádio está deixando de ser rádio e está virando tv. Isso mesmo, o rádio de hoje não é  somente áudio é imagem também. Assim tenta competir com outras plataformas visuais ( tvs e internet ) tamanho é o seu enfraquecimento. Quando falamos de cobertura esportiva a situação é ainda mais precária. Grande exemplo é a matéria feita pelo colega Auvaro Maia que destaca  que somente quatro emissoras de rádio do Brasil compraram os direitos de transmissão da Copa América do Centenário. Esse é o pior cenário da história da cobertura esportiva do rádio quando se fala de uma competição desse nível e cobertura da seleção brasileira de futebol. É ou não é triste e agonizante essa atual fase?

Na estreia da Seleção Brasileira na Copa América Centenário, disputada nos Estados Unidos, aparentemente apenas três rádios do Brasil compraram os direitos e transmitiram o empate com Equador por 0 a 0 em Pasadena. Rádio Gaucha de Porto Alegre com narração de Gustavo Manhago, comentários: Cléber Grabauska e reportagens: Sérgio Boaz. Rádio Jornal de Pernambuco. Com narrador : Roberto Queiroz; Repórter : Igor Moura; Comentarista: André Luiz Cabral. Rádio Nacional do Rio de Janeiro (EBC). Narração: Carlos Borges; Comentários: Claudio Carsughi; Reportagens: Rodrigo Ricardo e  Grupo Bandeirantes de Rádio - Bandeirantes AM/FM de São Paulo (Bradesco Esportes, BandNews, Bandeirantes/820/Goiânia) com Ulisses Costa,Sérgio Patrick e Fábio França. Na concentração da Seleção Brasileira em Pasadena na sexta feira (03), somente três repórteres de rádios do Brasil estavam presentes acompanhando a Seleção Brasileira. São eles: Sérgio Boaz(Gaúcha), Leonardo Baran (Itatiaia/BH e rádio Brasil/RJ) e Osires Nadal ( de Ponta Grossa/PR – não foi possível a confirmação de qual emissora ele fez a cobertura).
Reprodução: Internet
Matéria Copa América: Auvaro Maia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gilson Ricardo vai deixar o Panorama Esportivo

Foto: Site Rádio Globo A Diretoria do SGR (Sistema Globo de Rádio) irá afastar o comunicador do programa alegando que ele está trabalhando muito e não é mais um menino Há mais de 30 anos na Rádio Globo, o repórter e âncora Gilson Ricardo, 60 anos, apresentador do Panorama Esportivo para toda Rede desde 2001 terá que deixar o Panorama Esportivo, programa que vai das de segunda à sexta-feira das 22 horas até a meia noite. A alegação da direção é que Gilson está trabalhando muito, já teve inclusive problemas sérios de saúde e por isso a “preocupação” com o comunicador que apresenta também o Globo Cidade no Rio de Janeiro 1220 Khz. Ahhh então ta! O nome no novo comunicador ainda não foi anunciado assim como se o programa que é feito no Rio de Janeiro terá São Paulo como cabeça de rede.

Rony Magrini anuncia volta à Nova Morada

Rony Magrini em post da Nova Morada O comunicador Rony Magrini, 61, anunciou que estará de volta aos microfones da rádio Nova Morada, em 1260AM, a partir da próxima segunda-feira (25). Magrini apresenta o programa "Bom Dia, Morada", de segunda à sexta-feira, às 6h. O radialista precisou se ausentar das atividades radiofônicas depois da necessidade de realizar um procedimento para retirada da próstata. A descoberta de fragmentos de câncer foi revelada durante entrevista do comunicador ao radialista Thiago Matheus no programa "Expresso Nova Morada". Durante entrevista que falou sobre a recuperação, Rony Magrini relembrou todo o diagnóstico e deu detalhes sobre o pós operatório. Na ausência do comunicador, a atração diária foi comandada por André Costa. O jornalista e radialista de 34 anos também passa a fazer parte da equipe de profissionais da Nova Morada. Acompanhe este bate-papo exclusivo!

Audiência às quartas-feiras e programas esportivos

Programa esportivo mais ouvido em  São Paulo é o da 105 FM Além de divulga a a tradicional audiência do rádio esportivo com bola rolando e jornadas esportivas aos finais de semana, divulgamos aqui com exclusividade a audiência do futebol no meio de semana (quartas-feiras) e também a medição dos programas esportivos. A 105 FM segue firme na audiência no meio de semana e também nos programas esportivos, com grande vantagem para a segunda emissora. Não sabemos qual é o motivo do Instituto oficial pela medição não incluir  os programas esportivos das rádios Estadão/ESPN e Jovem Pan.     JORNADA ESPORTIVA DO MEIO DE SEMANA 4º FEIRA - 21H00 ÀS 24H00 105 FM____________ GLOBO AM ______0,67 0,25 _______112.844  42.895 TRANSAMÉRICA FM 0,22 37.744 BANDEIRANTES AM 0,18 30.127 CBN FM 0,12 20.007 BANDEIRANTES FM ...