Pular para o conteúdo principal

De rádio para áudio – A radiodifusão em todos os espaços

Mais da metade dos ouvintes de rádio online o escutam pelo notebook e 45% por celular tradicional ou smartphone. Ainda que o cenário digital proporcione acesso a um número variado de emissoras, independente de sua localidade, as emissoras locais são as favoritas para 83% 

 O dia a dia da maioria das pessoas está cada vez mais dinâmico diante da constante expansão midiática. A proliferação de telas ampliou as possibilidades de consumo de conteúdo, que transita em diferentes meios e plataformas assim como a vida de quem o consome, tornando esta experiência cada vez mais individualizada. Neste cenário, a internet se consolida como plataforma e ferramenta essencial para amplificar o consumo do rádio e dos demais meios.

2
Ainda que a realidade digital seja recente, o rádio possui em seu DNA atributos     de mobilidade desde seu surgimento,         há mais de um século. E essa   característica reforça seu posicionamento    de          ser companheiro, presente em qualquer  lugar e a qualquer momento. Segundo o  estudo Antropomedia, realizado em diferentes regiões do Brasil e países para compreender o significado e relacionamento das pessoas com os meios, o rádio foi relacionado a momentos de distração e companhia pela maioria dos entrevistados. Ao unir essa característica mobile às novas possibilidades geradas pelo consumo online, bem como a recepção do sinal em diferentes tipos de aparelho, o meio rádio ultrapassa as barreiras físicas e tem um novo significado ao ser disseminado no horizonte digital. Sua pluralidade de conteúdo agrada a diferentes gostos e pessoas, uma vez que, considerando todas as formas de consumo de áudio, 78% ouvem música¹, 34% escutam conteúdos relacionados à emoção² e 41% informação³. Desta forma, o som permeia todos os ambientes e situações, fazendo com que 93% da população seja impactada por algum formato de áudio, segundo dados do estudo TG.net . Entre os locais onde mais se escuta rádio estão a casa, o automóvel e o trabalho. Durante a manhã, os ouvintes tendem a consumir o meio em trânsito ou no escritório. À tarde o consumo no trabalho é 38% mais alto do que a média e, à noite, os destaques são o automóvel ou transporte público.
3
Fonte: Target Group Index Br Y16w1+w2, Rádio 7 dias

O aparelho de rádio comum é o mais utilizado para escutar o meio (70%), seguido de 27% em automóveis e 18% pelo aparelho celular. Já o rádio online é ouvido por 5% dos internautas, destes, 49% utilizam notebook, 45% ouvem por celular ou smartphone, 32% no desktop e 8% por tablet. Neste aspecto, ainda que a internet tenha ampliado a possibilidade de contato com emissoras de diversas localidades, vale ressaltar que 83% dos ouvintes de rádio online ouvem emissoras locais, segundo uma pesquisa realizada pela Kantar IBOPE Media. 
Ao analisar o cenário de áudio como um todo, podemos segmentar os ouvintes em cinco grupos, a partir do Target Group Index: Desantenados, Desplugados, Usuários comuns, Antenados e Tecnológicos. Os primeiros tendem a ser mais maduros, de classes socioeconômicas médias a baixas e escutam rádio todos os dias, por meio de aparelho comum, para entretenimento, informação e atualização de noticias. Os dois últimos grupos são voltados para o consumo em simultaneidade com outras mídias, proporcionado pelo uso de diferentes aparelhos, como tablet e smartphone, tendem a ser mais jovens e de classes mais altas.
4
Esse novo grupo de consumidores representa um mercado potencial a ser explorado, tanto para anunciantes buscando estabelecer vínculos de suas marcas com consumidores, como de meios buscando engajar suas audiências; devido a sua característica não linear de mídia, que possibilita a interação em diversos momentos ao longo do dia. 
Neste ambiente de transformação, se torna cada vez mais importante se manter informado. Quanto mais a mídia se expande, aumenta a complexidade e a necessidade de se acompanhar os hábitos e comportamentos do consumidor para antecipar as tendências e criar inovações que atendam às necessidades desse consumidor. 
¹Música: Smart app Música Smart app + Celul App Música + Tablet App Música + Videos de Music 30d [+01/15] + Video de Music SmartTV [+01/15] + Ouve música (qualquer período) + Música na Internet + Video Music Diversos aparelhos ²Emoção: Programas Humorísticos/ Comédias + Conselhos/ Opiniões + Moda e Estilo + Entrevistas/ Programas falados + Esportes ao vivo + Comentários Esportivos + Radionovelas + Programas Religiosos ³Informação: Noticiários Internacionais + Noticiários Locais + Noticiários Nacionais + Notícias policiais + Notícias de trânsito + Notícias do tempo
Fonte e Arte: Kantar Ibope Media 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rony Magrini anuncia volta à Nova Morada

Rony Magrini em post da Nova Morada O comunicador Rony Magrini, 61, anunciou que estará de volta aos microfones da rádio Nova Morada, em 1260AM, a partir da próxima segunda-feira (25). Magrini apresenta o programa "Bom Dia, Morada", de segunda à sexta-feira, às 6h. O radialista precisou se ausentar das atividades radiofônicas depois da necessidade de realizar um procedimento para retirada da próstata. A descoberta de fragmentos de câncer foi revelada durante entrevista do comunicador ao radialista Thiago Matheus no programa "Expresso Nova Morada". Durante entrevista que falou sobre a recuperação, Rony Magrini relembrou todo o diagnóstico e deu detalhes sobre o pós operatório. Na ausência do comunicador, a atração diária foi comandada por André Costa. O jornalista e radialista de 34 anos também passa a fazer parte da equipe de profissionais da Nova Morada. Acompanhe este bate-papo exclusivo!

Audiência às quartas-feiras e programas esportivos

Programa esportivo mais ouvido em  São Paulo é o da 105 FM Além de divulga a a tradicional audiência do rádio esportivo com bola rolando e jornadas esportivas aos finais de semana, divulgamos aqui com exclusividade a audiência do futebol no meio de semana (quartas-feiras) e também a medição dos programas esportivos. A 105 FM segue firme na audiência no meio de semana e também nos programas esportivos, com grande vantagem para a segunda emissora. Não sabemos qual é o motivo do Instituto oficial pela medição não incluir  os programas esportivos das rádios Estadão/ESPN e Jovem Pan.     JORNADA ESPORTIVA DO MEIO DE SEMANA 4º FEIRA - 21H00 ÀS 24H00 105 FM____________ GLOBO AM ______0,67 0,25 _______112.844  42.895 TRANSAMÉRICA FM 0,22 37.744 BANDEIRANTES AM 0,18 30.127 CBN FM 0,12 20.007 BANDEIRANTES FM ...

Três anos sem o "sábio Chinês" Juarez Soares

        Juarez foi homenageado pela ACEESP em 12/2016  -  Foto: Marcos Júnior/Portal TT Há  três anos o jornalista Juarez Soares nos deixou, mas a sua obra está marcada para sempre nas rádios e emissoras de tv que trabalhou em quase 60 anos de profissão.  O jornalista Anderson Cheni  lembrou do amigo que estava na emissora em 2019  e prestou a homenagem em nome de todos do Departamento de Esportes que tem o comando de Oliveiro Júnior, que por anos trabalhou com Juarez na TV Bandeirantes no saudoso "Show do Esporte".  O Giro final terminou com um poema de Juarez e o depoimento da filha Ana Júlia que também é jornalista. Um simples, mas emocionante para lembrar de um dos grandes nomes do jornalismo esportivo, salve o eterno sábio "  chinês ".   Juarez Soares Moreira nasceu em São José dos Campos, na região do Vale do Paraíba, Estado de São Paulo, no dia 16 de julho de 1941. Filho de Adolfo Soares Moreira e Josefin...