Pular para o conteúdo principal

Demissão em massa e mudança na programação da Rádio Estadão

A redação ficou  vazia após
o anuncio das demissões
Conforme antecipado na semana passada, a Rádio Estadão muda a partir de hoje a  sua programação. A direção da emissora  convocou os funcionários por email no final de semana para reunião  que aconteceu agora pela manhã, segue email: 
"Caro, Na próxima segunda-feira, realizaremos uma Reunião Geral de Alinhamento da Rádio Estadão, ocasião em que abordaremos nossos resultados e a evolução do negócio.
Para tanto, solicito  sua presença na sede do Estadão – prédio administrativo, 6o andar – na Sala Cecilia Mesquita, às 9 horas da manhã de segunda, dia 05 de outubro. Sua presença será muito importante. Obrigado - Acácio Costa".
Na reunião o que muitos infelizmente esperavam aconteceu....  a maioria dos funcionários da rádio foram demitidos, alguns com registro em carteira, e outro Pessoas Jurídicas: Geraldo Nunes (grande profissional e um dos poucos remanescente da rádio Eldorado), Roxane Ré, Sergio Quintella ( no ano passado foi o único repórter que conseguiu entrevistar o Roger Abdelmassih - médico foragido da polícia e esse ano entrevistou também com exclusividade Andreas Von Richthofen), Vinícius França, Weber Lima , Marcel Naves,  entre outros bons  e competentes profissionais deixaram a emissora em virtude  do remanejamento, ou  se preferir falta de competência administrativa. Segundo relatou um funcionário ao blog que pediu anonimato, o que mais revoltou foram as explicações da "chefia" e  teve até bate boca no comunicado coletivo. Esse funcionário afirmou também que em dezembro novas demissões devem ocorrer e que muitos dos demitidos temem não receber corretamente suas respectivas rescisões de contrato.  Pra se ter uma ideia do tamanho das demissões, ficaram apenas 13 pessoas, sendo 10 jornalistas e 3 chefes, quando a emissora chegava a ter mais de 70 funcionários em seu quadro. A falta de respeito atingiu também os ouvintes pois acreditem, há nove rodadas do fim do campeonato brasileiro e na reta final da Copa do Brasil,  os poucos funcionários do departamento esportivo foram também dispensados.
Além das demissões ou se preferir remanejamento ou mudança de postura, O Grupo Estado que se gabou em investir milhões de reais nos últimos cinco anos diminuiu drasticamente seu quadro de funcionários no jornal "O Estado de São Paulo" em 31 de outubro de 2012 encerrou as atividades do Jornal da Tarde após 46 anos,   e esse ano vendeu o seu canal em amplitude modulada para a igreja da Graça, a direção mesmo assim segue negando a venda do canal em frequência modulada.
Durante a reunião com jornalistas, radialistas e operadores o diretor Acácio Costa, que promoveu mudanças e demissões em várias outras emissoras por onde passou declarou estar  com o "coração partido" ao ler o nome dos poucos funcionários que iriam permanecer.   A jornalista Paula Marinho, que é muito bem relacionada com seus subordinados continua na chefia, mas perdeu a grande oportunidade de ficar em silêncio, ao pedir a palavra tentar justificar  a situação, Paula sem querer  acabou quebrando o gelo diante de um clima tenso ao afirmar  que infelizmente as demissões foram antecipadas em virtude do vazamento de informações  e aproveitou para "culpar" esse blog e seu editor. Fato é claro que gerou risos e piadas entre os funcionários demitidos. 
O Sindicado dos Jornalistas do Estado de São Paulo já está a par das demissões e deve se manifestar de forma oficial ainda hoje.

Segue a nota oficial do Grupo Estado. 

Com o "coração partido", o diretor Acácio Costa
 anunciou as demissões na emissora
A partir de hoje A Rádio Estadão (92,9 FM) estreia nova grade de programação a partir de hoje, segunda-feira (5). O jornal matutino “Estadão No Ar Primeira Edição” ganha mais uma hora de exibição e vai ao ar entre 6h e 10h, de segunda a sexta-feira, com os âncoras Haisen Abaki e Alessandra Romano e um time de colunistas formado por Eliane Cantanhêde, Sonia Racy, José Roberto Mendonça de Barros, Alexandre Garcia, Luiz Antonio Prósperi, Gustavo Loyola, Paulo Saldiva, coronel José Vicente, entre outros. A partir desse horário, a emissora mesclará notas informativas e música de boa qualidade ao longo do dia. Às 20h, entra no ar o “Estadão Noite”, um programa musical com 4h de duração. “Essa é a nova estratégia da Rádio Estadão para oferecer ao público qualificado paulista uma combinação única de informação e música de qualidade, ocupando assim um posicionamento diferenciado de todas as demais FMs”, diz Acácio Costa, diretor geral da emissora do Grupo Estado.


Muitos ouvintes  foram pegos de surpresa, e fizeram questão de registrar sua revolta na página oficial da emissora no Facebook.
Janaina Lima: "Se é para ouvir músicas colocamos na Rádio Eldorado ( outra emissora do Grupo) , certo? A diferença da Estadão eram os programas e apresentadores...Agora está mais para qualquer FM por aí".  A ouvinte Palma Polese escreveu: Lamentável........Infelizmente lamentável. Uma verdadeira falta de respeito para conosco. Por mim: Conduta desaprovada. e por aí seguiram outros comentários negativos.

atualização 15 horas

Foto: Comunique-se

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gilson Ricardo vai deixar o Panorama Esportivo

Foto: Site Rádio Globo A Diretoria do SGR (Sistema Globo de Rádio) irá afastar o comunicador do programa alegando que ele está trabalhando muito e não é mais um menino Há mais de 30 anos na Rádio Globo, o repórter e âncora Gilson Ricardo, 60 anos, apresentador do Panorama Esportivo para toda Rede desde 2001 terá que deixar o Panorama Esportivo, programa que vai das de segunda à sexta-feira das 22 horas até a meia noite. A alegação da direção é que Gilson está trabalhando muito, já teve inclusive problemas sérios de saúde e por isso a “preocupação” com o comunicador que apresenta também o Globo Cidade no Rio de Janeiro 1220 Khz. Ahhh então ta! O nome no novo comunicador ainda não foi anunciado assim como se o programa que é feito no Rio de Janeiro terá São Paulo como cabeça de rede.

Rony Magrini anuncia volta à Nova Morada

Rony Magrini em post da Nova Morada O comunicador Rony Magrini, 61, anunciou que estará de volta aos microfones da rádio Nova Morada, em 1260AM, a partir da próxima segunda-feira (25). Magrini apresenta o programa "Bom Dia, Morada", de segunda à sexta-feira, às 6h. O radialista precisou se ausentar das atividades radiofônicas depois da necessidade de realizar um procedimento para retirada da próstata. A descoberta de fragmentos de câncer foi revelada durante entrevista do comunicador ao radialista Thiago Matheus no programa "Expresso Nova Morada". Durante entrevista que falou sobre a recuperação, Rony Magrini relembrou todo o diagnóstico e deu detalhes sobre o pós operatório. Na ausência do comunicador, a atração diária foi comandada por André Costa. O jornalista e radialista de 34 anos também passa a fazer parte da equipe de profissionais da Nova Morada. Acompanhe este bate-papo exclusivo!

Audiência às quartas-feiras e programas esportivos

Programa esportivo mais ouvido em  São Paulo é o da 105 FM Além de divulga a a tradicional audiência do rádio esportivo com bola rolando e jornadas esportivas aos finais de semana, divulgamos aqui com exclusividade a audiência do futebol no meio de semana (quartas-feiras) e também a medição dos programas esportivos. A 105 FM segue firme na audiência no meio de semana e também nos programas esportivos, com grande vantagem para a segunda emissora. Não sabemos qual é o motivo do Instituto oficial pela medição não incluir  os programas esportivos das rádios Estadão/ESPN e Jovem Pan.     JORNADA ESPORTIVA DO MEIO DE SEMANA 4º FEIRA - 21H00 ÀS 24H00 105 FM____________ GLOBO AM ______0,67 0,25 _______112.844  42.895 TRANSAMÉRICA FM 0,22 37.744 BANDEIRANTES AM 0,18 30.127 CBN FM 0,12 20.007 BANDEIRANTES FM ...