Pular para o conteúdo principal

A força do rádio via celular

Pesquisa realizada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) mostra que o rádio continua sendo o segundo meio de comunicação mais utilizado pelos brasileiros, perdendo apenas para a televisão, que a maioria dos entrevistados disse assistir. De acordo com a Pesquisa Brasileira de Mídia 2015 (PBM 2015), o uso do rádio tradicional caiu na comparação com a PBM 2014, de 61% para 55%. Em compensação, aumentou a quantidade de entrevistados que dizem ouvir rádio todos os dias, de 21% em 2014 para 30% em 2015. De cada 100 pessoas entrevistadas, 80 disseram ainda ouvir rádio pelo aparelho tradicional (80%). Cada vez mais, o telefone celular assume papel preponderante como meio para ouvir o rádio. 8% dos entrevistados disseram ouvir rádio no celular, mesmo percentual de quem ouve rádio no carro. 4% são os que ouvem rádio em outros receptores, como, por exemplo, no computador. A pesquisa confirma iniciativa da Abert que, no fim do ano passado, lançou a campanha “Smart é ter rádio de graça no celular”. A campanha estimula a compra de aparelhos móveis com recepção de sinal FM, uma maneira de garantir informação e entretenimento gratuitamente, sem depender de pacote de internet. A campanha também chama a atenção dos radiodifusores para a importância de fazer propaganda gratuita e espontânea dos aparelhos que têm rádio FM integrado, como forma de valorização do meio. Três spots de rádio, peças publicitárias para internet, mídia impressa e folder eletrônico compõem a campanha. A pesquisa destaca ainda que os principais motivos para as pessoas ouvirem rádio são a busca por informação (63%), diversão e entretenimento (62%) e como forma de passar ou aproveitar o tempo livre (30%). As FMs são as emissoras de rádio preferidas para 74% dos brasileiros, enquanto 14% declararam gostar mais das AMs. Entre os entrevistados, 16% disseram ouvir rádio exclusivamente. 34% escutam rádio enquanto realizam alguma atividade doméstica e 33% enquanto se alimentam. A PBM 2015 ouviu mais de 18 mil pessoas em entrevistas domiciliares.
Fonte: Abert

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gilson Ricardo vai deixar o Panorama Esportivo

Foto: Site Rádio Globo A Diretoria do SGR (Sistema Globo de Rádio) irá afastar o comunicador do programa alegando que ele está trabalhando muito e não é mais um menino Há mais de 30 anos na Rádio Globo, o repórter e âncora Gilson Ricardo, 60 anos, apresentador do Panorama Esportivo para toda Rede desde 2001 terá que deixar o Panorama Esportivo, programa que vai das de segunda à sexta-feira das 22 horas até a meia noite. A alegação da direção é que Gilson está trabalhando muito, já teve inclusive problemas sérios de saúde e por isso a “preocupação” com o comunicador que apresenta também o Globo Cidade no Rio de Janeiro 1220 Khz. Ahhh então ta! O nome no novo comunicador ainda não foi anunciado assim como se o programa que é feito no Rio de Janeiro terá São Paulo como cabeça de rede.

Rádio Bandeirantes comemora centenário do Santos Futebol Clube com programação especial

 O ex-jogador, comentarista e apresentador  Neto comanda o "Concentração" direto da Vila Belmiro    A Rádio Bandeirantes AM 840 e FM 90,9 preparou uma programação especial para comemorar os 100 anos de fundação do Santos Futebol Clube. Amanhã, dia do aniversário do time, o craque Neto apresenta o “Concentração” a partir das 15h com entrevistas ao vivo e a exibição do especial “O Centenário da Magia - Histórias dos 100 anos do Santos Futebol Clube”. No domingo, Milton Neves desce a serra para comandar o “Domingo Esportivo Bandeirantes” direto do Memorial das Conquistas, na Vila Belmiro, em Santos, a partir das 9h. O programa contará com a participação ao vivo de convidados especiais como Pepe, Clodoaldo, Zito, Edu, João Paulo, Lino, Manuel Maria, Lalá, entre outros. A Rádio Bandeirantes também vai premiar os ouvintes torcedores do Peixe. Para participar, basta visitar os perfis da emissora no Twitter (@R_Bandeirantes) ou no Facebook (www.facebook.com/radiobandeiran...

Audiência às quartas-feiras e programas esportivos

Programa esportivo mais ouvido em  São Paulo é o da 105 FM Além de divulga a a tradicional audiência do rádio esportivo com bola rolando e jornadas esportivas aos finais de semana, divulgamos aqui com exclusividade a audiência do futebol no meio de semana (quartas-feiras) e também a medição dos programas esportivos. A 105 FM segue firme na audiência no meio de semana e também nos programas esportivos, com grande vantagem para a segunda emissora. Não sabemos qual é o motivo do Instituto oficial pela medição não incluir  os programas esportivos das rádios Estadão/ESPN e Jovem Pan.     JORNADA ESPORTIVA DO MEIO DE SEMANA 4º FEIRA - 21H00 ÀS 24H00 105 FM____________ GLOBO AM ______0,67 0,25 _______112.844  42.895 TRANSAMÉRICA FM 0,22 37.744 BANDEIRANTES AM 0,18 30.127 CBN FM 0,12 20.007 BANDEIRANTES FM ...