Pular para o conteúdo principal

Crise no rádio parte ll

Assim  como o pais, os meios de comunicação vivem uma crise, e só olhar os cortes que estão sendo feitos nos últimos anos, o "congelamento" de vagas, o aumento do arrendamento de horários,  a diminuição do quadro de funcionários das grandes e médias emissoras do Brasil, quando falo crise, falo especialmente das rádios do interior, das dificuldades de emissoras médias em conseguir se erguer em grandes mercados. Assim como no futebol, nos grandes centros temos no máximo quatro emissoras grandes que seguem fortes, em outras cidades as vezes são duas e só, ponto. O restante está retransmitindo programação ou viraram prefixos religiosos, não é isso?
Gostaria só de destacar mais  alguns pontos que foram citados, mas não estavam na entrevista concedida ao jornalista Cosme Rímoli do Portal R7 (veja aqui), e outros que  foram mencionados por  colegas nos últimos dias. É claro que existem  raras exceções no meio, como as grandes emissoras jornalistas e esportivas das principais cidades, mas até Grupos  importantes como o Grupo RBS diminuiram drasticamente seu quadro de funcionários e outras que eram rotuladas como "emissoras que respeitam os funcionários" demitiram funcionários nos últimos anos. A culpa não é só da fatia destinada ao rádio pelo disputadíssimo mercado publicitário, mas como trabalhar a venda de publicidade para internet, que muitas vezes apresentam audiência superior ao dial, a frase dita por um colega mídia de rádio é muito boa para o atual momento. "O rádio am é  o toca fita  e o FM é o Blue Ray", mas é  venda em internet? Não existe um padrão de comercialização, muito menos de programação, e aí?  
Ainda caminhamos a passos de tartaruga quando o assunto é  tecnologia. 
Outro fator importante é a gestão, ou a falta dela nos dias de hoje. Os grandes nomes do rádio de algumas décadas passadas eram ótimos gestores, sabiam montar equipe e administrá-las, hoje a administração do departamento está em primeiro plano, afinal, atingir a meta do final do ano, o plano de participação nos rendimentos e outras denominações é  tida pela maioria como prioridade, nem que isso implique em diminuição da qualidade que está sendo levada ao ar. Fechou no azul, ótimo, o resto é um detalhes que o ouvinte está percebendo faz tempo, e talvez por isso, a audiência em rádio esteja diminuindo cada nova medição trimestral.
Aguardemos os próximos capítulos, e vamos torcer sempre pelo maior e mais dinâmico veículo de comunicação do mundo. Entrevistei semana passada Francisco Paes de Barros, Gerente Geral da  Rádio Capital am de São Paulo, (entrevista que será publicada em breve)   ele disse uma frase pode  resumir o assunto:
"O grande desafio do rádio am é se manter  até a migração". Fato que segundo os responsáveis dificilmente irá ocorrer antes de  2017.... Enquanto isso oremos e viva o rádio!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gilson Ricardo vai deixar o Panorama Esportivo

Foto: Site Rádio Globo A Diretoria do SGR (Sistema Globo de Rádio) irá afastar o comunicador do programa alegando que ele está trabalhando muito e não é mais um menino Há mais de 30 anos na Rádio Globo, o repórter e âncora Gilson Ricardo, 60 anos, apresentador do Panorama Esportivo para toda Rede desde 2001 terá que deixar o Panorama Esportivo, programa que vai das de segunda à sexta-feira das 22 horas até a meia noite. A alegação da direção é que Gilson está trabalhando muito, já teve inclusive problemas sérios de saúde e por isso a “preocupação” com o comunicador que apresenta também o Globo Cidade no Rio de Janeiro 1220 Khz. Ahhh então ta! O nome no novo comunicador ainda não foi anunciado assim como se o programa que é feito no Rio de Janeiro terá São Paulo como cabeça de rede.

Rádio Bandeirantes comemora centenário do Santos Futebol Clube com programação especial

 O ex-jogador, comentarista e apresentador  Neto comanda o "Concentração" direto da Vila Belmiro    A Rádio Bandeirantes AM 840 e FM 90,9 preparou uma programação especial para comemorar os 100 anos de fundação do Santos Futebol Clube. Amanhã, dia do aniversário do time, o craque Neto apresenta o “Concentração” a partir das 15h com entrevistas ao vivo e a exibição do especial “O Centenário da Magia - Histórias dos 100 anos do Santos Futebol Clube”. No domingo, Milton Neves desce a serra para comandar o “Domingo Esportivo Bandeirantes” direto do Memorial das Conquistas, na Vila Belmiro, em Santos, a partir das 9h. O programa contará com a participação ao vivo de convidados especiais como Pepe, Clodoaldo, Zito, Edu, João Paulo, Lino, Manuel Maria, Lalá, entre outros. A Rádio Bandeirantes também vai premiar os ouvintes torcedores do Peixe. Para participar, basta visitar os perfis da emissora no Twitter (@R_Bandeirantes) ou no Facebook (www.facebook.com/radiobandeiran...

Audiência às quartas-feiras e programas esportivos

Programa esportivo mais ouvido em  São Paulo é o da 105 FM Além de divulga a a tradicional audiência do rádio esportivo com bola rolando e jornadas esportivas aos finais de semana, divulgamos aqui com exclusividade a audiência do futebol no meio de semana (quartas-feiras) e também a medição dos programas esportivos. A 105 FM segue firme na audiência no meio de semana e também nos programas esportivos, com grande vantagem para a segunda emissora. Não sabemos qual é o motivo do Instituto oficial pela medição não incluir  os programas esportivos das rádios Estadão/ESPN e Jovem Pan.     JORNADA ESPORTIVA DO MEIO DE SEMANA 4º FEIRA - 21H00 ÀS 24H00 105 FM____________ GLOBO AM ______0,67 0,25 _______112.844  42.895 TRANSAMÉRICA FM 0,22 37.744 BANDEIRANTES AM 0,18 30.127 CBN FM 0,12 20.007 BANDEIRANTES FM ...