Pular para o conteúdo principal

A nova "liga" do rádio brasileiro

Empresário do setor se reuniram
 para firmar parceira


Para tentar tirar o status de “primo pobre” do meio rádio – que, apesar de ser uma das mídias de maior penetração no País, é dono de uma fatia pequena do bolo publicitário – proprietários de grandes grupos e emissoras deixaram a competitividade de lado e se uniram em um projeto para tentar incrementar a importância e as cifras dessa mídia. Executivos se reuniram na residência de Antônio Augusto de Amaral Filho, o Tutinha, proprietário da Rádio Jovem Pan, para traçar os primeiros esboços dessa força-tarefa. Foi o empresário, inclusive, que começou a disseminar entre seus colegas a necessidade de união para fortalecer o meio rádio. Com a rápida adesão dos demais líderes, o grupo já começa a planejar as primeiras ações. “Queremos derrubar a ideia de que a audiência do rádio está caindo e que o meio é pobre. Todos os grandes sucessos musicais do País são lançados pelo rádio e as pessoas nunca vão deixar de ouvi-lo, seja em busca de entretenimento ou de informação”, resume Tutinha. Neste início, o grupo – cujo nome ainda não foi definido – conta com a participação, além da Jovem Pan, de emissoras do grupo Bandeirantes, Mix, Metropolitana, 89 FM, Gazeta, Energia 97 e outras. “Apesar dos grupos e entidades já criados para organizar o meio, nunca houve uma iniciativa como essa, que partisse dos próprios líderes das rádios e unisse todos os concorrentes”, acrescenta José Junior, diretor executivo da 89 FM. Na prática, o grupo concentrará seus esforços em três frentes. A primeira é uma grande campanha de promoção e valorização do meio, que será assinada pela AlmapBBDO. Segundo Tutinha, Marcello Serpa e José Luiz Madeira, sócios da agência, aprovaram o projeto e decidiram se engajar na causa do rádio. Diversas peças e materiais que exaltem a penetração do rádio e sua importância para os brasileiros deverão ser produzidas nos próximos meses. Outro pilar de atuação do grupo será a execução de eventos e ações conjuntas. Os proprietários das emissoras planejam realizar um grande show, em São Paulo, que reunirá artistas da música nacional e também internacional, com duração de 12 horas. Tutinha explica que o objetivo é reverter a renda de bilheteria do evento para viabilizar novas ações em prol da fortificação do rádio. A terceira investida será na revisão das pesquisas e processos que norteiam os trabalhos do meio. Entre os participantes do grupo, é unânime a reclamação de que as atuais pesquisas de audiência (que não consideram o consumo do meio pelas plataformas digitais) distorcem o real alcance dos veículos. Conversas com o Ibope e tentativas de viabilizar novas maneiras de aferição de audiência também estão na agenda dos profissionais. O grupo deve voltar a se reunir no dia 26 de setembro, para traçar as primeiras etapas da campanha junto à AlmapBBDO. “Essa união de diferentes empresas do mesmo segmento é de fundamental importância para o amadurecimento e crescimento do rádio no Brasil”, resume Rodrigo Neves, presidente da Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo (AESP), entidade que também apoio o novo grupo.
Fonte: Meio & Mensagem
Foto:  Eugênio Goulart/ M&M

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gilson Ricardo vai deixar o Panorama Esportivo

Foto: Site Rádio Globo A Diretoria do SGR (Sistema Globo de Rádio) irá afastar o comunicador do programa alegando que ele está trabalhando muito e não é mais um menino Há mais de 30 anos na Rádio Globo, o repórter e âncora Gilson Ricardo, 60 anos, apresentador do Panorama Esportivo para toda Rede desde 2001 terá que deixar o Panorama Esportivo, programa que vai das de segunda à sexta-feira das 22 horas até a meia noite. A alegação da direção é que Gilson está trabalhando muito, já teve inclusive problemas sérios de saúde e por isso a “preocupação” com o comunicador que apresenta também o Globo Cidade no Rio de Janeiro 1220 Khz. Ahhh então ta! O nome no novo comunicador ainda não foi anunciado assim como se o programa que é feito no Rio de Janeiro terá São Paulo como cabeça de rede.

Rádio Bandeirantes comemora centenário do Santos Futebol Clube com programação especial

 O ex-jogador, comentarista e apresentador  Neto comanda o "Concentração" direto da Vila Belmiro    A Rádio Bandeirantes AM 840 e FM 90,9 preparou uma programação especial para comemorar os 100 anos de fundação do Santos Futebol Clube. Amanhã, dia do aniversário do time, o craque Neto apresenta o “Concentração” a partir das 15h com entrevistas ao vivo e a exibição do especial “O Centenário da Magia - Histórias dos 100 anos do Santos Futebol Clube”. No domingo, Milton Neves desce a serra para comandar o “Domingo Esportivo Bandeirantes” direto do Memorial das Conquistas, na Vila Belmiro, em Santos, a partir das 9h. O programa contará com a participação ao vivo de convidados especiais como Pepe, Clodoaldo, Zito, Edu, João Paulo, Lino, Manuel Maria, Lalá, entre outros. A Rádio Bandeirantes também vai premiar os ouvintes torcedores do Peixe. Para participar, basta visitar os perfis da emissora no Twitter (@R_Bandeirantes) ou no Facebook (www.facebook.com/radiobandeiran...

Audiência às quartas-feiras e programas esportivos

Programa esportivo mais ouvido em  São Paulo é o da 105 FM Além de divulga a a tradicional audiência do rádio esportivo com bola rolando e jornadas esportivas aos finais de semana, divulgamos aqui com exclusividade a audiência do futebol no meio de semana (quartas-feiras) e também a medição dos programas esportivos. A 105 FM segue firme na audiência no meio de semana e também nos programas esportivos, com grande vantagem para a segunda emissora. Não sabemos qual é o motivo do Instituto oficial pela medição não incluir  os programas esportivos das rádios Estadão/ESPN e Jovem Pan.     JORNADA ESPORTIVA DO MEIO DE SEMANA 4º FEIRA - 21H00 ÀS 24H00 105 FM____________ GLOBO AM ______0,67 0,25 _______112.844  42.895 TRANSAMÉRICA FM 0,22 37.744 BANDEIRANTES AM 0,18 30.127 CBN FM 0,12 20.007 BANDEIRANTES FM ...