O Museu do Futebol – instituição da Secretaria de Estado da Cultura, localizado no estádio do Pacaembu – participa no próximo sábado, 31, do Encontro Estéticas das Periferias - Arte e Cultura nas Bordas da Metrópole. O evento acontece gratuitamente a partir das 9h30, no auditório Armando Nogueira, e se estende durante todo o dia.
A programação no museu traz produções audiovisuais feitas por moradores da cidade de São Paulo, com foco principalmente no Futebol de Várzea e na Copa do Mundo de 2014. No dia também haverá exposição de camisas de times de várzea, trazidas pelos próprios participantes, e um totem multimídia com exibição de fotos.
Após a primeira exibição dos curtas, será proporcionada uma visita com educadores no Museu do Futebol a todos os participantes. No final da segunda sessão, acontecerá um debate com o tema "Futebol e Periferia, entre a alienação e a identidade cultural”. Participam do bate-papo o poeta e cineasta Akins Kintê; o jogador dos Autônomos FC Matusa; e um dos fundadores da Cooperifa e fotógrafo de Várzea, Marco Pezão. A mediação fica por conta do diretor da Bola & Arte, Carlos Carlos.
Neste ano, o debate terá como foco os processos criativos. O objetivo é que os artistas das periferias façam uma reflexão sobre as suas concepções estéticas e que o público possa ter acesso ao percurso imaginativo que dá sentido às obras de arte produzidas nas quebradas.
A programação do Museu do Futebol faz parte de um evento que oferecerá mais de 150 atrações a 43 espaços culturais da capital paulista, 40 deles em regiões periféricas. Entre os espaços que receberão shows, debates, mostras e exposições, estão 17 Centros Educacionais Unificados (CEUs), oito Fábricas de Cultura, quatro centros culturais, cinco bibliotecas municipais, 15 ônibus-bibliotecas, além de SESC Belenzinho e Auditório do Ibirapuera.
Programação Estéticas das Periferias no Museu do Futebol
9h30 – 10h: Abertura para exposição de Camisas de Várzea e Fotografia
10h - 11h30: Fala de abertura e sessão dos Curtas de Várzea
Contos da Várzea (Doc)
Direção: Diego Viñas, 23`- SP
Sinopse: "Contos da várzea" vai além das quatro linhas do terrão. Retrata o casamento perfeito da várzea, que busca seu espaço dentro da metrópole, e da periferia, que busca um refúgio para o lazer. Varzeanos e acadêmicos garantem este debate.
Eu sou a bola desse jogo (Fic)
Direção: Bruno César Lopes, 4’- SP
Sinopse: Vídeo experimental que coloca os cidadãos comuns, como a bola do jogo, ou seja, o principal alvo dos problemas da sociedade. A bola aqui é representada por uma mulher, que aos poucos vai mostrando suas crises e angústias.
À caminho da copa
Direção: Carolina Caffe e Florence Rodrigues, 26`- SP/RJ
Sinopse: O documentário "A Caminho da Copa", desenvolvido pelo Ponto de Mídia Livre Pólis Digital, aborda a diversidade de opiniões a respeito dos impactos, positivos e negativos, da preparação dos megaeventos no cotidiano das principais cidades brasileiras. Raquel Rolnik, Carlos Vainer, Juca Kfouri, Toni Sando, Vicente Cândido e moradores de São Paulo e Rio de Janeiro atingidos por obras urbanas ligadas aos eventos da Copa do Mundo e Olimpíadas são entrevistados no filme.
O muro (Fic)
Direção: Diego Florentino, 6’- PR
Sinopse: A bola de um garoto novo em um bairro cai no quintal vizinho. Na tentativa de resgatar o brinquedo, duela com o desconhecido.
Fome de bola (Doc)
Direção: Isaac Chueke, 20`- PE
Sinopse: Na quarta divisão do Campeonato Pernambucano um jogo leva milhares de torcedores ao campo, Santa Cruz e Sport Recife são o mote de torcedores fanáticos.
11h30 – 13h30: Visita mediada com os educadores do Museu do Futebol
14h30 - 15h30: Continuação das Sessões Curtas de Várzea
Futi mídia S\A (Doc)
Direção: CarlosCarlos, 40`- SP
Sinopse: O doc analisa os caminhos do mundo do Futebol e da Mídia na era corporativa. Ouvimos as opiniões de vários jornalistas renomados, sobre diversos assuntos, entre eles: Futebol – negócio ou paixão??
Várzea: A bola rolada na beira do coração (Doc)
Direção: Akins Kintê, 38`- SP
Sinopse: Antes que os campos de terra sejam todos engolidos pelo crescimento desenfreado desta grande metrópole. Este documentário vai de quebrada em quebrada dar voz a velha guarda do Futebol de Várzea, as chamadas “lendas vivas”.
15h30 – 17h00: Mesa de Debate "Futebol e Periferia, entre a alienação e a identidade cultural”. Participam do bate-papo o poeta e cineasta Akins Kintê; o jogador dos Autônomos FC Matusa; e um dos fundadores da Cooperifa e fotógrafo de Várzea, Marco Pezão. A mediação fica por conta do diretor da Bola & Arte, Carlos Carlos.
Serviço
Encontro Estéticas das Periferias
Onde: Museu do Futebol
Local: Auditório Armando Nogueira (capacidade 180 lugares)
Endereço: Praça Charles Miller, s/n
Data: 31 de agosto (sábado)
Horário: 9h30 às 17h
Quanto: gratuito
Para visitar o Museu
Horário: 9h às 18h (bilheteria até as 17h)
Ingressos: R$ 6 (meia - entrada para estudantes, professores e idosos)
*Crianças até sete anos não pagam
*Todas as quintas a entrada é gratuita
Tel.: (11) 3664-3848
Foto: Site Rádio Globo A Diretoria do SGR (Sistema Globo de Rádio) irá afastar o comunicador do programa alegando que ele está trabalhando muito e não é mais um menino Há mais de 30 anos na Rádio Globo, o repórter e âncora Gilson Ricardo, 60 anos, apresentador do Panorama Esportivo para toda Rede desde 2001 terá que deixar o Panorama Esportivo, programa que vai das de segunda à sexta-feira das 22 horas até a meia noite. A alegação da direção é que Gilson está trabalhando muito, já teve inclusive problemas sérios de saúde e por isso a “preocupação” com o comunicador que apresenta também o Globo Cidade no Rio de Janeiro 1220 Khz. Ahhh então ta! O nome no novo comunicador ainda não foi anunciado assim como se o programa que é feito no Rio de Janeiro terá São Paulo como cabeça de rede.

Comentários
Postar um comentário