Nesta semana, a BandNews FM apresenta uma série especial sobre o destino do lixo no Brasil, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. A rede de rádio, presente em oito capitais, foi mobilizada para investigar práticas adotadas em diferentes pontos do país e do mundo para melhorar o caminho dos resíduos, desde a coleta até os depósitos ou usinas de reciclagem. As equipes de reportagem mostram ideias bem sucedidas e inspiradoras para lidar com o que não queremos mais.
Um condomínio de São Paulo trouxe de fora e está aplicando o “sistema pneumático”, que recolhe os resíduos automaticamente. Trinta cidades do mundo, como Barcelona e Estocolmo, já aderiram à prática, que funciona da seguinte maneira: o indivíduo separa o lixo em três compartimentos, de resíduos orgânicos, recicláveis e não recicláveis. Cada material vai para uma tubulação subterrânea separada e depois é levado para a sua destinação correta, usinas que geram energia com material orgânico, centrais de triagem ou aterros.
Além disso, pelo Brasil afora outras táticas refletem ou incentivam mais consciência da população. No Rio Grande do Sul, uma empresa que gera energia troca o lixo dos clientes por descontos na conta de luz. Em Belo Horizonte, o gás metano emitido por um aterro desativado vira energia que abastece 20 mil casas. E Curitiba mostra como consegue manter um dos sistemas de coleta seletiva mais elogiados do país.
Foto: Site Rádio Globo A Diretoria do SGR (Sistema Globo de Rádio) irá afastar o comunicador do programa alegando que ele está trabalhando muito e não é mais um menino Há mais de 30 anos na Rádio Globo, o repórter e âncora Gilson Ricardo, 60 anos, apresentador do Panorama Esportivo para toda Rede desde 2001 terá que deixar o Panorama Esportivo, programa que vai das de segunda à sexta-feira das 22 horas até a meia noite. A alegação da direção é que Gilson está trabalhando muito, já teve inclusive problemas sérios de saúde e por isso a “preocupação” com o comunicador que apresenta também o Globo Cidade no Rio de Janeiro 1220 Khz. Ahhh então ta! O nome no novo comunicador ainda não foi anunciado assim como se o programa que é feito no Rio de Janeiro terá São Paulo como cabeça de rede.
Comentários
Postar um comentário