Pular para o conteúdo principal

Rádio Jovem Pan am comemora 70 anos de fundação

A.A.A de Carvalho proprietário
 da emissora  desde 1964
A história da rádio Panamericana de São Paulo começou no dia 3 de maio de 1943, na sua primeira sede, rua São Bento, 279.O Primeiro prefixo, era PRH-7 Teve como prefixo as primeiras notas da Quinta Sinfonia de Beethoven que, no código morse, representavam o "V" da Vitória. Em novembro desse mesmo ano, a emissora foi comprada por Paulo Machado de Carvalho, passando a integrar o Grupo das Emissoras Unidas.
Em 1945 a Panamericana - que nasceu para transmitir novelas - foi transformada em "a emissora dos esportes", por Paulo Machado de Carvalho, com o projeto executado pelo então empossado diretor-geral Paulo Machado de Carvalho Filho. Em 1964, ainda ligado à TV Record, Antônio Augusto Amaral de Carvalho, outro filho de Paulo Machado de Carvalho, assumiu definitivamente a direção da emissora, onde já havia estagiado. O nome fantasia "Jovem Pan" surgiu em 1965, dado por Paulo Machado de Carvalho, para rejuvenescer o nome da emissora, já que estava envolvida com muitos eventos e fatos da atualidade.Surgiu o atual prefixo da Jovem Pan,A ZYK 521. A grande transformação da Panamericana começou em 1966. Já com o nome fantasia de Jovem Pan, a rádio iniciou vários programas com ídolos da música popular brasileira que, na época, faziam grande sucesso na TV Record. Na década de 1970, a emissora passou a investir em jornalismo, período em que surgiram a
Emissora é referencia no jornalismo em rádio
"Equipe Sete e Trinta", o "Jornal de Integração Nacional" e, finalmente, o "Jornal da Manhã", que até hoje é uma referência no jornalismo de rádio em todo o país. Em 1973, Antônio Augusto Amaral de Carvalho adquiriu as ações da emissora dos irmãos Paulo Machado de Carvalho Filho e Alfredo de Carvalho, tornando-se seu único proprietário. Em 1976, a Jovem Pan deixou a avenida Miruna, e se instalou da avenida Paulista, 807, 24º andar. Ainda neste ano, foi inaugurada a Jovem Pan 2 FM, com sede no mesmo local. 
Em 1993, a emissora iniciou o Projeto Jovem Pan-SAT, que teve sua implantação em 1994, com sinal de áudio totalmente digital, transmitindo via satélite para várias regiões do país. Em 2011, a Jovem Pan-SAT atingiu a marca de 25 milhões de ouvintes em todo o Brasil. Atualmente é a rede jornalística com maior alcance no Brasil em afiliadas, cujos números de audiência e faturamento são semelhantes a outras grandes redes de rádio brasileiras. Pioneirismo e tradição A Jovem Pan AM é uma das mais antigas emissoras de rádio noticiosas da cidade de São Paulo, estando entre as mais ouvidas. O formato de
Anchieta Filho, Denise Campos de Toledo,
Joseval Peixoto e Caio Blinder. 
 
jornalismo e prestação de serviços começou na década de 1970 e perdura até hoje. Na época, ao lado da Rádio Eldorado, a Jovem Pan AM era uma das únicas rádios noticiosas da cidade.  
Os jingles, as músicas e as vinhetas também são bastante tradicionais. Pontualmente, às 7 horas da manhã, todos os dias da semana, há pelo menos 30 anos, são tocados trechos das músicas "Tema de São Paulo - Amanhecendo - O tempo e a hora", do compositor Billy Blanco, consideradas por muitos como um hino dos paulistanos. No começo de 2000, a rádio chegou a tentar mudar o horário da execução desta música, mas os ouvintes reclamaram e manteve-se o horário original. Galeria de fotos dos 70 anos pode ser vista aqui.
Parabéns a emissora que é referencia  no jornalismo geral e esportivo.
Agradecimento: Vander Luiz
Fonte Wikpédia
Fotos: Portal Terceiro Tempo e Jovem Pan Online

Comentários

  1. Esta é a rádio que orgulha a todos nós paulistas e paulistanos. Só gostaria de cumprimentá-los pela foto do pessoal do jornalismo que depois de Nei Gonçalves Dias, Barão Wilson Fittipaldi, Randal Juliano anconrando hoje tem o grande Joseval Peixoto outrora referência nas transmissões esportivas. O que causa tristeza hoje na Pan é ter que ouvir Nilson César com seu gritos histéricos, Rogério Assis o locutor da transmissão em "soquinhos" e o menos ruim José Manoel de Barros, que seria um ótimo e foi locutor pra Londrina, mas não pra Jovem Pan. Saudades do Joseval, Osmar Santos, Edemar Annuseck narrando. Também não gostava do histerismo do Silvério hoje em fim de carreira na Bandeirantes. Cumprimento a direção da Jovem Pan pelos 70 anos e pergunto: porque não dão uma chance pro Anuseck narrar aí de novo. Ele está parado morando aqui em São Paulo depois de ter passado mais recentemente pela Rádio Record e pelo SPORTV. Ele sempre foi marca registrada da Jovem Pan. Aliás, não sei como um dia voces deixaram ele sair. Lembre-se que "Qualidade não tem idade". A prova está na presença do Claudio Carsughi e do próprio Joseval na emissora.
    Saudações
    Dr. Carlo de Cicco Varenza

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Gilson Ricardo vai deixar o Panorama Esportivo

Foto: Site Rádio Globo A Diretoria do SGR (Sistema Globo de Rádio) irá afastar o comunicador do programa alegando que ele está trabalhando muito e não é mais um menino Há mais de 30 anos na Rádio Globo, o repórter e âncora Gilson Ricardo, 60 anos, apresentador do Panorama Esportivo para toda Rede desde 2001 terá que deixar o Panorama Esportivo, programa que vai das de segunda à sexta-feira das 22 horas até a meia noite. A alegação da direção é que Gilson está trabalhando muito, já teve inclusive problemas sérios de saúde e por isso a “preocupação” com o comunicador que apresenta também o Globo Cidade no Rio de Janeiro 1220 Khz. Ahhh então ta! O nome no novo comunicador ainda não foi anunciado assim como se o programa que é feito no Rio de Janeiro terá São Paulo como cabeça de rede.

Rádio Bandeirantes comemora centenário do Santos Futebol Clube com programação especial

 O ex-jogador, comentarista e apresentador  Neto comanda o "Concentração" direto da Vila Belmiro    A Rádio Bandeirantes AM 840 e FM 90,9 preparou uma programação especial para comemorar os 100 anos de fundação do Santos Futebol Clube. Amanhã, dia do aniversário do time, o craque Neto apresenta o “Concentração” a partir das 15h com entrevistas ao vivo e a exibição do especial “O Centenário da Magia - Histórias dos 100 anos do Santos Futebol Clube”. No domingo, Milton Neves desce a serra para comandar o “Domingo Esportivo Bandeirantes” direto do Memorial das Conquistas, na Vila Belmiro, em Santos, a partir das 9h. O programa contará com a participação ao vivo de convidados especiais como Pepe, Clodoaldo, Zito, Edu, João Paulo, Lino, Manuel Maria, Lalá, entre outros. A Rádio Bandeirantes também vai premiar os ouvintes torcedores do Peixe. Para participar, basta visitar os perfis da emissora no Twitter (@R_Bandeirantes) ou no Facebook (www.facebook.com/radiobandeiran...

Audiência às quartas-feiras e programas esportivos

Programa esportivo mais ouvido em  São Paulo é o da 105 FM Além de divulga a a tradicional audiência do rádio esportivo com bola rolando e jornadas esportivas aos finais de semana, divulgamos aqui com exclusividade a audiência do futebol no meio de semana (quartas-feiras) e também a medição dos programas esportivos. A 105 FM segue firme na audiência no meio de semana e também nos programas esportivos, com grande vantagem para a segunda emissora. Não sabemos qual é o motivo do Instituto oficial pela medição não incluir  os programas esportivos das rádios Estadão/ESPN e Jovem Pan.     JORNADA ESPORTIVA DO MEIO DE SEMANA 4º FEIRA - 21H00 ÀS 24H00 105 FM____________ GLOBO AM ______0,67 0,25 _______112.844  42.895 TRANSAMÉRICA FM 0,22 37.744 BANDEIRANTES AM 0,18 30.127 CBN FM 0,12 20.007 BANDEIRANTES FM ...