Pular para o conteúdo principal

Ondas curtas - edição 26

*  Nota 10 para a cobertura do rádio esportivo de São Paulo no Mundial de clubes feita pelas emissoras: Globo, Jovem Pan,  Estadão/ESPN, Transamérica, Bradesco Esportes, 105 e CBN que transmitiram o evento. BandNews, Bradesco e Capital tiveram representantes no Japão, mas não transmitiram os jogos. Mesmo assim, não ficaram a desejar.

* Todas emissoras se destacaram, principalmente a Estadão/ESPN que fez a sua última transmissão envolvendo um clube brasileiro na história da parceria. A tarde a emissora transmitiu o campeonato Espanhol, o foco até o fim do ano, quando termina a parceria a equipe esportiva segue transmitindo os principais campeonatos da Europa, sempre com muito profissionalismo e responsabilidade.

*  A direção de esportes da rádio 105 fm, líder de audiência no rádio esportivo de São Paulo segundo o IBOPE, bem que poderia investir e acreditar  mais no departamento esportivo.

* Um som impecável direto do Japão,  e um som ruim via celular direto de  São Paulo, sim, isso aconteceu. E não foi só neste domingo, mas durante todas as jornadas esportivas  da Transamérica durante o Mundial.

* Poucos operadores de som foram para o Japão. Com a facilidade da tecnologia, hoje com uma simples aula de instalação, qualquer pessoa pode  colocar a emissora no ar em qualquer parte do mundo. Bom para a tecnologia e economicamente viável para a emissora,  repórteres e narradores fazem o serviço de um   operadores de externa. Com a palavra o Sindicato dos Radialistas e Jornalistas do Estado de São Paulo.

* A maioria dos profissionais de imprensa que estiveram no Japão concordam que será muito difícil o Brasil chegar perto da organização, estrutura e educação apresentada durante a competição do Mundial na Terra do Sol Nascente.

* Com a saída de Téo Jose, a direção da rádio Jovem Pan, ainda não decidiu se vai efetivar Felipe Mota como narrador, e assim, contratar um repórter ou um narrador para a temporada de F1 em 2013. 

* Semana decisiva tanto para Estadão, quanto para ESPN quando o assunto é rádio esportivo em 2013.


* A boa e velha escola do rádio vem dando Show no canal Fox Sports, tanto que o recém lançado "Fox Sports rádio segunda edição" começou muito bem e só ganhou uma nova edição, por causa do sucesso  da primeira edição que foi lançada em outubro.
A direção está muito satisfeita com as duas edições por causa do Ibope e da repercussão. 

*  Acho que a função do rádio não é a de retransmitir a tv, mesmo quando há prestação de serviço ou entretenimento. O rádio é competente o suficiente para gerar conteúdo, ou eu estou errado?
Exemplos: A Rádio Bandeirantes  retransmite o CQC. O que o ouvinte faz quando passa o Top Five ou o proteste Já?
Na BandNews é retransmitido  o Jornal da Band e o "Agora e Tarde"  que em várias matérias ou entrevistas o ouvinte fica totalmente  perdido. Isso também acontece na CBN com o Programa do Jô, com A Estadão/ESPN com o Bate Bola e outros programas. Neste domingo a  mais nova emissora a adotar essa  tendência "radiotelevisiva" de economizar conteúdo foi a Rádio Globo que domingo a final do ótimo "The Voice", Mas no rádio pecou em detalhes como por exemplo: O    apresentador Tiago Leifert falou inúmeras vezes que para votar na candidata tal é só olhar na tela e escolher a candidata com o final de telefone: 1,2,3 ou 4?  Além disso, em todos os exemplo ouvimos:  "Olha só isso" -  "Veja só o gol" -  " Emoção Estampada no rosto" etc....
Será que a mais nova  função do rádio é a  de retransmitir a tv?

* Essa semana vamos publicar aqui quais foram os destaques do rádio esportivo de São Paulo em 2012,  e para 2013 o Troféu deve ter nome, patrocínio e festa de entrega, aguardem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rony Magrini anuncia volta à Nova Morada

Rony Magrini em post da Nova Morada O comunicador Rony Magrini, 61, anunciou que estará de volta aos microfones da rádio Nova Morada, em 1260AM, a partir da próxima segunda-feira (25). Magrini apresenta o programa "Bom Dia, Morada", de segunda à sexta-feira, às 6h. O radialista precisou se ausentar das atividades radiofônicas depois da necessidade de realizar um procedimento para retirada da próstata. A descoberta de fragmentos de câncer foi revelada durante entrevista do comunicador ao radialista Thiago Matheus no programa "Expresso Nova Morada". Durante entrevista que falou sobre a recuperação, Rony Magrini relembrou todo o diagnóstico e deu detalhes sobre o pós operatório. Na ausência do comunicador, a atração diária foi comandada por André Costa. O jornalista e radialista de 34 anos também passa a fazer parte da equipe de profissionais da Nova Morada. Acompanhe este bate-papo exclusivo!

Audiência às quartas-feiras e programas esportivos

Programa esportivo mais ouvido em  São Paulo é o da 105 FM Além de divulga a a tradicional audiência do rádio esportivo com bola rolando e jornadas esportivas aos finais de semana, divulgamos aqui com exclusividade a audiência do futebol no meio de semana (quartas-feiras) e também a medição dos programas esportivos. A 105 FM segue firme na audiência no meio de semana e também nos programas esportivos, com grande vantagem para a segunda emissora. Não sabemos qual é o motivo do Instituto oficial pela medição não incluir  os programas esportivos das rádios Estadão/ESPN e Jovem Pan.     JORNADA ESPORTIVA DO MEIO DE SEMANA 4º FEIRA - 21H00 ÀS 24H00 105 FM____________ GLOBO AM ______0,67 0,25 _______112.844  42.895 TRANSAMÉRICA FM 0,22 37.744 BANDEIRANTES AM 0,18 30.127 CBN FM 0,12 20.007 BANDEIRANTES FM ...

Três anos sem o "sábio Chinês" Juarez Soares

        Juarez foi homenageado pela ACEESP em 12/2016  -  Foto: Marcos Júnior/Portal TT Há  três anos o jornalista Juarez Soares nos deixou, mas a sua obra está marcada para sempre nas rádios e emissoras de tv que trabalhou em quase 60 anos de profissão.  O jornalista Anderson Cheni  lembrou do amigo que estava na emissora em 2019  e prestou a homenagem em nome de todos do Departamento de Esportes que tem o comando de Oliveiro Júnior, que por anos trabalhou com Juarez na TV Bandeirantes no saudoso "Show do Esporte".  O Giro final terminou com um poema de Juarez e o depoimento da filha Ana Júlia que também é jornalista. Um simples, mas emocionante para lembrar de um dos grandes nomes do jornalismo esportivo, salve o eterno sábio "  chinês ".   Juarez Soares Moreira nasceu em São José dos Campos, na região do Vale do Paraíba, Estado de São Paulo, no dia 16 de julho de 1941. Filho de Adolfo Soares Moreira e Josefin...