Pular para o conteúdo principal

Pesquisa Ipsos Marplan traça o perfil das torcidas de futebol no Brasil

Flamengo segue como a maior torcida do Brasil
A pesquisa Ipsos Marplan realizada no primeiro trimestre de 2012 apontou as cinco maiores torcidas brasileiras. O time corinthiano se destaca em primeiro lugar com 19% dos torcedores e logo em seguida vem o Flamengo com 18%. O São Paulo tem 10% dos torcedores e os palmeirenses somam 6%. De volta ao Rio de Janeiro, Vasco da Gama aparece com 5% da preferência. Na arquibancada – Quando o time entra em campo, corinthianos e flamenguistas são os mais assíduos em partidas de futebol. 14% dos torcedores dos dois times costumam ir aos campeonatos de futebol. Em segundo lugar, estão os são-paulinos (7%), seguidos pelos torcedores do Vasco da Gama (5%). A nação corinthiana é ainda mais fiel quando o assunto é futebol de salão: 41% dos torcedores costumam ir aos jogos disputados em quadras. Fora do gramado, o futebol de areia/praia também se destaca: 27% dos corinthianos e 25% dos flamenguistas vão aos jogos. Para se informar sobre os gols do time, a TV aberta é o meio número um para todos torcedores. Quando a telinha não está ligada, corinthianos (24,3%), são-paulinos (27,9%) e palmeirenses (21,5%) optam pela Internet. Já no Rio de Janeiro, flamenguistas (24,5%) e vascaínos (32,9%) preferem o jornal. Fora dos gramados - As cinco torcidas são unânimes ao apontar que o assunto que mais buscam são as atualidades ou noticiário. Em seguida, qualidade de vida é muito importante para os torcedores. Os flamenguistas (74,8%), corinthianos (76,9%) e são paulinos (79%) gostam de humor e divertimento, já palmeirenses (80%) e vascaínos (79,8%) apontam a música como um tema importante. Capixabas, brasilienses e goianienses integram torcida rubro-negra A Ipsos Marplan também investigou as maiores torcidas por região. A pesquisa foi realizada em 13 mercados e descobriu que nem só de cariocas é formada a torcida flamenguista. O time aparece entre os favoritos em outras regiões e em alguns mercados tem mais torcedores do que o próprio time local. Caso, por exemplo, de Goiânia onde o time rubro-negro tem 20% da torcida, enquanto o Goiás aparece em terceiro lugar com 13%. Em Brasília, 52% da população apoia o Flamengo e 58% dos capixabas também preferem o time carioca. O curioso é que no país do futebol, 24% dos brasileiros declararam não torcer por nenhum time. Confira o ranking abaixo.

 
São Paulo - Capital
1º Corinthians (48%)
2º São Paulo (23%)
3º Palmeiras (15%)

 
São Paulo.- Interior
1º Corinthians (45%)
2º São Paulo (24%)
3º Palmeiras (13%)

 
Rio de Janeiro
1º Flamengo (55%)
2º Vasco (16%)
 
Recife
1º Sport (30%)
2º Santa Cruz (18%)
3º Não torce
 
Porto Alegre
1º Grêmio (55%)
2º Internacional (44%)
3º Não torce
 
Belo Horizonte
1º. Cruzeiro (54%)
2º. Atlético MG (38%)
 
Salvador
1º. Bahia (37%)
2º. Vitória (25%)
 
Curitiba
Atlético Paranaense (32%)
Curitiba (16%)
 
Brasília - DF
Flamengo (52%)
Vasco da Gama (15%)
 
Fortaleza - CE
Ceará (26%)
Fortaleza (20%)
 
Vitória - ES
Flamengo (58%)
Vasco da Gama (19%)
 
Florianópolis
Figueirense (37%)
Avaí (21%)
 
Goiânia
Flamengo (20%)
Corinthians (17%)
São Paulo (13%)
Goiás (13%)
Fonte: Pesquisa Ipsos Marplan

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gilson Ricardo vai deixar o Panorama Esportivo

Foto: Site Rádio Globo A Diretoria do SGR (Sistema Globo de Rádio) irá afastar o comunicador do programa alegando que ele está trabalhando muito e não é mais um menino Há mais de 30 anos na Rádio Globo, o repórter e âncora Gilson Ricardo, 60 anos, apresentador do Panorama Esportivo para toda Rede desde 2001 terá que deixar o Panorama Esportivo, programa que vai das de segunda à sexta-feira das 22 horas até a meia noite. A alegação da direção é que Gilson está trabalhando muito, já teve inclusive problemas sérios de saúde e por isso a “preocupação” com o comunicador que apresenta também o Globo Cidade no Rio de Janeiro 1220 Khz. Ahhh então ta! O nome no novo comunicador ainda não foi anunciado assim como se o programa que é feito no Rio de Janeiro terá São Paulo como cabeça de rede.

Rony Magrini anuncia volta à Nova Morada

Rony Magrini em post da Nova Morada O comunicador Rony Magrini, 61, anunciou que estará de volta aos microfones da rádio Nova Morada, em 1260AM, a partir da próxima segunda-feira (25). Magrini apresenta o programa "Bom Dia, Morada", de segunda à sexta-feira, às 6h. O radialista precisou se ausentar das atividades radiofônicas depois da necessidade de realizar um procedimento para retirada da próstata. A descoberta de fragmentos de câncer foi revelada durante entrevista do comunicador ao radialista Thiago Matheus no programa "Expresso Nova Morada". Durante entrevista que falou sobre a recuperação, Rony Magrini relembrou todo o diagnóstico e deu detalhes sobre o pós operatório. Na ausência do comunicador, a atração diária foi comandada por André Costa. O jornalista e radialista de 34 anos também passa a fazer parte da equipe de profissionais da Nova Morada. Acompanhe este bate-papo exclusivo!

Audiência às quartas-feiras e programas esportivos

Programa esportivo mais ouvido em  São Paulo é o da 105 FM Além de divulga a a tradicional audiência do rádio esportivo com bola rolando e jornadas esportivas aos finais de semana, divulgamos aqui com exclusividade a audiência do futebol no meio de semana (quartas-feiras) e também a medição dos programas esportivos. A 105 FM segue firme na audiência no meio de semana e também nos programas esportivos, com grande vantagem para a segunda emissora. Não sabemos qual é o motivo do Instituto oficial pela medição não incluir  os programas esportivos das rádios Estadão/ESPN e Jovem Pan.     JORNADA ESPORTIVA DO MEIO DE SEMANA 4º FEIRA - 21H00 ÀS 24H00 105 FM____________ GLOBO AM ______0,67 0,25 _______112.844  42.895 TRANSAMÉRICA FM 0,22 37.744 BANDEIRANTES AM 0,18 30.127 CBN FM 0,12 20.007 BANDEIRANTES FM ...