Pular para o conteúdo principal

Entrevista: Reinaldo Costa

Antero  e Reinaldo Costa nos
estúdios da CBN Cuiabá
Ele começou a sua carreira no final da década de 60 no rádio em sua terra natal, Cruzeiro, cidade do Vale do Paraíba em São Paulo, divisa  com o Rio de Janeiro. Depois ficou cinco anos em Campo Grande no Mato Grosso do Sul, mas ficou conhecido nacionalmente  como locutor esportivo na fantástica equipe do garotinho Osmar Santos na Rádio Globo de São Paulo, onde ficou por quase dez anos trabalhando ao lado de profissionais como:  Fausto Silva, Juarez Soares, Edson Scatamachia, J. Hawila, entre outros feras.
Em seu currículo estão diversas finais de campeonatos nacionais e internacionais, seis Copas do Mundo, Olimpíadas, quatro anos de Fórmula 1 ao lado de Jorge de Souza, Carlos Aymard, Braga Jr, Castlho de Andrade e Henrique Cardão.
Passou também pela Rádio Record que era um canhão de auduência e liderava o IBOPE na década de 80. Sua vinheta inesquecível: " Rei, rei rei..Reinaldo Costa" (ouça abaixo) dava eco nos estádios. Um dos melhores narradores do Brasil, deixou o rádio de São Paulo após a Copa de 2010, quando estava na então Eldorado/ESPN. 
Ficou  pouco tempo fora do ar, até aparecer o convite para ir trabalhar no modesto futebol do Mato Grosso. Se transferiu para Cuiabá, onde foi trabalha até hoje na CBN. O BLOG recebeu  muitos emails e postagens pedindo informações do excelente narrador, que pode estar  prestes a retornar de nunca deveria ter saído. Atendendo aos pedidos, conversamos  com Reinaldo Costa  pra matar um pouco essa saudade.


Como foi sua saída da então Eldorado/ESPN?
Foi uma saída inesperada da minha parte, penso eu  fiz um ótima  Copa do Mundo lá na África e quando voltei ainda com contrato em vigência me mandaram embora.
Cumpri com todos os meus deveres e obrigações, fiz tudo corretamente.
A justificativa da direção foi em relação a minha prestação de contas, mas eu sei que não foi isso. 
Gostaria de falar mais a respeito desse episódio, mas não posso por orientação dos meus advogados  que estão tratando do assunto.


E o acerto com CBN Cuiabá como aconteceu e quais são os horários e os programas que você faz aí em Cuiabá?
Essa minha saída aconteceu em outubro 2010, fiquei desempregado até o mês de dezembro,  foi quando um amigo meu aqui de Cuiabá, o Ex-Senador Antero Paes de Barros, que é  comentarista esportivo e torcedor fanático do Mixto, me ligou e fez o convite para trabalhar na CBN de Cuiabá,  emissora do Grupo Gazeta de Comunicação, um dos mais fortes do Estado.
Conversamos rapidamente, acertamos os detalhes e  vim pra cá com a graça de Deus. Comandando um programa de esportes das 10;30 ao meio dia todos os dias, chama-se: " CBN Esportes". A  audiência que temos é algo incrível, eu eu acredito. As pessoas aqui adoram mesmo futebol, e nas narrações esportivas do nosso campeonato que já está no segundo turno.
É claro que sempre tenho o apoio de toda equipe comandada pelo Antero a equipe é conhecida como " A equipe de ouro da CBN".
 Vinheta Reinaldo Costa by Cheni 


Tem saudades do rádio esportivo de SP?
Falar em Saudade é pouco, sou um cara família, nunca vivi longe de ninguem da minha casa. Em 43 anos de rádio essa é a primeira vez, e eu confesso sofro demais com isso, não me acostumei ainda com esse fato. Hoje mais do que nunca eu acredito que o dinheiro não vale nada mesmo, a maneira como vivemos é que dita o nosso destino aqui na terra, e o meu é estar sempre ao lado de todos eles e não me chamem de hipócrita, é uma verdade.


Pretende voltar pra cá e as informações é que já foi contactado por alguma emissora?
Voltar por voltar não justifica se eu não estiver ao lado dos meus filhos e netos, se eles pudessem estar aqui comigo eu estaria completo, mas essa distância deles te garanto que faz encher um pouco mais o Pantanal.
Fui contactado sim, há quase um mês, varias coisas foram faladas, apenas como um começo de conversa, mas nada foi acertado, aqui eu não tenho nenhum contrato que me prenda a CBN, mas tudo o que eu converso com Antero tem acima de tudo o respeito, a sinceridade e a honestidade de estarmos falando sempre a verdade. Ele é um cara sério, mas só não gosta que eu fale do Mixto (risadas).



Muitos profissionais do rádio e principalmente os ouvintes, afirmam  que  não há uma renovação na narração esportiva de São Paulo e que as narrações de hoje são idênticas e até pobres, você concorda?
Não concordo que as narrações sejam idênticas, pobres,  a  maioria  está mais preocupada com a plástica da transmissão, como vinhetas, temas de abertura, que tipo de efeito vai entrar na hora da marcação do gol, e o principal todos estes novos tem quase que o mesmo timbre de voz, é isso que nos da a impressão de que tudo fica igual. Eu mesmo comecei na Globo imitando o Osmar Santos, mas aos poucos com o tempo fui adquirindo a minha identidade na narração, sem me preocupar  muito com as coisas extra jogo, minha maior preocupação é a de dizer pro ouvinte onde esta a bola em que situação se encontra o jogo.
A renovação deve existir sempre, mas com competência, os mais velhos mesmo também sabem renovar, não é preciso trocar o mais velho, experiente pelo mais novo pra se fazer uma renovação, o importante é saber narrar, e mais do que isso ,até mais importante é saber se conduzir bem quando a bola pára. Em minha modesta opinião, hjoje são poucos aqueles que tem um bom improviso.





O que você tem a falar do carinho do internauta/ouvinte  que sempre lembra de você aqui no BLOG  e constantemente  pede sua volta para o rádio esportivo de São Paulo?
Te confesso que eu não lia o BLOG justamente pra não aumentar essa saudade, essa dor no peito, mas um amigo ai de São Paulo me mandou um e-mail dizendo o quanto de gente estava escrevendo a meu respeito quando souberam da possibilidade de voltar ao rádio de São Paulo, é difícil explicar tudo isso, mas eu guardo com o maior carinho possível o nome de todos aqueles que escreveram, inclusive os anônimos, esses eu acho que são da família, é o maior pagamento que eu posso receber, mesmo depois de dois anos praticamente fora, saber que tem gente que se lembra do e mim, do meu trabalho, realmente é muito gratificante.
Quero agradecer também a você Cheni por essa  oportunidade que me dá e pode manter contato com o publico de São Paulo que eu não esqueço nunca, saudade é nostalgia de tudo quilo que deixei ai..


Além de excelente narrador e cantor nas horas vagas, Reinaldo Costa também é  um visionário, veja o vídeo abaixo e entenda o motivo:


Ainda no período de Eldorado/ESPN - Reinaldo Costa narrou o primeiro gol do fenômeno no Corinthians, esse gol rendeu até matéria na ESPN.

Fonte: Vídeos Craques do Rádio e ESPN Brasil

Comentários

  1. Convivi com o Reinaldo por um bom tempo e nunca perdemos o contato, inclusive quando de sua chegada a Eldorado fomos juntos eu, ele, sua esposa dona Dora e o filho Zico para que eles visitassem um apartamento próximo da rádio Eldorado no qual ele acabou morando durante sua permanência em SP e quando ele fala desse lance de família é a mais pura verdade, ele sempre gostou que todos os filhos e netos estivessem ao seu lado como uma espécie de protetor.
    Já disse a ele e escrevo agora que torço para seu sucesso e retorno em uma condição favorável a ele no Rádio de SP.

    ResponderExcluir
  2. Que legal Cheni voce ter feito essa entrevista com o nosso Rei,o problema dele é que todo mundo gosta dele, ele é um cara simples, ai que a roda pega porque aqueles que são metidos e que gostam de olhar por cima dos que são pequenos ficam com raiva dele, e tem outra eu fui operador de som dele na Radio Record quando ele estava la com o Oswaldo Maciel, viajei o Brasil com ele, ponho minha mão no fogo por ele, e eu sei o porque ele foi madado embora da Eldorado e da Espn, ele me contou, só que eu não posso falar porque o caso conforme voce mesmo disse está na justiça, uma coisa eu digo, não tem nada a ver com pretsação de contas, pelo contrario ele até devolveu dinheiro pra radio, mas ele me disse que depois de tudo julgado ele vai contar a verdadeira historia que envolve gente famosa e tudo o mais, foi puro ciume, tando de gente da radio quanto da televisão e quem saiu perdendo foi ele, se vce tem o trelefone dele pode perguntar isso a ele, e pergunte se eu não falei com ele tambem, ele é um menino de Ouro, pena que muita gente não pense assim, mas pergunte ao Zancopé Simões, Paulo Edson a Voz do radio bordão que ele criou pro Paulo, ao Luis Roberto de mUCCIO DA tv gLOBO,ao João Guilherme hoje na Fox, ao Willye Gonzer em Minas, ao Jose Carlos Araujo no Rio, ao Luis Carlos REck em Porto Alegre,ao Silvio Mendes na Bahia,ao J.Matheus e JB Faria em Londrina, ao Capitão Hidalgo em Curitiba, ao Herbert Viana em Fortaleza e tants outros ai pelo interior, quem é o Reinaldo Costa ? falo isso pela amizade e o carinho que eu tenho acom esse cara, e com quem tive o prazer tambem d emorar durante um ano ao lado do Cledo Oliveira na mesma casa na Lapa, eu o defenderei sempre, ele não merece o que fizeram com ele, espero que ele esteja voltando mesmo, a justiça de Deus tarda , mas não falha.

    ResponderExcluir
  3. GLAUCIA VALIERI-SÃO PAULO1 de março de 2012 às 15:03

    Me parece ser quase que unãnime o nome do Reynaldo Costana narração esportiva em São Paulo mas temos outros grandes narradores que estão fora da praça como Edemar Anuzeck, que parece que se ajeitou na Sportv e quem sabe essa nova emissora possa abençoar esse pessoal e traze-los de volta, mas concordo com todos que o Rei Rei Rei Reinaldo Costa faz a diferença.Basta para tirar qualquer duvida fazer uma pesquisa, o meu faro de jornalista a quase 25 anos não me deixa mentir.
    GLAUCIA VALIERI- VOLTA REI, PRECISAMOS DE VOCE, SEU LUGAR É AQUI. glauciavalieri@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Reinaldo Costa faz uma tremenda falta no rádio de SP e seria um bom nome pra reforçar várias emissoras já que ele quer voltar e ele será muito bem vindo.

    ResponderExcluir
  5. Antonio Carlos Biondi- Barão Geraldo-Campinas1 de março de 2012 às 19:36

    O que é que é isso meu caro Cheni ? Esse cara sobra na emoção, eu estava a muito tempo procurando esse gol do sonho ,porque no dia do jogo lá na Africa quando ele falou isso eu estava com o voulme da TV baixo e saiu o gol, eu não sabia se comemorava, se quebrava o radio, se batia na minha sogra, foi demais, ele é bom demais, não vou falar no gol do Ronaldo por motivos outros, foi contra o meu Parmeira, mas a narração é linda, é o mais vibrante de todos e parabens a todo mundo que ta escrevendo, to vendo que ele tem mesmo muitos fãs, se voceler isso aqui Reinaldo fique sabendo que eu curto demais as suas narrações, as suas brincadeiras que são feitas com muita inteligencia e a simpliciade que voce tem, eu sou que nem voce, em primeiro lugar a familia eu imagino como não deve estar seu coração, que Deus te proteja com essa voz privilegiada, abração.

    ResponderExcluir
  6. ouvir ogol do ruan e do ronaldo fico sem entender o porque de ele não estar nas grandes radios de são paulo pois tem cada locutor aqui em sao paulo que ai meu DEUSSSSSSSSSSSS
    ( Alias ele a bolo o goleiroeo gol -rei rei rei reinaldo costa

    ResponderExcluir
  7. è maquina gente o que podemos falar , os caras estao em duvida se traz de volta (risadas),Não tem narrador melhor na radio brasileiro. Volta Rei

    ResponderExcluir
  8. Geraldo Longhini- Sta Cecila-Sp2 de março de 2012 às 16:54

    Eu sei que tem uma bando de puxa sacos ai, mas não da pra comparar mesmo, o Rei Rei Rei Reinaldo Costa é o mais emocionante narrador esportivo do Brasil.

    ResponderExcluir
  9. uma equipe de radio que tenha
    NARRADOR : REINALDO COSTA
    COMENTARISTA: CLAUDIO ZAIDAN
    REPORTERES: JOSE KALIL
    PLANTÃO: DOMINGOS MACHADO

    É PRA FECHAR O COMERCIO, E CÉ FINI, QUE ME DESCULPEM O RESTO.

    ResponderExcluir
  10. REINALDO COSTA É UM DOS MELHORES QUE EU OUVI NO RÁDIO ESPORTIVO.
    A SUA NARRAÇÃO NO GOL DE LUIS FABIANO CONTRA A COSTA DO MARFIM NA COPA DE 2010 FOI FANTASTICA.
    ESPERAMOS VOCÊ DE VOLTA NO RÁDIO DE SP.
    ABRAÇO,
    KAUE

    ResponderExcluir
  11. Dr.Carlos Alberto Leite Sobrinho- Brooklin-Sp3 de março de 2012 às 12:30

    Olá Cheni, parabéns por esta entrevista com o brilhante narrador Reinaldo Costa,realemnte ele é um daqueles que fz falta no radio esportivo não só de São Paulo,mas como do Brasil, digo isso porque além do Reinaldo, nós temos outros grandes profissionias que estão fora do radio (prefiro não usar a palavra desempregado num pais em que prometeram muitos empregos), faria uma lista de mais de 10 reporteres e o mesmo tanto para comentaristas fora de série.O nosso radio teve uma medida descabida na sua mudança, hoje quem sabe vender toma conta do radioeda TV,é certoqueasemissoras precisam faturar,masnão dessa forma, com todo o respeito que me merece por exemplo o narrador Jose Silvério, eu não o vejo como tudo aquilo que fala o Milton Neves no radio e na TV,em um minuto eu diria que no interior de S.Paulo nos temos muito mais gente boa, este é o problema do nosso radio, temos que engolir tudo aquilo que vemos e ouvimos com os considerados lideres de audiencia que ao meu ver são simplesmente vendedores.Anti ontem mesmo o que eu vi na TV foi algo desagradavel por parte desse menino, tenho idade para chama-lo assim , o ex jogador Neto, quando no programa da hora do almoço ele disse claramente que havia dado CAGANEIRA no cãmera dele, quando que um Walter Abraão, um Milton Leite, um JOse Gois , usaria esse têrmo para um Brasil inteiro. Falta respeito, falta competencia para os donos das emissoras em contratarem os melhores do meio, que cuja maioria está fora, descartada, porque esse caras que vendem publicidade nesses veiculos, tem suas panelinhas.Espero que essa nova emissora que está surgindo possa ter a dignidade pelo menos profissional em pesquisar, se orientar, dos profissionais que são verdadeiros homens do radio e não simplesmente méros "amigos" desses apresentadores que se locupletam com esse tipo de profissionalismo.

    ResponderExcluir
  12. Wander Roberto de Jesus, Carapicuiba.3 de março de 2012 às 13:29

    Pô meu, mas qua bando de puxa saco do Reinaldo Costa, se o cara fosse tudo isso que estão falando ai, ele ainda estaria na Radio Eldorado e na Espn, se cada um que escreveu aqui desse 10 reais por mes pra ele, ja daria pra ele voltar pra S.Paulo, para com isso, tem nego ai muito melhor que ele, forçação de barra danada.

    ResponderExcluir
  13. Raul Arcanjo Souza Cruz, São Paulo4 de março de 2012 às 21:48

    Olá amigos do blog, sou ouvinte do radio esportivo ja a um bom tempo, confesso que tenho sim admiração pelo Reynaldo Costa, o que mias me chama atenção em suas transmissões principalemnte aquelas que passam pel televisão, que é quando eu abaixo o volume e escuto o rádio é que ele tem uma facilidade incrivel de adivinhar os lances da partida, e isso não pode ser por pura sorte, porque por incrivel que pareça acontece em quase todos, num jantar que eu estive n clube dos Portugueses, ali perto da avenida Pacaembu, tive a oportunidade de me sentar ao lado de Fiori Giglioti que asim como eu seria homenageado pela coloniua Lusa, explico que sou representante no Brasil de uma empresa de farináceos, e na ocasião trocando palavras com o saudoso e inesquecivel Fiori ele me disse entre tantas outras coisas boas a respeito do Reynaldo, que ele era pra ele o narrador mais técnico que havia conhecido depois de Pedro Luiz, logicamente com as coisas novas que a tecnologia oferece hoje aos ouvintes, eu disse a ele que era ouvinte da Radio Record onde ambos trabalhavam,e me disse mais, que havia um projeto do Reynaldo ser o locutor titular da Radio Record e ee Fiori Giglioti seria o comentarista, porque entendia ele Fiori que ja estava na hora de parar de narrar, e quis do destino que o Fiori fosse embora para os braços de Deus, sou muito católico e minha familia toda estou escevendo pela entrevista que este maravilhoso locutor deu ao blog quando citou a sua familia, só por este fato em si, me fez escrever, quanto mais a respeito das suas qualidades.Espero em Deus que ele possa ter garantida a sua volta pra mais perto de nós e com isso pro seio de todos os seus filhos e Netos, confesso que me sinto emocionado até escrevendo isso, eu com os meus 72 anos ao lado aqui do meu filho neto Pedro Afonso de 17 anos, isso me serviu mais como uma homenagem or poder exercitar um dom que tanto aprecio, o de escrever coisas bonitas, que nos dão muita emoção desde que nos tragam muito prazer tambem, e neste momento me alongando um pouco mais me faço lembrar FERNANDO PESSOA
    "Ah, a ironia De só sentir a terra e o céu
    Tão belo ser
    Quem de si sente que perdeu
    A alma p’ra os ter ! Um abraço fraterno a todos os Brasileiros lusos.Obrigado.

    ResponderExcluir
  14. everaldo cesar:sou de cuiaba e ele é féra mesmo pena que está aqui no meio de ariranhas do rádio.os caras detestam ele por que ele é diferenciado,falo por que sei que na equipe dele,existe muitos ciumes infelizmente.digo que aqui é pequeno para o tamanho da capacidade desse rapaz.está no lugar errado e com companjeiros defasados e sem sentimento coletivo.e se ele sair acaba a equipe por que só tem museu e rancorosos profissionais.de ouro só tem o nome.abraçose parabens pelo blog.

    ResponderExcluir
  15. Não se discute a capacidade do Reinaldo, pela tecnica e voz, queira ou não ele, é um dos trêz maiores locutores da atualidade.Agora se não está em grandes centros é outra história. Talvez ele possa ser fiel consigo e enfrentar as (feras), do radio, porque não é facil. se pisar na bola dança mesmo.

    ResponderExcluir
  16. o néto fala aquilo que ele pensa e tem que ser assim mesmo falar a linguagem que todo mundo entende não só meia duzia de pessoa/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Campeonato Espanhol pode ser adiado por problema em contrato com TV

A temporada 2009/ 2010 do Campeonato Espanhol poderá ser adiada por problemas no contrato de transmissão da liga de futebol do país. Os clubes vieram a público reclamar da redução dos acertos audiovisuais junto às detentoras dos direitos de exibição do prestigiado torneio europeu. O Campeonato Espanhol tem início previsto para o dia 29 de agosto. Os contratos de transmissão entre as emissoras e os clubes do país caíram de cinco para três anos. Em sessão extraordinária, a liga pediu "respeito" na mudança e disse que a alteração não leva em conta as peculiaridades do mercado do futebol. A liga teme que a redução dos prazos contratuais implique em danos às receitas dos clubes, abastecidas em grande parte com os investimentos das TVs. As equipes do Espanhol ameaçam ainda tomar medidas cabíveis para honrar os compromissos com as emissoras de televisão do país. Fonte: Agência EFE

Rony Magrini anuncia volta à Nova Morada

Rony Magrini em post da Nova Morada O comunicador Rony Magrini, 61, anunciou que estará de volta aos microfones da rádio Nova Morada, em 1260AM, a partir da próxima segunda-feira (25). Magrini apresenta o programa "Bom Dia, Morada", de segunda à sexta-feira, às 6h. O radialista precisou se ausentar das atividades radiofônicas depois da necessidade de realizar um procedimento para retirada da próstata. A descoberta de fragmentos de câncer foi revelada durante entrevista do comunicador ao radialista Thiago Matheus no programa "Expresso Nova Morada". Durante entrevista que falou sobre a recuperação, Rony Magrini relembrou todo o diagnóstico e deu detalhes sobre o pós operatório. Na ausência do comunicador, a atração diária foi comandada por André Costa. O jornalista e radialista de 34 anos também passa a fazer parte da equipe de profissionais da Nova Morada. Acompanhe este bate-papo exclusivo!

Três anos sem o "sábio Chinês" Juarez Soares

        Juarez foi homenageado pela ACEESP em 12/2016  -  Foto: Marcos Júnior/Portal TT Há  três anos o jornalista Juarez Soares nos deixou, mas a sua obra está marcada para sempre nas rádios e emissoras de tv que trabalhou em quase 60 anos de profissão.  O jornalista Anderson Cheni  lembrou do amigo que estava na emissora em 2019  e prestou a homenagem em nome de todos do Departamento de Esportes que tem o comando de Oliveiro Júnior, que por anos trabalhou com Juarez na TV Bandeirantes no saudoso "Show do Esporte".  O Giro final terminou com um poema de Juarez e o depoimento da filha Ana Júlia que também é jornalista. Um simples, mas emocionante para lembrar de um dos grandes nomes do jornalismo esportivo, salve o eterno sábio "  chinês ".   Juarez Soares Moreira nasceu em São José dos Campos, na região do Vale do Paraíba, Estado de São Paulo, no dia 16 de julho de 1941. Filho de Adolfo Soares Moreira e Josefina Soares Moreira, formou-se em Pedagogia na Facul