Pular para o conteúdo principal

Memória - Esporte Rádio Record

MATÉRIA ESPECIAL

AGOSTO  TERMINA,  MAS A   TRISTEZA VAI PERMANECER  PRA SEMPRE NO RÁDIO ESPORTIVO BRASILEIRO,  CHEGOU AO FIM UMA HISTÓRIA DE SUCESSO 


A triste notícia no meio esportivo nesse mês de agosto sem dúvida alguma foi o fim de uma importante marca que durava 80 anos, infelizmente a partir da venda para a Igreja Universal em 1990 Rádio Record que já foi um canhão na audiência  esportiva  e popular nunca mais foi a mesma e tristemente acabou, ou melhor, acabaram com ela.
O Blog resgatou com exclusividade algumas campanhas publicitárias da década de 80. Vejam o que essa importante e agora finada emissora já significou para o rádio esportivo de nosso pais. Essa foi a última grande década do rádio que hoje com exceção de três ou quatro emissoras em São Paulo, está literalmente "capengando" e com a falta de investimento e de visão aumenta a sua crise e fica a cada ano que passa mais fraco.
A primeira campanha mostra que a emissora provavelmente foi a pioneira na transmissão de futebol em Frequencia Modulada, na verdade retransmissão de futebol, já que não tinha equipe própria no rádio.
Na Copa de 1982 na Espanha, o som da transmissão da TV Record que contava com a narração de Sílvio Luiz, comentários de Pedro Luís e repórtagens de Flávio Prado.
O som da tv podia ser ouvido na frequencia tradicional: 1000 Khz e no FM em 89,7 - Hoje frequencia que pertence a Nova FM.
Campanha Publicitária veiculada na Revista Placar - Edição 630 - 18 Julho de 1982 - página 81



Menos de trê anos depois a Rádio Record ressurgia para brigar diretamente pela audiência com a Rádio Globo que na época tinha o mito Osmar Santos.
Francisco Paes de Barros (hoje diretor da Rádio Capital) era o responsável em montar a equipe que após 16 anos voltava a contar com equipe própria. Oswaldo Maciel que era o segundo na equipe de Osmar foi contratado a peso de ouro e  seria  o principal narrador, ao seu lado outro nome forte que tembém havia deixado a Globo, Rei, Rei, Rei..Reinaldo Costa.
A matéria foi feita Fábio Rocco Sormani, hoje comentarista e apresentador da Rádio Jovem Pan, que antes passou pela Bandeirantes e pela própria Rádio Record.
Reportagem da Revista Placar edição 767 de 1 de fevereiro de 1985 - página 32



































Quatro anos depois o sonho da direção em se tornar líder se concretizava, com a chegada do "Pai da matéria, o Garotinho" Osmar Santos finalmente aceitou a proposta milionária  da Record e deixava a Rádio Globo.
Pouco tempo depois a emissora  desbancava a concorrente e chegava a liderança no rádio esportivo em São Paulo.


Campanha Publicitária veiculada na Revista Placar - Edição 984 -  21 de Abril de 1989 - página 42

Com a venda da TV e Rádio Record em 1990 o fim dessa grande década de ouro e a marca de um grande prefixo no rádio começava a se dezimar.
Edir Macedo, novo proprietário e dono da  Igreja Universal do Reino de Deus  começou a se desfazer dos bons profissionais e anos depois virou totalmente evangélica. Fato que durou quase 10 anos até a emissora tentar novamente retornar com força ao esporte com uma boa equipe, porém a tradição não existia mais e  apesar de investimentos onde nomes fortes da concorrência foram contratados: Dirceu Maravilha, Fábio Sormani , Alex Muller e Ricardo Capriotti vieram da Rádio Bandeirantes e Paulo Roberto Martins e Gustavo Villani da Rádio Globo, mas  a audiência e as vendas não reagiram.  
A última cartada aconteceu em janeiro de 2010, as transmissões esportivas passaram a ser feitas pela equipe de Éder Luiz, mas a Record era apenas retransmissora das jornadas esportivas da Transamérica FM (Que tem outra linguagem, mas jovem e descontraída) e mesmo com bons profissionais, não emplacou.
A imagem da emissora ainda  associada a IURD que decidiu de vez acabar de vez com a programação popular e principalmente a esportiva que nos anos 80  proporcionaram tantas felicidas e milhões de ouvintes e torcedores.
Infelizmente o que foi bom  e marcou uma época (canhão do rádio esportivo) durou pouco, uma pena.

Anderson Cheni

Fonte e Fotos: Acervo Revista Placar
Colaboração - Jonny Nastri - Vitrine das Ideias

Comentários

  1. É com muita tristeza que acompanho tudo isso que acontece com a Rádio Record. Quando voltou com o futebol a primeira transmissão foi em um sábado à noite, mas a apresentação da equipe começou à tarde com o Maciel que depois viajou para o Rio para a narração do jogo. Lembro que até o Silvio Santos (sócio do dr. Paulo Machado de Carvalho na Record)fez uma participação saudando a equipe. Quando saiu o primeiro gol - ou foi na abertura da jornada? -, o Maciel falou que a emissora do dr. Paulo, homem ligado ao futebol, estava de volta ao esporte. Aquele equipe revolucionou em muita coisa. Na escalação (vinheta: quem é que vai jogar: um, dois), cartão (vinheta: amarelinho) e quando dava o texto comercial entrava um trecho do comercial da empresa, igual a Jovem Pan faz hoje. Lembro principalmente da Cavalinho - o fino em caninha. Tenho um disco (compacto simples) com o tema da Copa 86 com o Oswaldo Maciel na capa e se procurar com calma é provável que eu ache um jornal feito pela Record para a final do Paulista de 86 entre Palmeiras e Inter de Limeira. Tenho guardado em algum lugar a escala da Record quando da inauguração do estádio Zito Godinho, em São Roque, no jogo entre São Paulo x S. Bento, em 1989, lá esteve o repórter Roberto Silva para fazer um posto. Ficam as saudades de uma grande emissora da qual eu guardo até o número do telefone na década de 80: Era o 240-0660.

    Vander Luiz - Plantão Esportivo Rádio Jovem Pan

    ResponderExcluir
  2. Caro Cheni, linda matéria, só faltou mencionar a passagem marcante do grande locutor Fiori Giglioti, que trabalhou por anos na Radio Record, depois de ter trabalhado e liderado a audiência por décacas na Radio Bandeirantes. Abraços!

    Mario Donizetti Tomazella - Novo Horizonte SP

    ResponderExcluir
  3. Belo resgate essa matéria, realmente é uma pena, tive a oportunidade de por muitos anos trabalhar na equipe da Record com Fiori Gigliotti e a cada viagem pelo interior a recepção era maravilhosa, o sinal da Record sempre foi forte no interior.


    Marcelo Santos

    ResponderExcluir
  4. Sei que é muito díficil, mas espero um dia poder ouvir esses registros históricos do futebol na Rádio Record.

    ResponderExcluir
  5. A Record AM tem uma história rica que foi simplesmente jogada fora.Um detalhe que com a venda da emissora em 1990 pra IURD,ela perdeu para a Rádio Globo a liderança popular e esportiva(posição que ocupa até hoje).O Osmar Santos voltava pra Globo em 1991 justamente na primeira partida da final do paulistão daquele ano.Posteriormente a Record foi caindo sendo ultrapassada pela Capital,América,Bandeirantes e Jovem Pan.Em 2001 ficou na última posição,tentou voltar a ser comercial em 2004,dois anos depois voltava ao terceiro lugar entre as populares,trouxe Zé Bettio,Kaká Siqueira,Paulo Barbosa,Dirceu Maravilha,Edemar Annuseck,Paulo Martins,Juarez Soares,Rony Magrini...Agora esses profissoinais estão desempregados(exceto Paulo Martins e Juarez que estão na Transamérica).

    ResponderExcluir
  6. Eu também considero uma pena o fim das transmissões esportivas da Record mas, sinceramente, já esperava por isso desde o afastamento do Dirceu Maravilha. Assim como eu, muitos de seus fãs ia aonde ele ia. Ao colocar o Dirceu na geladeira, a Record deu um tiro no próprio pé.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Gilson Ricardo vai deixar o Panorama Esportivo

Foto: Site Rádio Globo A Diretoria do SGR (Sistema Globo de Rádio) irá afastar o comunicador do programa alegando que ele está trabalhando muito e não é mais um menino Há mais de 30 anos na Rádio Globo, o repórter e âncora Gilson Ricardo, 60 anos, apresentador do Panorama Esportivo para toda Rede desde 2001 terá que deixar o Panorama Esportivo, programa que vai das de segunda à sexta-feira das 22 horas até a meia noite. A alegação da direção é que Gilson está trabalhando muito, já teve inclusive problemas sérios de saúde e por isso a “preocupação” com o comunicador que apresenta também o Globo Cidade no Rio de Janeiro 1220 Khz. Ahhh então ta! O nome no novo comunicador ainda não foi anunciado assim como se o programa que é feito no Rio de Janeiro terá São Paulo como cabeça de rede.

Rony Magrini anuncia volta à Nova Morada

Rony Magrini em post da Nova Morada O comunicador Rony Magrini, 61, anunciou que estará de volta aos microfones da rádio Nova Morada, em 1260AM, a partir da próxima segunda-feira (25). Magrini apresenta o programa "Bom Dia, Morada", de segunda à sexta-feira, às 6h. O radialista precisou se ausentar das atividades radiofônicas depois da necessidade de realizar um procedimento para retirada da próstata. A descoberta de fragmentos de câncer foi revelada durante entrevista do comunicador ao radialista Thiago Matheus no programa "Expresso Nova Morada". Durante entrevista que falou sobre a recuperação, Rony Magrini relembrou todo o diagnóstico e deu detalhes sobre o pós operatório. Na ausência do comunicador, a atração diária foi comandada por André Costa. O jornalista e radialista de 34 anos também passa a fazer parte da equipe de profissionais da Nova Morada. Acompanhe este bate-papo exclusivo!

Audiência às quartas-feiras e programas esportivos

Programa esportivo mais ouvido em  São Paulo é o da 105 FM Além de divulga a a tradicional audiência do rádio esportivo com bola rolando e jornadas esportivas aos finais de semana, divulgamos aqui com exclusividade a audiência do futebol no meio de semana (quartas-feiras) e também a medição dos programas esportivos. A 105 FM segue firme na audiência no meio de semana e também nos programas esportivos, com grande vantagem para a segunda emissora. Não sabemos qual é o motivo do Instituto oficial pela medição não incluir  os programas esportivos das rádios Estadão/ESPN e Jovem Pan.     JORNADA ESPORTIVA DO MEIO DE SEMANA 4º FEIRA - 21H00 ÀS 24H00 105 FM____________ GLOBO AM ______0,67 0,25 _______112.844  42.895 TRANSAMÉRICA FM 0,22 37.744 BANDEIRANTES AM 0,18 30.127 CBN FM 0,12 20.007 BANDEIRANTES FM ...