Pular para o conteúdo principal

Brasil entra na lista dos grandes compradores

Real forte põe clubes brasileiros na guerra por jogadores, diz Financial Times

Tevez  e a proposta do Corinthians
Uma reportagem publicada pelo jornal Financial Times nesta segunda-feira (18) diz que o real valorizado frente ao euro e à libra esterlina está revertendo uma onda de exportações de jogadores de futebol do Brasil para a Europa.
“Jovens estrelas estão jogando mais no Brasil antes de migrar para a Europa, enquanto os veteranos estão voltando para casa mais cedo por causa do estreitamento das disparidades salariais que ocorreu a partir da crise europeia”, afirmam os jornalistas Joe Leahy e Andrew Downie.
A matéria cita a agência de marketing Prime Time para informar que os gastos com contratação de novos jogadores no Brasil subiram 63% em 2010 em relação ao ano anterior, enquanto as aquisições europeias caíram 29% no mesmo período.
“O número total de jogadores 'exportados' do Brasil também caiu 14% em 2009, último ano que tem dados disponíveis”, diz o texto.
O diário britânico lembra que a Europa registrou grande inflação dos preços de jogadores de futebol ao longo dos últimos 10 anos, algo parecido com o boom imobiliário.
Enquanto isso, o Brasil melhorou a sua liga profissional, está oferendo pacotes salariais mais robustos e ainda tem o atrativo de ser a sede da Copa do Mundo de 2014.
A reportagem cita o câmbio valorizado como um fator que aumentou a competitividade brasileira no mercado de jogadores. “O real atingiu recentemente o maior patamar em 12 anos contra o dólar e, desde 2008, ganhou 35% frente ao euro e à libra esterlina, ajudando os clubes locais a competir com os seus pares europeus ricos em negociações pelos melhores futebolistas do mundo.”
A proposta de 40 milhões de euros do Corinthians pelo argentino Carlitos Tevez é citada como um exemplo do fôlego financeiro dos clubes brasileiros. “Outras recentes contratações incluem 'filhos nativos', como Ronaldo, Luis Fabiano, Ronaldinho Gaúcho e Fred, que saíram da Europa e voltaram para casa.”
Um recente relatório do Professional Football Players Observatory diz que 135 jogadores retornaram ao Brasil em 2010 ante as exportações de 283 atletas.
“As finanças mais fortes dos clubes brasileiros também estão ajudando-os a manter os jogadores mais jovens. Santos, o time de Pelé, recusou uma proposta do Chelsea por Neymar, a grande estrela adolescente do Brasil, oferecendo-lhe um pacote de compensação sofisticado que inclui receitas de direitos de imagem”, finaliza o Financial Times.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campeonato Espanhol pode ser adiado por problema em contrato com TV

A temporada 2009/ 2010 do Campeonato Espanhol poderá ser adiada por problemas no contrato de transmissão da liga de futebol do país. Os clubes vieram a público reclamar da redução dos acertos audiovisuais junto às detentoras dos direitos de exibição do prestigiado torneio europeu. O Campeonato Espanhol tem início previsto para o dia 29 de agosto. Os contratos de transmissão entre as emissoras e os clubes do país caíram de cinco para três anos. Em sessão extraordinária, a liga pediu "respeito" na mudança e disse que a alteração não leva em conta as peculiaridades do mercado do futebol. A liga teme que a redução dos prazos contratuais implique em danos às receitas dos clubes, abastecidas em grande parte com os investimentos das TVs. As equipes do Espanhol ameaçam ainda tomar medidas cabíveis para honrar os compromissos com as emissoras de televisão do país. Fonte: Agência EFE

Oscar Roberto de Godoy é demitido da Band

A informação é de Flávio Ricco do Canal 1 Futebol da Band - 1 Jornada esportiva da Bandeirantes, quarta-feira à noite, e Luciano do Valle – sempre ele! – resolve falar sobre programação.E critica duramente o fato de uma emissora de Cascavel, parceira da Band, não transmitir alguns programas da cabeça-de-rede como “Jogo Aberto” e “Brasil Urgente”. O tema, aliás, já foi abordado nesta coluna, citando como exemplo a Rede TV!. Nem tudo o que é transmitido pela rede de Osasco é repetido por suas afiliadas. Voltando ao Luciano, após o desabafo, ele pediu desculpas ao telespectador. Não precisava. Futebol da Band - 2 E, na mesma jornada, Luciano e seus companheiros Neto e Oscar Roberto Godoy revelaram que não estavam entre as pessoas mais felizes do Morumbi. E, muito provavelmente por causa disso, ontem, começo da tarde, foi anunciada a demissão do Godoy. Ele mesmo, à coluna, confirmou que teve uma conversa lá e saiu fora. Só Lembrando que Godoy já tinha feito coisa pior ao vivo e a Band seg...

Gilson Ricardo vai deixar o Panorama Esportivo

Foto: Site Rádio Globo A Diretoria do SGR (Sistema Globo de Rádio) irá afastar o comunicador do programa alegando que ele está trabalhando muito e não é mais um menino Há mais de 30 anos na Rádio Globo, o repórter e âncora Gilson Ricardo, 60 anos, apresentador do Panorama Esportivo para toda Rede desde 2001 terá que deixar o Panorama Esportivo, programa que vai das de segunda à sexta-feira das 22 horas até a meia noite. A alegação da direção é que Gilson está trabalhando muito, já teve inclusive problemas sérios de saúde e por isso a “preocupação” com o comunicador que apresenta também o Globo Cidade no Rio de Janeiro 1220 Khz. Ahhh então ta! O nome no novo comunicador ainda não foi anunciado assim como se o programa que é feito no Rio de Janeiro terá São Paulo como cabeça de rede.