Pular para o conteúdo principal

Rádio na internet tem que ser web rádio

Coluna do narrador Jarbas Durte para o site Caros Ouvintes

Se preferir ouça a  coluna aqui: 


“Vai começar mais uma transmissão pela JDsports”. Quando falo isso, todas as ferramentas de contato comigo estão liberadas: MSN, Facebook, twitter, enfim agora nem precisa de telefone para falar ao vivo no ar. Em minhas transmissões a que mais uso é o msn, basta o internauta apertar o F2 do teclado que está no ar ao vivo comigo, isso é apenas um exemplo de como as jornadas esportivas ficaram interativas. Tenho notado nos jogos que transmito que a idade do internauta é dos 12 aos 25, no máximo 30 anos.
Outra média que tenho observado: no formato que tenho utilizado não importa o jogo, ele acompanha, pois mudei um pouco o conceito dado ao repórter, que descrevia o lance, quase que repetindo o que o narrador falava da jogada. O repórter JDsports, dá mais informação de outros assuntos; utilizo esse tempo, que antes era apenas para confirmar o que o narrador descrevia.
Puxa, se o locutor fala “a bola passou a esquerda do gol, tirando tinta da trave” e o repórter em seguida vem falando, “é isso mesmo a bola tirou tinta da trave”. Mas meu Deus isso o narrador acabou de falar! Acho isso um absurdo, mas há anos-luz isso acontece. Não quero mudar o mundo, quero apenas ser mais prático.
Outra coisa que tenho notado: as rádios da internet, para começar, são rádios que transmitem para rádios convencionais, certo? Não são web rádios. O narrador de radinho de pilha, o de rádio de carro, não tem imagem, faz uma alusão a tudo que está acontecendo – de onde está, como está, o que vai fazer…
Eu penso diferente, se o internauta está no meu site, viu quem sou eu, viu na home do meu site qual o jogo que estou transmitindo, viu o campeonato do jogo que estou transmitindo, então ai eu não preciso falar que estou no site tal, que estou no estádio tal, enfim tudo fica um caminho mais curto. É boa tarde e bola rolando, não fico atormentando o ouvinte a toda hora repetindo aonde estou, se ta frio, se eu comi tais coisas. O assunto é o jogo e ele está para ouvir o jogo, o internauta não perde tempo.
Apenas como ilustração, uma vez no começo disso tudo aqui de web rádio, o dono de um portal desses bem conhecidos, me mandou um email com um link, era para eu acessar a página onde estava uma foto, um logo de um time e quando eu clicava sai o som do boletim do clube que o repórter cobria, vamos lá cliquei, ouvi e respondi o email… “caro amigo, não leva a mal não, o áudio do seu repórter tem um minuto e 46 segundos; desse tempo todo, o colega falou do assunto só 50 segundos; o resto ele falou quem era ele, onde estava, porque estava, meu… No banner tinha a foto do repórter, do lado tinha um logo do time, dentro do logo tinha a manchete do assunto do time, e ai ele ainda rpetia “estou aqui no papapapapa, e estou aqui para papapa”
Gente: acho isso um absurdo. Tem que preparar o profissional para uma outra era do rádio, tudo mais curto e literalmente grosso. “Só mais nada”, como diz uma amiga, isso é fato.
Bom, me desculpe pelo desabafo, mas isso é a realidade do nosso dia a dia. Rádio na internet tem que ser web radio.
Um abraço do tamanho do Brasil e até a próxima, estou as quartas e aos domingos na JDsports, com Marcelo Santos e Natalie Morelo. Acessa ai na hora do jogo WWW.futebolpelainternet.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rony Magrini anuncia volta à Nova Morada

Rony Magrini em post da Nova Morada O comunicador Rony Magrini, 61, anunciou que estará de volta aos microfones da rádio Nova Morada, em 1260AM, a partir da próxima segunda-feira (25). Magrini apresenta o programa "Bom Dia, Morada", de segunda à sexta-feira, às 6h. O radialista precisou se ausentar das atividades radiofônicas depois da necessidade de realizar um procedimento para retirada da próstata. A descoberta de fragmentos de câncer foi revelada durante entrevista do comunicador ao radialista Thiago Matheus no programa "Expresso Nova Morada". Durante entrevista que falou sobre a recuperação, Rony Magrini relembrou todo o diagnóstico e deu detalhes sobre o pós operatório. Na ausência do comunicador, a atração diária foi comandada por André Costa. O jornalista e radialista de 34 anos também passa a fazer parte da equipe de profissionais da Nova Morada. Acompanhe este bate-papo exclusivo!

Audiência às quartas-feiras e programas esportivos

Programa esportivo mais ouvido em  São Paulo é o da 105 FM Além de divulga a a tradicional audiência do rádio esportivo com bola rolando e jornadas esportivas aos finais de semana, divulgamos aqui com exclusividade a audiência do futebol no meio de semana (quartas-feiras) e também a medição dos programas esportivos. A 105 FM segue firme na audiência no meio de semana e também nos programas esportivos, com grande vantagem para a segunda emissora. Não sabemos qual é o motivo do Instituto oficial pela medição não incluir  os programas esportivos das rádios Estadão/ESPN e Jovem Pan.     JORNADA ESPORTIVA DO MEIO DE SEMANA 4º FEIRA - 21H00 ÀS 24H00 105 FM____________ GLOBO AM ______0,67 0,25 _______112.844  42.895 TRANSAMÉRICA FM 0,22 37.744 BANDEIRANTES AM 0,18 30.127 CBN FM 0,12 20.007 BANDEIRANTES FM ...

Três anos sem o "sábio Chinês" Juarez Soares

        Juarez foi homenageado pela ACEESP em 12/2016  -  Foto: Marcos Júnior/Portal TT Há  três anos o jornalista Juarez Soares nos deixou, mas a sua obra está marcada para sempre nas rádios e emissoras de tv que trabalhou em quase 60 anos de profissão.  O jornalista Anderson Cheni  lembrou do amigo que estava na emissora em 2019  e prestou a homenagem em nome de todos do Departamento de Esportes que tem o comando de Oliveiro Júnior, que por anos trabalhou com Juarez na TV Bandeirantes no saudoso "Show do Esporte".  O Giro final terminou com um poema de Juarez e o depoimento da filha Ana Júlia que também é jornalista. Um simples, mas emocionante para lembrar de um dos grandes nomes do jornalismo esportivo, salve o eterno sábio "  chinês ".   Juarez Soares Moreira nasceu em São José dos Campos, na região do Vale do Paraíba, Estado de São Paulo, no dia 16 de julho de 1941. Filho de Adolfo Soares Moreira e Josefin...