Pular para o conteúdo principal

Diploma de jornalista continua em pauta na Câmara dos Deputados

Aconteceu, na tarde desta quinta-feira (27), audiência pública para discutir a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que extinguiu a necessidade de graduação específca para exercício do Jornalismo.
O evento, que foi promovido pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e de Educação e Cultura da Câmara, foi requisitado pela deputada Raquel Teixeira (PSDB-GO).
Na ocasião, a deputada Maria do Rosário (PT-RS), que preside a Comissão de Educação e Cultura, avaliou que o STF decidiu de forma simplória ao tornar inconstitucional a demanda de diploma para jornalistas, o que gerou instabilidade.
A parlamentar também elogiou a Proposta de Emenda à Constituição 386/09, do deputado Paulo Pimenta (PT-RS), que torna novamente necessário o diploma em Jornalismo.
Ainda sobre a decisão do STF, o presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Sérgio Murillo, afirmou que, depois de sua divulgação, uma série de inverdades foi reproduzida.
Uma delas - diz Murillo - credita à ditadura militar a regulamentação da profissão de jornalista. "O decreto não foi feito por causa da ditadura, mas apesar da ditadura", disse.
Outra mentira, na opinião de Murillo, é que os jornais estariam restritos a jornalistas, uma vez que, segundo ele, os veículos têm pelo menos 40% de participação de outros profissionais."Não pode ser feita confusão entre opinião e o exercício do Jornalismo", sublinhou, segundo informações da Agência Câmara.
A necessidade de formação específica foi exemplificada pelo presidente da Fenaj com o caso do deputado estadual amazonense Wallace Souza, acusado de encomendar assassinatos para aumentar a audiência de seu programa de TV.
Também presente na audiência, o deputado Fernando Ferro (PT-PE) declarou que parte dos parlamentares tem receio de apresentar suas opiniões sobre mídia e alguns deles são vinculados a veículos de comunicação.
Fonte: Portal da Imprensa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gilson Ricardo vai deixar o Panorama Esportivo

Foto: Site Rádio Globo A Diretoria do SGR (Sistema Globo de Rádio) irá afastar o comunicador do programa alegando que ele está trabalhando muito e não é mais um menino Há mais de 30 anos na Rádio Globo, o repórter e âncora Gilson Ricardo, 60 anos, apresentador do Panorama Esportivo para toda Rede desde 2001 terá que deixar o Panorama Esportivo, programa que vai das de segunda à sexta-feira das 22 horas até a meia noite. A alegação da direção é que Gilson está trabalhando muito, já teve inclusive problemas sérios de saúde e por isso a “preocupação” com o comunicador que apresenta também o Globo Cidade no Rio de Janeiro 1220 Khz. Ahhh então ta! O nome no novo comunicador ainda não foi anunciado assim como se o programa que é feito no Rio de Janeiro terá São Paulo como cabeça de rede.

Audiência às quartas-feiras e programas esportivos

Programa esportivo mais ouvido em  São Paulo é o da 105 FM Além de divulga a a tradicional audiência do rádio esportivo com bola rolando e jornadas esportivas aos finais de semana, divulgamos aqui com exclusividade a audiência do futebol no meio de semana (quartas-feiras) e também a medição dos programas esportivos. A 105 FM segue firme na audiência no meio de semana e também nos programas esportivos, com grande vantagem para a segunda emissora. Não sabemos qual é o motivo do Instituto oficial pela medição não incluir  os programas esportivos das rádios Estadão/ESPN e Jovem Pan.     JORNADA ESPORTIVA DO MEIO DE SEMANA 4º FEIRA - 21H00 ÀS 24H00 105 FM____________ GLOBO AM ______0,67 0,25 _______112.844  42.895 TRANSAMÉRICA FM 0,22 37.744 BANDEIRANTES AM 0,18 30.127 CBN FM 0,12 20.007 BANDEIRANTES FM ...

Rony Magrini anuncia volta à Nova Morada

Rony Magrini em post da Nova Morada O comunicador Rony Magrini, 61, anunciou que estará de volta aos microfones da rádio Nova Morada, em 1260AM, a partir da próxima segunda-feira (25). Magrini apresenta o programa "Bom Dia, Morada", de segunda à sexta-feira, às 6h. O radialista precisou se ausentar das atividades radiofônicas depois da necessidade de realizar um procedimento para retirada da próstata. A descoberta de fragmentos de câncer foi revelada durante entrevista do comunicador ao radialista Thiago Matheus no programa "Expresso Nova Morada". Durante entrevista que falou sobre a recuperação, Rony Magrini relembrou todo o diagnóstico e deu detalhes sobre o pós operatório. Na ausência do comunicador, a atração diária foi comandada por André Costa. O jornalista e radialista de 34 anos também passa a fazer parte da equipe de profissionais da Nova Morada. Acompanhe este bate-papo exclusivo!