Pular para o conteúdo principal

Diploma de jornalista continua em pauta na Câmara dos Deputados

Aconteceu, na tarde desta quinta-feira (27), audiência pública para discutir a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que extinguiu a necessidade de graduação específca para exercício do Jornalismo.
O evento, que foi promovido pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e de Educação e Cultura da Câmara, foi requisitado pela deputada Raquel Teixeira (PSDB-GO).
Na ocasião, a deputada Maria do Rosário (PT-RS), que preside a Comissão de Educação e Cultura, avaliou que o STF decidiu de forma simplória ao tornar inconstitucional a demanda de diploma para jornalistas, o que gerou instabilidade.
A parlamentar também elogiou a Proposta de Emenda à Constituição 386/09, do deputado Paulo Pimenta (PT-RS), que torna novamente necessário o diploma em Jornalismo.
Ainda sobre a decisão do STF, o presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Sérgio Murillo, afirmou que, depois de sua divulgação, uma série de inverdades foi reproduzida.
Uma delas - diz Murillo - credita à ditadura militar a regulamentação da profissão de jornalista. "O decreto não foi feito por causa da ditadura, mas apesar da ditadura", disse.
Outra mentira, na opinião de Murillo, é que os jornais estariam restritos a jornalistas, uma vez que, segundo ele, os veículos têm pelo menos 40% de participação de outros profissionais."Não pode ser feita confusão entre opinião e o exercício do Jornalismo", sublinhou, segundo informações da Agência Câmara.
A necessidade de formação específica foi exemplificada pelo presidente da Fenaj com o caso do deputado estadual amazonense Wallace Souza, acusado de encomendar assassinatos para aumentar a audiência de seu programa de TV.
Também presente na audiência, o deputado Fernando Ferro (PT-PE) declarou que parte dos parlamentares tem receio de apresentar suas opiniões sobre mídia e alguns deles são vinculados a veículos de comunicação.
Fonte: Portal da Imprensa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rony Magrini anuncia volta à Nova Morada

Rony Magrini em post da Nova Morada O comunicador Rony Magrini, 61, anunciou que estará de volta aos microfones da rádio Nova Morada, em 1260AM, a partir da próxima segunda-feira (25). Magrini apresenta o programa "Bom Dia, Morada", de segunda à sexta-feira, às 6h. O radialista precisou se ausentar das atividades radiofônicas depois da necessidade de realizar um procedimento para retirada da próstata. A descoberta de fragmentos de câncer foi revelada durante entrevista do comunicador ao radialista Thiago Matheus no programa "Expresso Nova Morada". Durante entrevista que falou sobre a recuperação, Rony Magrini relembrou todo o diagnóstico e deu detalhes sobre o pós operatório. Na ausência do comunicador, a atração diária foi comandada por André Costa. O jornalista e radialista de 34 anos também passa a fazer parte da equipe de profissionais da Nova Morada. Acompanhe este bate-papo exclusivo!

Audiência às quartas-feiras e programas esportivos

Programa esportivo mais ouvido em  São Paulo é o da 105 FM Além de divulga a a tradicional audiência do rádio esportivo com bola rolando e jornadas esportivas aos finais de semana, divulgamos aqui com exclusividade a audiência do futebol no meio de semana (quartas-feiras) e também a medição dos programas esportivos. A 105 FM segue firme na audiência no meio de semana e também nos programas esportivos, com grande vantagem para a segunda emissora. Não sabemos qual é o motivo do Instituto oficial pela medição não incluir  os programas esportivos das rádios Estadão/ESPN e Jovem Pan.     JORNADA ESPORTIVA DO MEIO DE SEMANA 4º FEIRA - 21H00 ÀS 24H00 105 FM____________ GLOBO AM ______0,67 0,25 _______112.844  42.895 TRANSAMÉRICA FM 0,22 37.744 BANDEIRANTES AM 0,18 30.127 CBN FM 0,12 20.007 BANDEIRANTES FM ...

Três anos sem o "sábio Chinês" Juarez Soares

        Juarez foi homenageado pela ACEESP em 12/2016  -  Foto: Marcos Júnior/Portal TT Há  três anos o jornalista Juarez Soares nos deixou, mas a sua obra está marcada para sempre nas rádios e emissoras de tv que trabalhou em quase 60 anos de profissão.  O jornalista Anderson Cheni  lembrou do amigo que estava na emissora em 2019  e prestou a homenagem em nome de todos do Departamento de Esportes que tem o comando de Oliveiro Júnior, que por anos trabalhou com Juarez na TV Bandeirantes no saudoso "Show do Esporte".  O Giro final terminou com um poema de Juarez e o depoimento da filha Ana Júlia que também é jornalista. Um simples, mas emocionante para lembrar de um dos grandes nomes do jornalismo esportivo, salve o eterno sábio "  chinês ".   Juarez Soares Moreira nasceu em São José dos Campos, na região do Vale do Paraíba, Estado de São Paulo, no dia 16 de julho de 1941. Filho de Adolfo Soares Moreira e Josefin...