Pular para o conteúdo principal

Copa do Brasil festeja retorno de R$ 1 bi

A edição 2009 da Copa Kia do Brasil atingiu uma marca histórica de retorno de mídia para anunciantes. Somado, o tempo de exposição das marcas na TV aberta durante os 262 jogos transmitidos gerou o equivalente a R$ 1.132.837.000,00, segundo levantamento feito pelo instituto de pesquisas Informídia.
O levantamento cronometra o tempo de aparição de cada marca, pondera a posição que o logotipo ocupou no vídeo e avalia o custo desse espaço de acordo com as tabelas de mídia das emissoras de TV para o horário - não são considerados os descontos. Impulsionada pelo bom desempenho do campeão Corinthians e pela presença de Ronaldo, a Copa Kia do Brasil teve 464 horas de transmissão em 2009. No total, a competição foi vista por 39.144.000 pessoas.
Os dados foram aferidos em levantamento encomendado pela Traffic, empresa de marketing esportivo que comercializa cotas de publicidade da Copa Kia do Brasil - o naming right, por exemplo, é uma propriedade da cota de title sponsor.
A agência ainda fez um filtro de dez jogos, definidos por critérios dela, para mostrar aos patrocinadores um relatório de resultados dos aportes.
Os dez jogos escolhidos foram, na visão da Traffic, os oito melhores e os dois piores entre os que foram veiculados pela TV aberta. Nesse grupo (a lista completa não foi revelada, mas há seis partidas do Corinthians), a audiência média para São Paulo chegou a 40 pontos (33 da Globo e 7 da Band).
A pesquisa que a empresa apresentou aos patrocinadores da Copa Kia do Brasil apontou um retorno de 12 vezes sobre o valor investido por publicidade estática na competição. Para o diretor da Traffic, esse número confirma a importância que a mídia exerce sobre o aporte de capital no segmento: "Essa percepção já existia, mas a crise acentuou o cenário.
Ao mesmo tempo em que impulsionou os números de 2009, porém, o desempenho esportivo pode ser um inimigo na próxima temporada.
O Corinthians, por ter ficado com o título, disputará a Copa Libertadores e não participará da competição nacional. Atualmente, a classificação do Campeonato Brasileiro também tiraria Palmeiras, Goiás, Atlético-MG e Internacional do torneio brasileiro.
Fonte: Máquina do Esporte

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gilson Ricardo vai deixar o Panorama Esportivo

Foto: Site Rádio Globo A Diretoria do SGR (Sistema Globo de Rádio) irá afastar o comunicador do programa alegando que ele está trabalhando muito e não é mais um menino Há mais de 30 anos na Rádio Globo, o repórter e âncora Gilson Ricardo, 60 anos, apresentador do Panorama Esportivo para toda Rede desde 2001 terá que deixar o Panorama Esportivo, programa que vai das de segunda à sexta-feira das 22 horas até a meia noite. A alegação da direção é que Gilson está trabalhando muito, já teve inclusive problemas sérios de saúde e por isso a “preocupação” com o comunicador que apresenta também o Globo Cidade no Rio de Janeiro 1220 Khz. Ahhh então ta! O nome no novo comunicador ainda não foi anunciado assim como se o programa que é feito no Rio de Janeiro terá São Paulo como cabeça de rede.

Rádio Bandeirantes comemora centenário do Santos Futebol Clube com programação especial

 O ex-jogador, comentarista e apresentador  Neto comanda o "Concentração" direto da Vila Belmiro    A Rádio Bandeirantes AM 840 e FM 90,9 preparou uma programação especial para comemorar os 100 anos de fundação do Santos Futebol Clube. Amanhã, dia do aniversário do time, o craque Neto apresenta o “Concentração” a partir das 15h com entrevistas ao vivo e a exibição do especial “O Centenário da Magia - Histórias dos 100 anos do Santos Futebol Clube”. No domingo, Milton Neves desce a serra para comandar o “Domingo Esportivo Bandeirantes” direto do Memorial das Conquistas, na Vila Belmiro, em Santos, a partir das 9h. O programa contará com a participação ao vivo de convidados especiais como Pepe, Clodoaldo, Zito, Edu, João Paulo, Lino, Manuel Maria, Lalá, entre outros. A Rádio Bandeirantes também vai premiar os ouvintes torcedores do Peixe. Para participar, basta visitar os perfis da emissora no Twitter (@R_Bandeirantes) ou no Facebook (www.facebook.com/radiobandeiran...

Audiência às quartas-feiras e programas esportivos

Programa esportivo mais ouvido em  São Paulo é o da 105 FM Além de divulga a a tradicional audiência do rádio esportivo com bola rolando e jornadas esportivas aos finais de semana, divulgamos aqui com exclusividade a audiência do futebol no meio de semana (quartas-feiras) e também a medição dos programas esportivos. A 105 FM segue firme na audiência no meio de semana e também nos programas esportivos, com grande vantagem para a segunda emissora. Não sabemos qual é o motivo do Instituto oficial pela medição não incluir  os programas esportivos das rádios Estadão/ESPN e Jovem Pan.     JORNADA ESPORTIVA DO MEIO DE SEMANA 4º FEIRA - 21H00 ÀS 24H00 105 FM____________ GLOBO AM ______0,67 0,25 _______112.844  42.895 TRANSAMÉRICA FM 0,22 37.744 BANDEIRANTES AM 0,18 30.127 CBN FM 0,12 20.007 BANDEIRANTES FM ...