Pular para o conteúdo principal

Livro comemora os 90 anos da primeira conquista internacional do futebol brasileiro

Há exatos 90 anos, num Rio de Janeiro acossado pelo medo da gripe espanhola e sacudido por greves inspiradas nos princípios da Revolução Russa, acontecia a primeira competição internacional de futebol no Brasil.
O Sul-Americano de futebol simplesmente parou o Distrito Federal. Faltou lugar no recém-construído estádio das Laranjeiras para receber a multidão ávida pela novidade do futebol.
A conquista do título se tornou uma questão de honra.
Era o início de um sentimento que criaria a chamada “pátria de chuteiras”, o início de um processo que levaria o futebol a ter um papel determinante na construção de uma identidade nacional.
A partir da vitória dramática sobre os uruguaios, o esporte-bretão passaria a representar muito mais do que uma recreação das elites.
Com a sua apreensão indistintamente por negros, brancos e mestiços, o Brasil começaria uma espécie de revolução que a retrógada e racista República Velha, que então governava o país, se negava a fazer.
Numa edição de luxo, ilustrada por fotos inéditas da época, o jornalista Roberto Sander tenta explicar aquele momento fundamental da nossa história.
Assim sendo, cria um painel variado dos acontecimentos daquele período, sem perder de vista, evidentemente, o essencial: as quatro vitórias do Brasil que fizeram com que, como nunca, sentíssemos orgulho de ser brasileiro.
“Sul-Americano de 1919 – Quando o Brasil descobriu o futebol” (R$ 42), o quarto livro da Maquinária Editora, é uma viagem a um tempo em que, através do futebol, o Brasil começou a ter cara de Brasil, a virar esse Brasil que hoje conhecemos.

LIVRO: "Sul-Americano de 1919 – Quando o Brasil descobriu o futebol"
Formato: 20 x 20 cm
Capa flexível
Miolo papel couchet 115 g
84 páginas
Preço: R$ 42,00

LANÇAMENTO: 1º. de junho, a partir das 19 h, na Livraria Saraiva do Shopping Rio Sul

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gilson Ricardo vai deixar o Panorama Esportivo

Foto: Site Rádio Globo A Diretoria do SGR (Sistema Globo de Rádio) irá afastar o comunicador do programa alegando que ele está trabalhando muito e não é mais um menino Há mais de 30 anos na Rádio Globo, o repórter e âncora Gilson Ricardo, 60 anos, apresentador do Panorama Esportivo para toda Rede desde 2001 terá que deixar o Panorama Esportivo, programa que vai das de segunda à sexta-feira das 22 horas até a meia noite. A alegação da direção é que Gilson está trabalhando muito, já teve inclusive problemas sérios de saúde e por isso a “preocupação” com o comunicador que apresenta também o Globo Cidade no Rio de Janeiro 1220 Khz. Ahhh então ta! O nome no novo comunicador ainda não foi anunciado assim como se o programa que é feito no Rio de Janeiro terá São Paulo como cabeça de rede.

Rádio Bandeirantes comemora centenário do Santos Futebol Clube com programação especial

 O ex-jogador, comentarista e apresentador  Neto comanda o "Concentração" direto da Vila Belmiro    A Rádio Bandeirantes AM 840 e FM 90,9 preparou uma programação especial para comemorar os 100 anos de fundação do Santos Futebol Clube. Amanhã, dia do aniversário do time, o craque Neto apresenta o “Concentração” a partir das 15h com entrevistas ao vivo e a exibição do especial “O Centenário da Magia - Histórias dos 100 anos do Santos Futebol Clube”. No domingo, Milton Neves desce a serra para comandar o “Domingo Esportivo Bandeirantes” direto do Memorial das Conquistas, na Vila Belmiro, em Santos, a partir das 9h. O programa contará com a participação ao vivo de convidados especiais como Pepe, Clodoaldo, Zito, Edu, João Paulo, Lino, Manuel Maria, Lalá, entre outros. A Rádio Bandeirantes também vai premiar os ouvintes torcedores do Peixe. Para participar, basta visitar os perfis da emissora no Twitter (@R_Bandeirantes) ou no Facebook (www.facebook.com/radiobandeiran...

Audiência às quartas-feiras e programas esportivos

Programa esportivo mais ouvido em  São Paulo é o da 105 FM Além de divulga a a tradicional audiência do rádio esportivo com bola rolando e jornadas esportivas aos finais de semana, divulgamos aqui com exclusividade a audiência do futebol no meio de semana (quartas-feiras) e também a medição dos programas esportivos. A 105 FM segue firme na audiência no meio de semana e também nos programas esportivos, com grande vantagem para a segunda emissora. Não sabemos qual é o motivo do Instituto oficial pela medição não incluir  os programas esportivos das rádios Estadão/ESPN e Jovem Pan.     JORNADA ESPORTIVA DO MEIO DE SEMANA 4º FEIRA - 21H00 ÀS 24H00 105 FM____________ GLOBO AM ______0,67 0,25 _______112.844  42.895 TRANSAMÉRICA FM 0,22 37.744 BANDEIRANTES AM 0,18 30.127 CBN FM 0,12 20.007 BANDEIRANTES FM ...