sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

De rádio para áudio – A radiodifusão em todos os espaços

Mais da metade dos ouvintes de rádio online o escutam pelo notebook e 45% por celular tradicional ou smartphone. Ainda que o cenário digital proporcione acesso a um número variado de emissoras, independente de sua localidade, as emissoras locais são as favoritas para 83% 

 O dia a dia da maioria das pessoas está cada vez mais dinâmico diante da constante expansão midiática. A proliferação de telas ampliou as possibilidades de consumo de conteúdo, que transita em diferentes meios e plataformas assim como a vida de quem o consome, tornando esta experiência cada vez mais individualizada. Neste cenário, a internet se consolida como plataforma e ferramenta essencial para amplificar o consumo do rádio e dos demais meios.

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Ainda que a realidade digital seja recente, o rádio possui em seu DNA atributos     de mobilidade desde seu surgimento,         há mais de um século. E essa   característica reforça seu posicionamento    de          ser companheiro, presente em qualquer  lugar e a qualquer momento. Segundo o  estudo Antropomedia, realizado em diferentes regiões do Brasil e países para compreender o significado e relacionamento das pessoas com os meios, o rádio foi relacionado a momentos de distração e companhia pela maioria dos entrevistados. Ao unir essa característica mobile às novas possibilidades geradas pelo consumo online, bem como a recepção do sinal em diferentes tipos de aparelho, o meio rádio ultrapassa as barreiras físicas e tem um novo significado ao ser disseminado no horizonte digital. Sua pluralidade de conteúdo agrada a diferentes gostos e pessoas, uma vez que, considerando todas as formas de consumo de áudio, 78% ouvem música¹, 34% escutam conteúdos relacionados à emoção² e 41% informação³. Desta forma, o som permeia todos os ambientes e situações, fazendo com que 93% da população seja impactada por algum formato de áudio, segundo dados do estudo TG.net . Entre os locais onde mais se escuta rádio estão a casa, o automóvel e o trabalho. Durante a manhã, os ouvintes tendem a consumir o meio em trânsito ou no escritório. À tarde o consumo no trabalho é 38% mais alto do que a média e, à noite, os destaques são o automóvel ou transporte público.
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Fonte: Target Group Index Br Y16w1+w2, Rádio 7 dias

O aparelho de rádio comum é o mais utilizado para escutar o meio (70%), seguido de 27% em automóveis e 18% pelo aparelho celular. Já o rádio online é ouvido por 5% dos internautas, destes, 49% utilizam notebook, 45% ouvem por celular ou smartphone, 32% no desktop e 8% por tablet. Neste aspecto, ainda que a internet tenha ampliado a possibilidade de contato com emissoras de diversas localidades, vale ressaltar que 83% dos ouvintes de rádio online ouvem emissoras locais, segundo uma pesquisa realizada pela Kantar IBOPE Media. 
Ao analisar o cenário de áudio como um todo, podemos segmentar os ouvintes em cinco grupos, a partir do Target Group Index: Desantenados, Desplugados, Usuários comuns, Antenados e Tecnológicos. Os primeiros tendem a ser mais maduros, de classes socioeconômicas médias a baixas e escutam rádio todos os dias, por meio de aparelho comum, para entretenimento, informação e atualização de noticias. Os dois últimos grupos são voltados para o consumo em simultaneidade com outras mídias, proporcionado pelo uso de diferentes aparelhos, como tablet e smartphone, tendem a ser mais jovens e de classes mais altas.
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Esse novo grupo de consumidores representa um mercado potencial a ser explorado, tanto para anunciantes buscando estabelecer vínculos de suas marcas com consumidores, como de meios buscando engajar suas audiências; devido a sua característica não linear de mídia, que possibilita a interação em diversos momentos ao longo do dia. 
Neste ambiente de transformação, se torna cada vez mais importante se manter informado. Quanto mais a mídia se expande, aumenta a complexidade e a necessidade de se acompanhar os hábitos e comportamentos do consumidor para antecipar as tendências e criar inovações que atendam às necessidades desse consumidor. 
¹Música: Smart app Música Smart app + Celul App Música + Tablet App Música + Videos de Music 30d [+01/15] + Video de Music SmartTV [+01/15] + Ouve música (qualquer período) + Música na Internet + Video Music Diversos aparelhos ²Emoção: Programas Humorísticos/ Comédias + Conselhos/ Opiniões + Moda e Estilo + Entrevistas/ Programas falados + Esportes ao vivo + Comentários Esportivos + Radionovelas + Programas Religiosos ³Informação: Noticiários Internacionais + Noticiários Locais + Noticiários Nacionais + Notícias policiais + Notícias de trânsito + Notícias do tempo
Fonte e Arte: Kantar Ibope Media