quarta-feira, 21 de maio de 2014

Lançamento do polêmico livro "O Lado sujo do Futebol"

Nesta sexta-feira, dia 23 de maio, a partir das 18h, ocorre na Livraria Cultura - Paulista, a sessão de autógrafos com a participação dos autores do livro "O Lado Sujo do Futebol" , uma obra polêmica e corajosa, repleta de informações e documentos, que vão mostrar ao leitor a face obscura do esporte mais popular do mundo. A obra chega às livrarias recheado de traições, contratos suspeitos, amizades de interesses, cartel, subornos, enriquecimento ilícito, coações, jogo político e muita sujeira. No prefácio, Romário define bem a importância do livro: “Agora, mais do que nunca, tenho certeza de que a CBF é mesmo o câncer do futebol!”. Para mostrar ao torcedor o que acontece, de fato, além das quatro linhas, a Editora Planeta montou um forte time de jornalistas investigativos. Amaury Ribeiro Jr., Leandro Cipoloni, Luiz Carlos Azenha e Tony Chastinet trazem à tona fatos amparados em documentos oficiais retirados de cartórios do Brasil e do exterior, transcrição de conversas gravadas, informações rigorosamente apuradas e criteriosa pesquisa em arquivos de revistas e jornais. O Lado Sujo do Futebol é o retrato definitivo do que é feito com a paixão do torcedor. Mostra como João Havelange e Ricardo Teixeira desenvolveram um esquema mafioso de fraudes e conchavos, beneficiando a si e seus amigos. Fifa e CBF se tornaram um grande balcão de negócios, no qual são firmados acordos bilionários, que envolvem direitos de transmissão e multinacionais de material esportivo. Um grande jogo de bolas marcadas, cujo palco principal são as Copas do Mundo. Os autores advertem: “Se você não quer perder a ingenuidade em torno do esporte mais apaixonante do mundo, pare por aqui”. Portanto, prepare-se. Começa agora o jogo de verdade. 
Serviço:
O Lado Sujo do Futebol - Amaury Ribeiro Jr., Leandro Cipoloni, Luiz Carlos Azenha e Tony Chastinet - Editora Planeta ISBN: 978-85-422-0333-2  -Não-Ficção / Brochura / 16x23 / 400 páginas  - R$ 39,90

Prêmio Escola Voluntária abre inscrições para 14ª edição

O Prêmio Escola Voluntária está com as inscrições abertas para a sua 14ª edição. O objetivo do Prêmio, uma iniciativa da Rádio Bandeirantes e da Fundação Itaú Social, é incentivar e reconhecer instituições de ensino, públicas e privadas, responsáveis por projetos sociais que promovam o trabalho voluntário entre os seus alunos. A ação deve ser em prol de uma comunidade e com a participação de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental (ou 8ª série) e/ou em qualquer série do Ensino Médio. Este 14º ano traz novidades. A apresentadora da Band Renata Fan é a nova madrinha do projeto. Além disso, o estado de Goiás passa também a ser contemplado pelo prêmio, além da Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e o Distrito Federal. Serão, portanto, 11 estados participantes. O primeiro lugar leva 20 mil reais, o segundo 15 mil reais e o terceiro 10 mil reais. Ao educador destaque será oferecido um notebook. Desde 2001, o Prêmio Escola Voluntária já recebeu mais de 5000 inscrições de projetos. Cada escola selecionada, ao todo dez por edição, recebe uma equipe da Rádio Bandeirantes que transmite aos alunos conceitos de radiojornalismo e orientações práticas sobre como elaborar conteúdo para uma rádio. As reportagens produzidas pelos estudantes são veiculadas na programação da emissora. Por fim, uma comissão julgadora seleciona os melhores trabalhos, que serão premiados em cerimônia. As inscrições para o 14º Prêmio Escola Voluntária podem ser feitas através do site www.escolavoluntaria.com.br. Para mais informações, ligue 0800 770 11 55 ou acesse www.facebook.com/EscolaVoluntaria.

Prêmio CBN de Jornalismo Universitário 6ª Edição

O Prêmio CBN de Jornalismo Universitário tem o objetivo de estimular e divulgar reportagens de rádio produzidas por estudantes universitários. Em sua sexta edição, o tema para as matérias é: “Bem aqui do meu lado, alguma coisa está fora da ordem”. O assunto proposto este ano pretende levar a uma reflexão dos jovens participantes sobre situações de injustiça, preconceito e desigualdade que ocorrem no seu universo escolar, social, familiar. Queremos descobrir novos talentos e aproximá-los do rádio, veículo que tem entre suas principais características agilidade e interatividade, atributos indispensáveis à comunicação contemporânea. As inscrições serão feitas apenas pela internet e vão até 27 de junho. A divulgação do resultado ocorrerá no dia 1º de outubro de 2014. Os trabalhos podem ser individuais ou em grupo. Os três melhores serão premiados, sendo um considerado vencedor e, os outros dois, menções honrosas. O primeiro colocado (ou primeiros colocados, no caso de reportagem em grupo) terá direito a troféu; iPad; visita supervisionada para acompanhar o funcionamento da CBN em São Paulo, com as despesas de passagem e hospedagem pagas; veiculação do conteúdo na programação da rádio; e certificado de participação. As menções honrosas também terão o material veiculado na rádio e receberão certificados. Não perca o fechamento desta edição, participe!
Fonte: CBN

UNICEF e Universidade do Futebol lançam curso de formação para técnicos e gestores de futebol

Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a Universidade do Futebol lançam nessa quinta-feira dia 22 de maio, no auditório de Furnas, em Botafogo (Rio de Janeiro), o projeto Educar pelo Futebol – Meu time é nota 10, que vai oferecer curso de formação para técnicos, professores e gestores de clubes e escolinhas de futebol. O objetivo do curso é transformar o futebol num instrumento de educação e de mudança social para a melhoria da qualidade de vida das crianças e dos adolescentes. O projeto conta com o apoio da Fundação FC Barcelona. Na ocasião, o UNICEF nomeará o coordenador técnico da Seleção Brasileira de Futebol, Carlos Alberto Parreira, como Campeão do UNICEF para o Esporte Seguro e Inclusivo. Com essa nomeação, ele entra para o time de celebridades que apoiam o trabalho do UNICEF no Brasil na defesa e promoção dos direitos da infância e da adolescência. O time conta com os embaixadores Renato Aragão, Daniela Mercury, a personagem Mônica e Lázaro Ramos; o Campeão para as Crianças Brasileiras, Felipe Massa; e o Escritor para as Crianças Brasileiras, Mauricio de Sousa. Parreira também passa a ser padrinho do projeto Educar pelo Futebol – Meu time é nota 10. Antes do lançamento, será oferecido um café de boas-vindas para a imprensa e para os convidados. O evento conta com o apoio de Furnas.  Informações pelo telefone: +5521 - 3147-5700

Rádio Central de Campinas reforça equipe esportiva

A Rádio Central AM 870, emissora tradicional esportiva de Campinas e região  reforçou sua equipe esportiva  com a contratação do radialista Júlio Nascimento, que vai desempenhar a função de produtor e repórter na Equipe "Campeã", que tem o comando de Alberto César. Júlio vai ocupar a vaga de Eduardo Luiz, que está deixando a emissora depois de nove anos. Júlio Nascimento é uma grata revelação do Portal Futebol Interior, onde também exerce a função de narrador e repórter. Aos 18 anos, o jovem comunicador trabalhou também na Rádio Digital de Campinas.  A equipe  de esportes da Rádio Central de Campinas transmite todos os jogos da dupla Ponte Preta e Guarani, além de levar ao ar uma ampla cobertura dos times capital paulista. Hoje integram a equipe comandada pelo narrador Alberto César, os narradores: Marcelo Corsato, Roger Willians e Jota Silva. Os repórteres: Nilson Zanchetta Junior e Washington Melo, os comentaristas: Carlos Eduardo de Freitas, Jota Jorge, Elias Aredes e Tadeu Ferreira, os âncoras: Roberto Marcondes, Fernando César e Prado Junior, além dos técnicos: João Pelucci, Wagnaldo Silva e André Pereira.