segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Rádios Webs criam a primeira Liga Nacional para fortalecer o segmento

Foi criada no dia  25 de setembro, Dia do Rádio, a primeira Liga Nacional de rádios webs, que tem como objetivo unificar a maioria das emissoras que trabalham no segmento esportivo de todo Brasil, começando com emissoras  voltadas para o futebol. Essa direção da recém criada Liga está desenvolvendo ações em parcerias com entidades como o IVC Brasil http://www.ivcbrasil.org.br/ com a criação de uma ferramenta que monitore as audiências da web rádios associadas a Liga. A  intensão é de criar um selo de auditoria digital do IVC que dê maior credibilidade ao nosso das emissoras webs e parcerias com entidades ligadas ao esporte que ajude a profissionalizar e fortalecer o  ainda mais  o setor das web rádios, oferecendo cursos e palestras voltadas especificamente para estudantes e profissionais.  Participam da Liga Nacional as webs:  SPFC Digital, Rádio Coringão, Web Rádio Lusa. Web Rádio Santista e Web Rádio Verdão. Mais informações na Fan Page da Liga no Facebook: https://www.facebook.com/LigaNacionalWebRadio

Ondas Curtas - 48

* Saiu a nova audiência do rádio esportivo do último trimestre em São Paulo e no Rio de Janeiro. Em breve vamos trazer todos os detalhes. No Rio de Janeiro a Super Tupi ultrapassou a marca de 200 mil ouvintes por minuto aos domingos. 

* O Ministério das Comunicações renovou por maios dez anos a concessão de várias emissoras no Brasil, entre elas estão: Globo São Paulo, Globo Rio de Janeiro e Excelsior (CBN São Paulo). 

* A Rádio Globo de São Paulo, está "observando" os narradores de outras emissoras e também de outras praças.

* A jornalista Marília Ruiz está com um canal muito interessante e engraçado no YouTube (vejam aqui) 

* Com a inevitável migração das emissoras que operam em am para o fm, o som vai melhorar, mas o alcance diminuiu. Ruim para quem ouve emissoras fortes e potentes no am em outros estados do Brasil, uma pena. A migração é opcional, acredito que em pequenas cidades muitas vão optar em continuar no am, fato que não vai acontecer em grandes cidades como São Paulo e Rio de Janeiro por exemplo. Além disso, o custo de um transmissor digital em FM é muito maior do que o transmissor em am. 

* Lembrai-vos que: 2014 ano de eleições, de migrações e concessões políticas para as novas fms que vão surgir.

O Negócio é Esporte explora o campo financeiro do futebol mundial

Enquanto os times brasileiros não param de aumentar suas dívidas, os clubes europeus anunciam faturamentos bilionários, caso do Real Madrid e do Barcelona. O Brasil, maior campeão do futebol mundial, revela ainda uma fragilidade econômica dos principais clubes do país. Para entender quais motivos levam os times brasileiros a receberem cartão vermelho no campo financeiro, o programa “O Negócio é Esporte” desta segunda-feira (14), às 22h, recebe Pedro Daniel, consultor de gestão esportiva da BDO Brasil. O convidado, que coordenou um recente estudo de avaliação de marcas, fala sobre a consolidação do Corinthians como clube mais valioso do futebol brasileiro e analisa o modelo de negócio dos times europeus. Pedro explica ainda como gigantes do nosso futebol, como o Flamengo, são campeões de dívidas. Participa também do programa o dirigente do Real Madrid, Otero Lastres, que explica como o time madrilenho se tornou uma das principais referências em modelo de negócios para o futebol mundial.

Rede Atrativa estreia no próximo dia 21

Durante ação promocional de divulgação da Rede Atrativa FM no último sábado, dia 12 de outubro, foi anunciada a data de estreia da programação. O início dos trabalhos oficiais será no dia 21 deste mês. A rede promovida pelo Painel da Webrádio conta com parceria da empresa TOP Brasil Mídia e trata-se de uma proposta de levar conteúdo musical e informativo de maneira gratuita a webrádios e emissoras AM e FM de todo o Brasil. O programa que iniciará as atividades na Rede Atrativa FM será o Contra-Ataque, atração esportiva apresentada por Ivan Bruno, exibido diariamente de segunda a sexta, na faixa das 18 as 19 horas e com informações do futebol e dos esportes por todo o país. Além disso a emissora já destaca nos intervalos e entre as músicas da grade, mais alguns programas que farão parte da rede. As emissoras e rádios on-line que quiserem retransmitir a programação já vão receber, no início dessa semana, a grade completa de programação. Até esta sexta, o Painel da Webrádio anunciará a grade completa da programação da Rede Atrativa FM. Para quem já quiser ir acompanhando esse projeto inovador promovido pelo único portal brasileiro e da América Latina de webrádios, pode conectar pelo site www.atrativafm.com.br. As webrádios e emissoras que quiserem saber mais e se afiliarem a rede, podem obter mais informações por meio do link “Rede-Painel”. Lá estão presentes informações sobre a proposta e o Termo de Afiliação para que os canais de comunicação façam parte da Rede Atrativa FM.