Pular para o conteúdo principal

Rádio Jovem Pan am comemora 70 anos de fundação

A.A.A de Carvalho proprietário
 da emissora  desde 1964
A história da rádio Panamericana de São Paulo começou no dia 3 de maio de 1943, na sua primeira sede, rua São Bento, 279.O Primeiro prefixo, era PRH-7 Teve como prefixo as primeiras notas da Quinta Sinfonia de Beethoven que, no código morse, representavam o "V" da Vitória. Em novembro desse mesmo ano, a emissora foi comprada por Paulo Machado de Carvalho, passando a integrar o Grupo das Emissoras Unidas.
Em 1945 a Panamericana - que nasceu para transmitir novelas - foi transformada em "a emissora dos esportes", por Paulo Machado de Carvalho, com o projeto executado pelo então empossado diretor-geral Paulo Machado de Carvalho Filho. Em 1964, ainda ligado à TV Record, Antônio Augusto Amaral de Carvalho, outro filho de Paulo Machado de Carvalho, assumiu definitivamente a direção da emissora, onde já havia estagiado. O nome fantasia "Jovem Pan" surgiu em 1965, dado por Paulo Machado de Carvalho, para rejuvenescer o nome da emissora, já que estava envolvida com muitos eventos e fatos da atualidade.Surgiu o atual prefixo da Jovem Pan,A ZYK 521. A grande transformação da Panamericana começou em 1966. Já com o nome fantasia de Jovem Pan, a rádio iniciou vários programas com ídolos da música popular brasileira que, na época, faziam grande sucesso na TV Record. Na década de 1970, a emissora passou a investir em jornalismo, período em que surgiram a
Emissora é referencia no jornalismo em rádio
"Equipe Sete e Trinta", o "Jornal de Integração Nacional" e, finalmente, o "Jornal da Manhã", que até hoje é uma referência no jornalismo de rádio em todo o país. Em 1973, Antônio Augusto Amaral de Carvalho adquiriu as ações da emissora dos irmãos Paulo Machado de Carvalho Filho e Alfredo de Carvalho, tornando-se seu único proprietário. Em 1976, a Jovem Pan deixou a avenida Miruna, e se instalou da avenida Paulista, 807, 24º andar. Ainda neste ano, foi inaugurada a Jovem Pan 2 FM, com sede no mesmo local. 
Em 1993, a emissora iniciou o Projeto Jovem Pan-SAT, que teve sua implantação em 1994, com sinal de áudio totalmente digital, transmitindo via satélite para várias regiões do país. Em 2011, a Jovem Pan-SAT atingiu a marca de 25 milhões de ouvintes em todo o Brasil. Atualmente é a rede jornalística com maior alcance no Brasil em afiliadas, cujos números de audiência e faturamento são semelhantes a outras grandes redes de rádio brasileiras. Pioneirismo e tradição A Jovem Pan AM é uma das mais antigas emissoras de rádio noticiosas da cidade de São Paulo, estando entre as mais ouvidas. O formato de
Anchieta Filho, Denise Campos de Toledo,
Joseval Peixoto e Caio Blinder. 
 
jornalismo e prestação de serviços começou na década de 1970 e perdura até hoje. Na época, ao lado da Rádio Eldorado, a Jovem Pan AM era uma das únicas rádios noticiosas da cidade.  
Os jingles, as músicas e as vinhetas também são bastante tradicionais. Pontualmente, às 7 horas da manhã, todos os dias da semana, há pelo menos 30 anos, são tocados trechos das músicas "Tema de São Paulo - Amanhecendo - O tempo e a hora", do compositor Billy Blanco, consideradas por muitos como um hino dos paulistanos. No começo de 2000, a rádio chegou a tentar mudar o horário da execução desta música, mas os ouvintes reclamaram e manteve-se o horário original. Galeria de fotos dos 70 anos pode ser vista aqui.
Parabéns a emissora que é referencia  no jornalismo geral e esportivo.
Agradecimento: Vander Luiz
Fonte Wikpédia
Fotos: Portal Terceiro Tempo e Jovem Pan Online

Comentários

  1. Esta é a rádio que orgulha a todos nós paulistas e paulistanos. Só gostaria de cumprimentá-los pela foto do pessoal do jornalismo que depois de Nei Gonçalves Dias, Barão Wilson Fittipaldi, Randal Juliano anconrando hoje tem o grande Joseval Peixoto outrora referência nas transmissões esportivas. O que causa tristeza hoje na Pan é ter que ouvir Nilson César com seu gritos histéricos, Rogério Assis o locutor da transmissão em "soquinhos" e o menos ruim José Manoel de Barros, que seria um ótimo e foi locutor pra Londrina, mas não pra Jovem Pan. Saudades do Joseval, Osmar Santos, Edemar Annuseck narrando. Também não gostava do histerismo do Silvério hoje em fim de carreira na Bandeirantes. Cumprimento a direção da Jovem Pan pelos 70 anos e pergunto: porque não dão uma chance pro Anuseck narrar aí de novo. Ele está parado morando aqui em São Paulo depois de ter passado mais recentemente pela Rádio Record e pelo SPORTV. Ele sempre foi marca registrada da Jovem Pan. Aliás, não sei como um dia voces deixaram ele sair. Lembre-se que "Qualidade não tem idade". A prova está na presença do Claudio Carsughi e do próprio Joseval na emissora.
    Saudações
    Dr. Carlo de Cicco Varenza

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Campeonato Espanhol pode ser adiado por problema em contrato com TV

A temporada 2009/ 2010 do Campeonato Espanhol poderá ser adiada por problemas no contrato de transmissão da liga de futebol do país. Os clubes vieram a público reclamar da redução dos acertos audiovisuais junto às detentoras dos direitos de exibição do prestigiado torneio europeu. O Campeonato Espanhol tem início previsto para o dia 29 de agosto. Os contratos de transmissão entre as emissoras e os clubes do país caíram de cinco para três anos. Em sessão extraordinária, a liga pediu "respeito" na mudança e disse que a alteração não leva em conta as peculiaridades do mercado do futebol. A liga teme que a redução dos prazos contratuais implique em danos às receitas dos clubes, abastecidas em grande parte com os investimentos das TVs. As equipes do Espanhol ameaçam ainda tomar medidas cabíveis para honrar os compromissos com as emissoras de televisão do país. Fonte: Agência EFE

Rony Magrini anuncia volta à Nova Morada

Rony Magrini em post da Nova Morada O comunicador Rony Magrini, 61, anunciou que estará de volta aos microfones da rádio Nova Morada, em 1260AM, a partir da próxima segunda-feira (25). Magrini apresenta o programa "Bom Dia, Morada", de segunda à sexta-feira, às 6h. O radialista precisou se ausentar das atividades radiofônicas depois da necessidade de realizar um procedimento para retirada da próstata. A descoberta de fragmentos de câncer foi revelada durante entrevista do comunicador ao radialista Thiago Matheus no programa "Expresso Nova Morada". Durante entrevista que falou sobre a recuperação, Rony Magrini relembrou todo o diagnóstico e deu detalhes sobre o pós operatório. Na ausência do comunicador, a atração diária foi comandada por André Costa. O jornalista e radialista de 34 anos também passa a fazer parte da equipe de profissionais da Nova Morada. Acompanhe este bate-papo exclusivo!

Três anos sem o "sábio Chinês" Juarez Soares

        Juarez foi homenageado pela ACEESP em 12/2016  -  Foto: Marcos Júnior/Portal TT Há  três anos o jornalista Juarez Soares nos deixou, mas a sua obra está marcada para sempre nas rádios e emissoras de tv que trabalhou em quase 60 anos de profissão.  O jornalista Anderson Cheni  lembrou do amigo que estava na emissora em 2019  e prestou a homenagem em nome de todos do Departamento de Esportes que tem o comando de Oliveiro Júnior, que por anos trabalhou com Juarez na TV Bandeirantes no saudoso "Show do Esporte".  O Giro final terminou com um poema de Juarez e o depoimento da filha Ana Júlia que também é jornalista. Um simples, mas emocionante para lembrar de um dos grandes nomes do jornalismo esportivo, salve o eterno sábio "  chinês ".   Juarez Soares Moreira nasceu em São José dos Campos, na região do Vale do Paraíba, Estado de São Paulo, no dia 16 de julho de 1941. Filho de Adolfo Soares Moreira e Josefina Soares Moreira, formou-se em Pedagogia na Facul