Pular para o conteúdo principal

Jovem Pan ressuscita campanha contra a Voz do Brasil



Obrigada a transmitir a 'A Voz do Brasil', desde do último dia 5 de janeiro, a rádio Jovem Pan am e Jovem Pan 2 FM  segue firme na campanha  contra a transmissão obrigatória da  Voz do Brasil.
A emissora criou inclusive em seu site um espaço dedicado a essa campanha, onde diversas autoridades  dão o seu depoimento em relação a obrigatoriedade da Voz do Brasil. (veja aqui). Com essa imposição a Jovem Pan AM deixa  de prestar serviço ao ouvinte justamente no horário de pico do congestionamento. 
O departamento jurídico da emissora  tenta convencer o Governo Federal  a flexibilização do horário de transmissão, mas ainda não obteve exito.
Além da Jovem Pan am e fm a Fast 89 também passou a transmitir o programa em janeiro desse ano,  em 2010  a obrigatoriedade novamente foi imposta para: Globo am, CBN am e fm, Sulamérica Trânsito fm. As mais recentes foram: Nova Brasil, Vida e Kiss, toda em fm. Todas essas emissoras eram isentas de transmitir o programa via liminares obtidas na justiça que permitiam transmitir a VB em outros horários ou simplesmente não transmiti-la.
Essa campanha que hoje é erguida pela JP já foi  levantada na década de 90 pela extinta Rádio Eldorado am e fm (veja detalhes abaixo)

Flexibilização


Em novembro do ano passado a Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo (AESP) lançou uma campanha a respeito de um projeto de lei que torna possível a veiculação do programa entre 19 e 22h. O texto foi aprovado pela Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados e aguarda votação. 

Campanha

A Jovem Pan ouviu o ex-governador e ex-prefeito de São Paulo José Serra, que  é mais um a defender que a exibição de A Voz do Brasil não seja mais obrigatória, alegando que o noticiário oficial, quando levado ao ar às 19 horas, prejudica a prestação de serviço aos ouvintes das emissoras de rádio, como ocorre com a Rádio Jovem Pan. Ele defende uma lei que acabe com o programa.
após revelar que não ouve o programa há muitos anos, porque o considera chatíssimo, Serra lembrou que países democráticos não impõem a transmissão obrigatória de notícias oficiais do governo, como ocorre no Brasil por conta de uma determinação que data de 1939, quando o país ainda vivia a ditadura de Getúlio Vargas.
Ouça abaixo o editorial da Jovem Pan com depoimento de José Serra, pedindo o fim da "Voz do Brasil"


Voz do Brasil/ José Serra
Áudio e foto: Site da Jovem Pan

Campanha pioneira da  Rádio Eldorado deu os primeiros passos contra a obrigatoriedade 

Apesar dos esforços da Rádio Eldorado de São Paulo, e das 850 emissoras que fazem parte da campanha que divulgou para toda a opinião pública as "verdades" sobre a Voz do Brasil, sua inutilidade e a franca agressão à constituição de 88, nada mudou. Com esta divulgação, o movimento esperava que o próprio poder público procurasse tornar o programa facultativo através de lei ordinária, mas nossos políticos fizeram "ouvidos moucos".
Foi então iniciada a batalha jurídica...
Inicialmente foi procurada a OAB, Ordem dos Advogados do Brasil, porque sabia-se que uma questão que envolvesse a constitucionalidade de determinada lei só poderia ser resolvida no Supremo Tribunal Federal. E para se chegar ao Supremo haveria poucas ações. Ou se vai pela justiça comum, ou "difusa", o que leva considerável tempo, ou se tenta abreviar a questão entregando a causa à OAB, por exemplo. Foi o que fez esse movimento. Houve um encontro entre João Lara Mesquita e o então presidente da Ordem, senhor Ernando Uchôa Lima. Embora este tenha prometido agir rapidamente, uma vez que a Voz "era filha da ditadura de Getúlio Vargas" e, portanto, "fruto de um regime de exceção", bastou que se publicasse um anúncio de que a OAB havia aderido à nossa causa para a pressão começar. Inúmeros deputados e senadores pressionaram de tal forma a entidade que a OAB desistiu de defender a causa, ainda que dois de seus ex-presidentes tenham escrito artigos mostrando a inconstitucionalidade do programa.
A partir daí, a União das Rádios do Brasil procurou abreviar a ida ao Supremo, entregando a causa ao Procurador Geral da República, senhor Geraldo Brindeiro. A entrega do processo foi feita em dezembro de 1997. E, mais uma vez, depois de divulgado este fato, a pressão sobre o Procurador foi fortíssima. Novamente políticos mostraram o quanto os incomoda a liberdade de imprensa. A pressão foi tão forte que também o Procurador Geral não se sentiu capaz de emitir parecer. Preferiu alegar "firulas jurídicas" para se dizer "incapaz de julgar a questão", preferindo que a mesma fosse para a justiça "difusa" (justiça federal comum, na linguagem leiga).
Em março de 1998, a União recorreu dessa decisão, porém o juiz Pérsio Oliveira Lima, na sua extrema lucidez, confirmou em segunda instância a decisão anteriormente tomada pela Juíza Marisa, alegando que a imposição desta obrigação é uma restrição não prevista no atual texto constitucional.
O próximo passo é o Supremo e daí a decisão final.
Não temos dúvida de que nossa ação será vitoriosa e de que o nefasto programa será julgado inconstitucional, pois não há jurista ou professor de direito constitucional neste país que não aponte a inconstitucionalidade da obrigatoriedade de veiculação da Voz do Brasil.
Por estes motivos podemos dizer que a Voz do Brasil acabou. Agarra-se para sobreviver, como um náufrago, em questões menores, relativas ao demorado rito jurídico. Assim que chegar ao Supremo, não restam dúvidas, será considerada inconstitucional.
A partir de então, os ouvintes de rádio do Brasil ficarão livres desta excrescência para sempre. Terá acabado o pior, o mais mal feito programa de Rádio do mundo...

Entrevista com João Lara Mesquita, idealizador da campanha da Eldorado

Comentários

  1. Sou a favor da Voz do Brasil. Seu conteúdo é muito importante para o Brasil e para os brasileiros. As emissoras não estatais não estão por natureza ideologica e economica aptas para transmitir o que a voz do Brasil transmite.
    Extinguir este programa radiofônico seria um atentado a republica e a democracia.

    Boa noite e muito obrigado

    Adriano Longo / Ribeirão Preto-SP

    ResponderExcluir
  2. Detesto, escuto a Pan todos os dias mas desligo o rádio quando começa essa tranqueira.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Campeonato Espanhol pode ser adiado por problema em contrato com TV

A temporada 2009/ 2010 do Campeonato Espanhol poderá ser adiada por problemas no contrato de transmissão da liga de futebol do país. Os clubes vieram a público reclamar da redução dos acertos audiovisuais junto às detentoras dos direitos de exibição do prestigiado torneio europeu. O Campeonato Espanhol tem início previsto para o dia 29 de agosto. Os contratos de transmissão entre as emissoras e os clubes do país caíram de cinco para três anos. Em sessão extraordinária, a liga pediu "respeito" na mudança e disse que a alteração não leva em conta as peculiaridades do mercado do futebol. A liga teme que a redução dos prazos contratuais implique em danos às receitas dos clubes, abastecidas em grande parte com os investimentos das TVs. As equipes do Espanhol ameaçam ainda tomar medidas cabíveis para honrar os compromissos com as emissoras de televisão do país. Fonte: Agência EFE

Rony Magrini anuncia volta à Nova Morada

Rony Magrini em post da Nova Morada O comunicador Rony Magrini, 61, anunciou que estará de volta aos microfones da rádio Nova Morada, em 1260AM, a partir da próxima segunda-feira (25). Magrini apresenta o programa "Bom Dia, Morada", de segunda à sexta-feira, às 6h. O radialista precisou se ausentar das atividades radiofônicas depois da necessidade de realizar um procedimento para retirada da próstata. A descoberta de fragmentos de câncer foi revelada durante entrevista do comunicador ao radialista Thiago Matheus no programa "Expresso Nova Morada". Durante entrevista que falou sobre a recuperação, Rony Magrini relembrou todo o diagnóstico e deu detalhes sobre o pós operatório. Na ausência do comunicador, a atração diária foi comandada por André Costa. O jornalista e radialista de 34 anos também passa a fazer parte da equipe de profissionais da Nova Morada. Acompanhe este bate-papo exclusivo!

Três anos sem o "sábio Chinês" Juarez Soares

        Juarez foi homenageado pela ACEESP em 12/2016  -  Foto: Marcos Júnior/Portal TT Há  três anos o jornalista Juarez Soares nos deixou, mas a sua obra está marcada para sempre nas rádios e emissoras de tv que trabalhou em quase 60 anos de profissão.  O jornalista Anderson Cheni  lembrou do amigo que estava na emissora em 2019  e prestou a homenagem em nome de todos do Departamento de Esportes que tem o comando de Oliveiro Júnior, que por anos trabalhou com Juarez na TV Bandeirantes no saudoso "Show do Esporte".  O Giro final terminou com um poema de Juarez e o depoimento da filha Ana Júlia que também é jornalista. Um simples, mas emocionante para lembrar de um dos grandes nomes do jornalismo esportivo, salve o eterno sábio "  chinês ".   Juarez Soares Moreira nasceu em São José dos Campos, na região do Vale do Paraíba, Estado de São Paulo, no dia 16 de julho de 1941. Filho de Adolfo Soares Moreira e Josefina Soares Moreira, formou-se em Pedagogia na Facul