Pular para o conteúdo principal

Entrevista: João Guilherme

João Guilherme estreia dia 1º no Grupo FOX
Quando criança ele se divertia  narrando  partidas de futebol de botão,  narrava partidas em frente a televisão e também   algumas peladas dos colegas na escola.
O tempo foi passando e o sonho de trabalhar no rádio foi realizado em 1988, na ocasião João era plantão esportivo no rádio carioca. No Rio trabalhou em diversas emissoras de rádio, a última foi a Manchete.
Em São Paulo trabalhou na Rádio Gazeta AM (1995/97) onde fez parte da ótima equipe conhecida como:  "A Dona da Bola".
Em 1999 entrou para a equipe de narradores do SporTV, lá narrou de tudo um pouco e ficou conhecido do grande público também por narrar as lutas de MMA.
Prestes a  completar 24 anos de carreira, esse Niteroiense de 40 anos aceitou um novo desafio na carreira, o de ser um dos principais narradores do canal Fox Sports Brasil.
A estreia oficial do narrador que deixou o Sportv após 15 anos está marcada para o dia primeiro de fevereiro, onde vai transmitir nos canal FX e Speed o jogo entre Flamengo e Real Potosi pela Libertadore da América.
A decisão de sair de um canal bem estruturado e líder no segmento, se deve ao fato de participar de um  projeto sedutor em um dos grupos de comunicações mais forte do mundo. 
A Fox Broadcasting Companhy, do multibilionário Rupert Murdoch, pretende investir mais de   US$ 200 milhões no canal Fox Sports Brasil e  promete brigar de igual com A TV Globo (GloboSat/Net/SporTv).  A estreia oficial do canal que ainda não divulgou em quais operadores  será transmitido acontece no próximo dia 5 de fevereiro.
João Guilherme, ou simplesmente  Jhonny como é conhecido pelos colegas do meio falou  com exclusividade ao BLOG desse novo momento de sua carreira agora no canal FOX SPORTS.

Por que aceitou  sair do Sportv ?
Achei o projeto da FOX muito interessante, o canal Fox Sports é um dos canais mais importantes de esporte no mundo. É líder na América Latina e briga  muito forte pela liderança com a ESPN nos Estados Unidos. Ter a oportunidade de crescer junto com esse projeto que já nasce gigante e vitorioso me atraiu.

Você será o principal narrador da emissora?
Não, isso em nenhum momento foi conversado pela direção ou mencionado por mim. Tanto eu como Marco de Vargas o Hamilton Rodrigues e o  Éder Reis, teremos as mesmas oportunidades e o espaço para mostrar nosso trabalho e nosso espaço, que  será conquistado naturalmente

É claro que você ficou conhecido pela grande público pelas narrações de futebol, mas principalmente pelo MMA (UFC) vai sentir falta de narrar as lutas pelo novo canal?
Quem narra em um canal a cabo tem que estar pronto pra narrar tudo. No SporTv narrei hipismo, tênis, polo aquático, e muitas outras modalidades.
Em relação as lutas, confesso que no começo não gostava de MMA, mas quando comecei a narrar  e principalmente a entender o esporte mudei de ideia e passei a gostar das lutas.
Na coletiva de imprensa a direção da emissora falou do interesse em adquirir muitos eventos esportivos como a F1 e o UFC. Nesse momento os direitos pertence a outra emissora (Globo),  e por enquanto não será possível voltar a narrar MMA.

Você é autor de vários bordões engraçados que caíram no gosto do telespectador, como você funciona isso?
A maioria dos bordões  surgiram naturalmente.  Os mais conhecidos obviamente vieram nas  transmissões de futebol:  "que desagradável!" ou  "inacreditável", foram criados  de forma espontânea.
No caso da narrações de lutas: "desligou o interruptor" ou "fio desencapado" acabei ouvindo  de uma outra pessoa em circunstâncias diferentes, aptei e deu certo.  


O canal Fox Sports chega firme para brigar no mercado?
Acho que o canal vai ganhar o espaço dele que já nasce gigante. A marca Fox é muito forte e chega com a principal competição do semestre (Libertadores da América). A tendência é que ele cresça ainda mais e passe a ocupar seu espaço, não diria concorrência.

Em quase 25 anos de carreira, qual é o seu maior sonho profissional?
Sem dúvida alguma é o de transmitir a final de uma Copa do Mundo de futebol,  dê preferencia com a seleção brasileira em campo.
Foto: Divulgação

Comentários

  1. Indo pro Fox Sports ele tem grandes chances de narrar uma final de Copa do Mundo, se a Fox obter os direitos de transmissão do torneio. Pois é inegável que ele vai ser o principal narrador do canal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. quero saber se a sky vai mostrar a libertadores atraves da foxsports

      Excluir
  2. quais as operadoras vão mostrar a fox sports?

    ResponderExcluir
  3. João Guilherme, como narrador e declarado torcedor do Flamengo, vc ainda considera seu "grande momento como profissional" o pênalti perdido pelo Edmundo na final no Mundial da FIFA em 2000 no Maracanã?????? Ou vc vai dizer que nunca disse isso na Rádio Cidade no programa Rock Bola ??????

    ResponderExcluir
  4. João Guilherme, como narrador e declarado torcedor do Flamengo, vc ainda considera seu "grande momento como profissional" o pênalti perdido pelo Edmundo na final no Mundial da FIFA em 2000 no Maracanã?????? Ou vc vai dizer que nunca disse isso na Rádio Cidade no programa Rock Bola ??????

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Campeonato Espanhol pode ser adiado por problema em contrato com TV

A temporada 2009/ 2010 do Campeonato Espanhol poderá ser adiada por problemas no contrato de transmissão da liga de futebol do país. Os clubes vieram a público reclamar da redução dos acertos audiovisuais junto às detentoras dos direitos de exibição do prestigiado torneio europeu. O Campeonato Espanhol tem início previsto para o dia 29 de agosto. Os contratos de transmissão entre as emissoras e os clubes do país caíram de cinco para três anos. Em sessão extraordinária, a liga pediu "respeito" na mudança e disse que a alteração não leva em conta as peculiaridades do mercado do futebol. A liga teme que a redução dos prazos contratuais implique em danos às receitas dos clubes, abastecidas em grande parte com os investimentos das TVs. As equipes do Espanhol ameaçam ainda tomar medidas cabíveis para honrar os compromissos com as emissoras de televisão do país. Fonte: Agência EFE

Rony Magrini anuncia volta à Nova Morada

Rony Magrini em post da Nova Morada O comunicador Rony Magrini, 61, anunciou que estará de volta aos microfones da rádio Nova Morada, em 1260AM, a partir da próxima segunda-feira (25). Magrini apresenta o programa "Bom Dia, Morada", de segunda à sexta-feira, às 6h. O radialista precisou se ausentar das atividades radiofônicas depois da necessidade de realizar um procedimento para retirada da próstata. A descoberta de fragmentos de câncer foi revelada durante entrevista do comunicador ao radialista Thiago Matheus no programa "Expresso Nova Morada". Durante entrevista que falou sobre a recuperação, Rony Magrini relembrou todo o diagnóstico e deu detalhes sobre o pós operatório. Na ausência do comunicador, a atração diária foi comandada por André Costa. O jornalista e radialista de 34 anos também passa a fazer parte da equipe de profissionais da Nova Morada. Acompanhe este bate-papo exclusivo!

Três anos sem o "sábio Chinês" Juarez Soares

        Juarez foi homenageado pela ACEESP em 12/2016  -  Foto: Marcos Júnior/Portal TT Há  três anos o jornalista Juarez Soares nos deixou, mas a sua obra está marcada para sempre nas rádios e emissoras de tv que trabalhou em quase 60 anos de profissão.  O jornalista Anderson Cheni  lembrou do amigo que estava na emissora em 2019  e prestou a homenagem em nome de todos do Departamento de Esportes que tem o comando de Oliveiro Júnior, que por anos trabalhou com Juarez na TV Bandeirantes no saudoso "Show do Esporte".  O Giro final terminou com um poema de Juarez e o depoimento da filha Ana Júlia que também é jornalista. Um simples, mas emocionante para lembrar de um dos grandes nomes do jornalismo esportivo, salve o eterno sábio "  chinês ".   Juarez Soares Moreira nasceu em São José dos Campos, na região do Vale do Paraíba, Estado de São Paulo, no dia 16 de julho de 1941. Filho de Adolfo Soares Moreira e Josefina Soares Moreira, formou-se em Pedagogia na Facul