Pular para o conteúdo principal

Mémória - Rádio Gazeta am

Dando seqüencia a série de matérias que tem como objetivo resgatar a memória do rádio esportivo do Brasil,  O Blog recorda aqui  as ótimas  e memoráveis equipes da Rádio Gazeta am - 890 Khz e sua  equipe conhecida como  "A Dona da Bola"  - Equipe essa, que trouxe gandes nomes e principalmente revelou muitos profissionais.
Abaixo o encarte da tabela do Campeonato Paulista de  1979 trazia na capa  a foto de um grande craque  e revelação da narração esportiva da época, o jovem Jota Júnior. 
Texto:

Depois de Osmar Santos, poucos narradores esportivos surgiam no rádio paulista. Muitos partiram para a simples imitação, sem se preocuparem em criar seu próprio estilo. Mas, como no futebol, também a narração esportiva tem seus craques. 
Eles surgem como por encanto, praticamente do nada. Um deles está na Equipe a Dona da Bola, da Rádio e TV Gazeta.
Sem enfeites, com narração simples e de fácil assimilação, JOTA JÚNIOR é, sem qualquer dúvida a maior revelação da narração esportiva desses últimos anos. Se você não acredita, sintonize a Rádio Gazeta, só pra conferir, mesmo que sua preferência seja por outra emissora. Vale a pena tentar.

Confira do lado direito da página o nome de todos os integrantes da primeira "Equipe a Dona da Bola"


Campanha de divulgação da equipe de esportes  que vinha junto com tabela do Campeonato Paulista de 1979 - em destaque o narrador Jota Júnior
Em 1980  uma matéria na edição de esporte amador de A Gazeta Esportiva trazia a reportagem que destacava que a equipe era pioneira na cobertura do futebol de salão e trazia inclusive a escala de transmissão do jogo entre  S.E Palmeiras e GEE Jóia de Guarulhos, direto do Ginásio de Esportes do Parque Antártica. A narração era de Roberto Leite, Osvaldo Moreira nos comentários e  e Tony José  nas reportagens.
A Gazeta Esportiva  em 21 outubro de 1980  destacava que a Equipe A Dona da Bola era a pioneira na cobertura do futebol salão  na cidade e  trazia a foto do então repórter Tony José
 O tempo passou e nomes como Galvão Bueno, Paulo Soares e Cléber Machado surgiam nos microfones da "Gazetinha" como é carinhosamente chamada até hoje. 
Como a equipe forte da Rádio Record tinha sido desfeita com a venda para a Igreja Universal em 1990 o rádio perdia bons profissionais e deixava a concorrência aberta entre a popular Globo e as jornalísticas Bandeirantes e Jovem Pan.
Anos depois  a direção da Fundação Cásper Líbero tinha decidido então ressuscitar a Equipe A Dona da Bola  e brigar de igual  com os grandes e também  tradicionais  emissoras  esportivas.
O rádio esportivo ainda tinha fôlego para engrenar uma ótima equipe que mesclava  jovens e experientes  profissionais. Surgia então uma programação que presenteava o ouvinte com  24 horas  de esporte por dia, era a nova fase da "Equipe a Dona da Bola".

Campanha publicitária veiculada no dia 8 de agosto de 1993  em  A Gazeta Esportiva

Dois anos depois a equipe continuava firme e forte no Rádio de  São Paulo

Campanha Publicitária veiculada no dia 8 de agosto de 1995 , Jornal O ESTADO DE SÃO PAULO – Caderno  de Esportes -  Página 03

Campanha publicitária veiculada na  contracapa da Revista do Futebol - ano 1 - Edição 6 - novembro de 1995

 Veja  aqui outra foto da divulgação da Campanha de lançamento da equipe em outubro de 1993 que o Blog divulgou em  janeiro desse ano.
 Se você leitor de todo Brasil tem uma foto,  reportagem  ou informações de qualquer equipe esportiva ou profissional do rádio esportivo do passado mande pra gente via email: cheninocampo@gmail.com

Colaboração: Tony José e Jorge Vinícius

Comentários

  1. Essa equipe da Gazeta era boa e brigava de igual pra igual com as tradicionais Bandeirantes,Jovem Pan,América e Globo.Pena que equipes como essa não existem hoje em dia.

    ResponderExcluir
  2. Caro Cheni, fui fã da Radio Gazeta, uma emissora de uma tradição enorme no segmento esportivo. Foi pioneira, no quesito debate esportivo (tipo mesa redonda) no comando do saudoso Milton Peruzzi, com as participações de Wilson Brasil, José Italiano, Francisco Natal e Carlos Eduardo Leite. Por lá passaram grandes nomes da nossa mídia, como: Pedro Luis, Mario Moraes, Luciano do Vale, Ciro José, Juarez Soares, Carlos Aimar, Galvão Bueno, Flavio Araujo, Enio Rodrigues, Dalmo Pessoa, Roberto Petri, Paulo Soares, Luis Roberto Demucio, Jorge Vinicius, Geraldo Blota, Kleber Machado, Flavio Prado, Barbosa Filho e tantos outros. É uma pena ver hoje a Radio Gazeta AM praticamente sem esportes, com apenas alguns programas para preencher a grade.

    P.S. Tenho muitas matérias sobre o radio esportivo antigo, com o tempo vou mandar pra você.

    Abraços!

    Mario Donizetti Tomazella - Novo Horizonte SP

    ResponderExcluir
  3. Por onde anda J R papa

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Campeonato Espanhol pode ser adiado por problema em contrato com TV

A temporada 2009/ 2010 do Campeonato Espanhol poderá ser adiada por problemas no contrato de transmissão da liga de futebol do país. Os clubes vieram a público reclamar da redução dos acertos audiovisuais junto às detentoras dos direitos de exibição do prestigiado torneio europeu. O Campeonato Espanhol tem início previsto para o dia 29 de agosto. Os contratos de transmissão entre as emissoras e os clubes do país caíram de cinco para três anos. Em sessão extraordinária, a liga pediu "respeito" na mudança e disse que a alteração não leva em conta as peculiaridades do mercado do futebol. A liga teme que a redução dos prazos contratuais implique em danos às receitas dos clubes, abastecidas em grande parte com os investimentos das TVs. As equipes do Espanhol ameaçam ainda tomar medidas cabíveis para honrar os compromissos com as emissoras de televisão do país. Fonte: Agência EFE

Rony Magrini anuncia volta à Nova Morada

Rony Magrini em post da Nova Morada O comunicador Rony Magrini, 61, anunciou que estará de volta aos microfones da rádio Nova Morada, em 1260AM, a partir da próxima segunda-feira (25). Magrini apresenta o programa "Bom Dia, Morada", de segunda à sexta-feira, às 6h. O radialista precisou se ausentar das atividades radiofônicas depois da necessidade de realizar um procedimento para retirada da próstata. A descoberta de fragmentos de câncer foi revelada durante entrevista do comunicador ao radialista Thiago Matheus no programa "Expresso Nova Morada". Durante entrevista que falou sobre a recuperação, Rony Magrini relembrou todo o diagnóstico e deu detalhes sobre o pós operatório. Na ausência do comunicador, a atração diária foi comandada por André Costa. O jornalista e radialista de 34 anos também passa a fazer parte da equipe de profissionais da Nova Morada. Acompanhe este bate-papo exclusivo!

Três anos sem o "sábio Chinês" Juarez Soares

        Juarez foi homenageado pela ACEESP em 12/2016  -  Foto: Marcos Júnior/Portal TT Há  três anos o jornalista Juarez Soares nos deixou, mas a sua obra está marcada para sempre nas rádios e emissoras de tv que trabalhou em quase 60 anos de profissão.  O jornalista Anderson Cheni  lembrou do amigo que estava na emissora em 2019  e prestou a homenagem em nome de todos do Departamento de Esportes que tem o comando de Oliveiro Júnior, que por anos trabalhou com Juarez na TV Bandeirantes no saudoso "Show do Esporte".  O Giro final terminou com um poema de Juarez e o depoimento da filha Ana Júlia que também é jornalista. Um simples, mas emocionante para lembrar de um dos grandes nomes do jornalismo esportivo, salve o eterno sábio "  chinês ".   Juarez Soares Moreira nasceu em São José dos Campos, na região do Vale do Paraíba, Estado de São Paulo, no dia 16 de julho de 1941. Filho de Adolfo Soares Moreira e Josefina Soares Moreira, formou-se em Pedagogia na Facul