Pular para o conteúdo principal

Cobertura brasileira na Libertadores da América poderia ser melhor

Libertadores 2019 com transmissões
 do Facebook
A tão esperada fase de Grupos da Taça Libertadores da América, esse ano com sete clubes brasileiros começou nesta terça-feira (05) e a movimentação das empresas de comunicação para cobrir o evento também, afinal nessa edição grandes centros como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte e Curituba   terão representantes  na principal competição do nosso continente. 

Esse ano a grande novidade   é que além dos Grupos Globo e Fox a  transmissão exclusiva das partidas as quintas-feiras será feita pelo  Facebook,  a Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol)  transmitindo esses jogos em espanhol e  português, sendo que será possível desativar a narração e deixar o som ambiente do local. 


O Facebook poderá transmitir partidas as terças ou quintas-feiras , sem a exclusividade, para os países de língua espanhola da América do Sul, esse acordo é válido até 2022 

- Os jogos serão transmitidos para dez países que pertencem a Conmebol, são eles: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.  Nesse acordo a rede social terá a  exclusividade de 27 partidas só na primeira fase da competição (tabela completa abaixo), além do Cruzeiro na primeira rodada que será  dia 07 às 19 horas.

Também terão jogos exclusivos  Internacional  e Athetico-PR na segunda rodada, Athetico-PR e Grêmio na terceira  rodada, Flamengo na quarta rodada, palmeiras na  quinta-rodada e novamente o Athetico-PR  na última  rodada na fase de grupos.


A coluna  fez o levantamento ( segue abaixo)  dos veículos de comunicação e de alguns profissionais  que  cobrem os jogos no local,  esse levamento mostra que a tv  ( aberta e fechada) segue valorizando seu telespectador,  o rádio segue forte nas duas cidades que possuem os seus principais times na competição -

casos de Porto Alegre com  Grêmio e Internacional que estreiam fora de casa no mesmo dia e  Belo Horizonte com  Atlético ( único time brasileiro a estrear em casa) e Cruzeiro,  sendo que a raposa estreia fora de casa no jogo exclusivo do Facebook. 

 A coluna destaca que a importância de ter a equipe no local da partida vai ser fundamental para o rádio, pois a transmissão de exclusiva de quinta-feira conta com o atraso de imagem que pode variar entre 30 e 40 segundos, ou seja,  quem estiver ouvindo a rádio vai saber dos detalhes da partida e principalmente do gol quase um minuto antes de quem estiver acompanhando pela Face, fator que reforça ainda mais a força do maior veículo de comunicação que existe.  

Os  responsáveis   pelas equipes esportivas das rádios devem repensar o fato de optarem em diminuir custos com o "geladão" off-tube especialmente  nesses jogos exclusivos. 

Essa é a grande oportunidade de voltar a ter o rádio forte e  literalmente na frente das poderosas tvs que cobrem o evento e até do gigante Facebook, resta saber se rádios fortes do eixo Rio-São Paulo  vão deixar novamente seu ouvinte de lado como aconteceu ontem em Oruro na Bolívia no jogo do Flamengo ou nesta quarta em Barranquila na Colômbia na estrea do Palmeiras.    

No jogo inicial do Atlhetico-PR em Ibagué, estavam na Colômbia duas emissoras de rádio,  o veículos  segue forte e competitivo em dois grandes centros como Porto Alegre que segue firme com as rádios Gaúcha e Guaíba, mas nada se compara a saudável concorrência  das rádio da Grande  BH -  Desde a tradicional Itatiaia, passando pela divertida 98 FM e pela surpreendente Super Notícia FM,  todas com mais de um profissional  na Argentina, sendo que a Super está com time completo como era já foi um dia na maioria das rádios    do segmento esportivo no Brasil, viva os  verdadeiros gestores dos rádios  de BH, Porto Alegre e Curitiba, agora é torcer para que São Paulo e Rio não se acomodem no off-tube  e valorizem seus anunciantes e principalmente o ouvinte internauta.


VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO  QUE   COBREM OS JOGOS NO LOCAL DA PARTIDA FORA DO BRASIL NA LIBERTADORES DA AMÉRICA


Tolima 1 x Athetico-PR  - Tribuna do Paraná, Banda B, Transamérica, Gazeta do Povo, RPC (Globo de Curitiba). 



Globo Rio com equipe completa no off-tube
 Luiz Penido, Dé Aranha , Eraldo Leite,
  Hugo Lago, Rafael Marques e
 Diogo Brinquinho 
São José 0 x Flamengo 1 em Oruro na Bolívia : Estiveram no estádio:    Fox Sports, Sportv, TV Globo TV e Globoesporte.com - nenhuma rádio do Rio de Janeiro se credenciou para acompanhar essa  partida.




Pedro Ernesto Denardim e Rafael Divério
apostos no estádio San Carlos de Apoquindo,
para o  jogo desta quarta-feira 
Palestino 0 x Internacional 1 no Chile: Cobriram no local: Fox Sports, SporTv, RBS TV ( TV GLOBO LOCAL) Fernando Becker e Fernando Rech, Rádio Gaúcha com Pedro Ernesto Denardim e Rafael Divério , Rádio Guaíba com Cristiano Silva e Globoesporte.com com  Eduardo Deconto.



Rosário Central 1 x 1 Grêmio na Argentina:  Fox Sports, SporTv, RBSTV, Rádio Gaúcha com o repórter Eduardo Gabardo e o narrador  Marcelo de Bona, Geison Lisboa  era o repórter da Rádio Guaíba, a Rádio Umbro enviou o repórter Márcio Neves (ela veicula suas transmissões em FM pela Felicidade Gospel 90,3 de Novo Hamburgo. e Globoesporte.com
* Colabação  Edu Cesar 



Júnior Barranquila 0 x Palmeiras 2 em Barranquila  na Colômbia: Estiveram presentes:  Fox, SporTv e Globo (tv e site).  Nenhuma rádio  de São Paulo   se credenciou para acompanhar a partida.




Pequetito  narra direto
 de Buenos Aires
Huracán x Cruzeiro na quinta dia 07, jogo exclusivo do Facebook  oficial da Conmebol e do Cruzeiro.  Fazem a cobertura direto do Estádio El Palacio em Buenos Aires: Fox Sports, Sportv e as rádios: Super
Notícia FM estárá com  equipe completa, a narração será de
 Oswaldo Reis  "Pequetito", comentários de Leandro Cabido , reportagens de Arthur Morais e técnica externa de Ivanildo Lúcio.



Guilherme Mello, Adroaldo Leal e o comentarista
 Diogo Medeiros da 98 FM
98 FM  com  narração de Guilherme Mello, reportagem Adroaldo Leal  e técnico de externa Diego Gonzales   - Rádio Itatiaia com narração de  Alberto Rodrigues. comentários de  Júnior Brasil e reportagem de  Samuel Venâncio, técnico de externa de  Diego Piu-Piu,   o site  Globoesporte.com  também está na Argentina com o jornalista Gabriel Duarte. 


Lembrando que a partida semifinal entre Palmeiras e Boca Juniors na Libertadores da América do ano passado no Allianz Parque (31/10) teve nada mais do que  10 emissoras de rádio da Argentina credenciadas, a maioria de Buenos Aires.

Na partida desta quarta-feira (6/3) Atlético-MG 0 x Cerro Portenho 1, foram credenciadas sete emissoras de rádio do Paraguai para cobrir a partida.  Claro que existe alguma coisa errada no Brasil quando se fala de cobertura esportiva, principalmente com as tradicionais emissoras de rádio do eixo Rio-SP.

atulaização 07/03 9:00 horas 
Fotos: Arquivo Pessoal e Divulgação

Comentários

  1. Fico pensando naquele cara que cursou jorbalismo esportivo, crente que viajaria aos 4 cantos do mundo em transmissoes e quando comela a trabalhar, fica numa mesa de estudio por tv.
    Tenho 52 anos e sinto muita falta das programaçoes esportivas do passado, em especial da Radio Globo. Alias, a nova radio Globo em termos de programaçao eespirtiva, ta pobre. Jorbadas começam com 1h e acabam com 1h de pos jogo. Nas antigas ia ate quase 22h 23h. Sinal dos tempos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Campeonato Espanhol pode ser adiado por problema em contrato com TV

A temporada 2009/ 2010 do Campeonato Espanhol poderá ser adiada por problemas no contrato de transmissão da liga de futebol do país. Os clubes vieram a público reclamar da redução dos acertos audiovisuais junto às detentoras dos direitos de exibição do prestigiado torneio europeu. O Campeonato Espanhol tem início previsto para o dia 29 de agosto. Os contratos de transmissão entre as emissoras e os clubes do país caíram de cinco para três anos. Em sessão extraordinária, a liga pediu "respeito" na mudança e disse que a alteração não leva em conta as peculiaridades do mercado do futebol. A liga teme que a redução dos prazos contratuais implique em danos às receitas dos clubes, abastecidas em grande parte com os investimentos das TVs. As equipes do Espanhol ameaçam ainda tomar medidas cabíveis para honrar os compromissos com as emissoras de televisão do país. Fonte: Agência EFE

Rony Magrini anuncia volta à Nova Morada

Rony Magrini em post da Nova Morada O comunicador Rony Magrini, 61, anunciou que estará de volta aos microfones da rádio Nova Morada, em 1260AM, a partir da próxima segunda-feira (25). Magrini apresenta o programa "Bom Dia, Morada", de segunda à sexta-feira, às 6h. O radialista precisou se ausentar das atividades radiofônicas depois da necessidade de realizar um procedimento para retirada da próstata. A descoberta de fragmentos de câncer foi revelada durante entrevista do comunicador ao radialista Thiago Matheus no programa "Expresso Nova Morada". Durante entrevista que falou sobre a recuperação, Rony Magrini relembrou todo o diagnóstico e deu detalhes sobre o pós operatório. Na ausência do comunicador, a atração diária foi comandada por André Costa. O jornalista e radialista de 34 anos também passa a fazer parte da equipe de profissionais da Nova Morada. Acompanhe este bate-papo exclusivo!

Três anos sem o "sábio Chinês" Juarez Soares

        Juarez foi homenageado pela ACEESP em 12/2016  -  Foto: Marcos Júnior/Portal TT Há  três anos o jornalista Juarez Soares nos deixou, mas a sua obra está marcada para sempre nas rádios e emissoras de tv que trabalhou em quase 60 anos de profissão.  O jornalista Anderson Cheni  lembrou do amigo que estava na emissora em 2019  e prestou a homenagem em nome de todos do Departamento de Esportes que tem o comando de Oliveiro Júnior, que por anos trabalhou com Juarez na TV Bandeirantes no saudoso "Show do Esporte".  O Giro final terminou com um poema de Juarez e o depoimento da filha Ana Júlia que também é jornalista. Um simples, mas emocionante para lembrar de um dos grandes nomes do jornalismo esportivo, salve o eterno sábio "  chinês ".   Juarez Soares Moreira nasceu em São José dos Campos, na região do Vale do Paraíba, Estado de São Paulo, no dia 16 de julho de 1941. Filho de Adolfo Soares Moreira e Josefina Soares Moreira, formou-se em Pedagogia na Facul