terça-feira, 23 de agosto de 2016

Goulart de Andrade e os bastidores do rádio

O apresentador e jornalista Goulart de Andrade morreu na madrugada desta terça-feira, 23, no Hospital Sancta Maggiore, em São Paulo. Aos 83 anos, o profissional estava internado há cerca de duas semanas para o tratamento de problemas no sistema cardiorrespiratório, mas seu estado se agravou. Ele deixa a mulher, tinha três filhos, três netos e uma bisneta. Goulart iniciou a carreira de mais de seis décadas na extinta TV Rio, com o programa ‘Preto no Branco’, em 1958. Nos anos 1970, trabalhou no ‘São Paulo Especial, ‘Fantástico’ e no ‘Comando da Madrugada’, todos pela TV Globo. Ele acumulou passagens pelas principais emissoras do pais, como Tupi, Band, SBT e Record, onde desempenhou papeis relacionados ao mercado publicitário, direção e atuação. 
“Vem Comigo” 
Seu último trabalho foi na TV Gazeta, com o programa ‘Vem Comigo’, cujo nome faz referência ao bordão criado pelo profissional e reconhecido como sua marca. Na atração, ele lidava com alunos da Fundação Cásper Líbero, que tinham a missão de repaginar reportagens históricas para a linguagem atual. O acervo pessoal do apresentador está disponível na Cinemateca de São Paulo, com mais de 12 mil horas de gravações.
Em 1983, Goulart de Andrade foi visitar os bastidores de um programa de rádio de humor, chamado "Balancê", que ia ao ar pela Rádio Excelsior (hoje CBN). Na matéria, Goulart conversou com Fausto Silva, então apresentador da atração, e o convida para apresentar um programa na TV Gazeta, o "Perdidos na Noite". 29 anos depois, ( esse vídeo é de 2014) os alunos de Comunicação da Faculdade Cásper Líbero Giuliana Giannoccaro, Allan Bezerra, Marcela Araújo Denardi e Dâmaris Dellova discutiram o humor nas mídias brasileiras. Eles entrevistam a Cia de Humor Os Barbixas, composto por Daniel Nascimento, Anderson Bizzocchi e Elidio Sanna, que ganhou sucesso com vídeos publicados na internet, tudo é claro com a supervisão do grande jornalista Goulart de Andrade que nessa edição, mostrou os bastidores  do programa "Na Geral", da Rádio Bandeirantes, que mistura futebol e humor e conversou com o  humorista e locutor comercial e publicitário Beto Hora. Valeu Goulart De Andrade, muito obrigado pelos 61 anos de ótimos serviços prestados ao jornalismo.
Fonte: Comunique-se  e  Fundação Cásper Líbero

Rádio Estadão acerta na contratação de dois experientes jornalistas esportivos

Sem muito alarde, a Rádio Estadão contratou dois grandes jornalistas que estrearam nessa segunda-feira dia 22-08 - são eles os experientes Luis Carlos Quartarollo que estava no mercado desde sua saída da Rádio Jovem Pan e Marília Ruiz, que trabalhou na Folha de São Paulo, Diário Lance e TV Record entre outros. Os dois se juntaram ao âncora César Sachetto que comanda o programa  "Estadão Esporte Clube"  que vai ao ar das 19 as 20 horas de segunda a sexta-feira no FM 92.9 Mhz de São Paulo. O debate com a interação do ouvinte funciona bem, mas pra ser melhor ainda falta a presença de pelo menos dois repórteres que poderiam chamar as sonoras e interagir com os comentaristas  em vez de simplesmente o âncora chamar uma sonora do treinador do clube por exemplo e na volta debater o assunto falado com os outros colegas. Muito bom Estadão, mas dá pra melhorar.