sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Unesco reforça a importância do rádio em situações de desastre

Para celebrar o Dia Mundial do Rádio, celebrado neste sábado, 13, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) criou o tema ‘O rádio em situações de emergência e desastre’. Com isso, a entidade busca reafirmar que o rádio segue como o meio de comunicação que alcança maior audiência mundial e com a maior rapidez possível. Com as celebrações da data em todo o mundo, a Unesco promoverá o rádio em situações de emergência e desastre, apresentando as seguintes mensagens: 
* A liberdade de expressão e a segurança de jornalistas devem ser à prova de desastres.
* O rádio empodera os sobreviventes e as pessoas vulneráveis, cujo direito à privacidade deve ser respeitado. 
* O rádio tem impacto social e fornece acesso à informação. 
* O direito das pessoas à informação deve ser protegido, mesmo em situações de emergência e desastre. 
* O rádio salva vidas. 
* A acessibilidade imediata às frequências de rádio é essencial para salvar vidas. Essas frequências devem ser protegidas, pois ficam disponíveis em situações de emergência.
No sábado, emissoras internacionais poderão transmitir sua programação ao vivo no site da Unesco dedicado ao Dia Mundial do Rádio (www.worldradioday.org). A comemoração será feita por meio de Comissões Nacionais e Representações da Unesco, além de organizações parceiras. A entidade também fornecerá artigos e mensagens de áudio e vídeo relacionados ao tema, preparados por líderes, celebridades e embaixadores da boa vontade da Unesco, para serem utilizados por emissoras na data. O material será livre de direitos autorais.

Rádio Bandeirantes e BandNews FM marcam presença na celebração do Ano Novo Chinês

A Rádio Bandeirantes AM 840 e FM 90,9 e a BandNews FM 96,9 irão cobrir a celebração do Ano Novo Chinês, que acontece neste sábado e domingo no bairro da Liberdade, no centro da capital paulista. As duas emissoras levarão ao ar flashes ao vivo ao longo de suas programações nos dois dias de festa. No sábado, o programa Antenados, da Rádio Bandeirantes, será apresentado direto da Praça da Liberdade, a partir do meio-dia, em uma edição especial sobre a cultura chinesa. Direto de um estúdio avançado, a jornalista Ana Nery receberá Arquelau So, organizador do evento, e Juliana Wu, coordenadora pedagógica do setor chinês do Colégio São Bento. Jiang Pu, ex-participante do programa “MasterChef” e embaixadora da festa, participará do quadro “Pé na Cozinha” ensinando os ouvintes a preparar o prato típico Guioza. A festa do Ano Novo Chinês acontecerá entre a Praça da Liberdade, as ruas Galvão Bueno, dos Estudantes e dos Aflitos. Entre as diversas apresentações, os visitantes poderão ver de perto as tradicionais danças do Dragão e do Leão na Praça da Liberdade. Segundo a organização, mais de 200 mil pessoas são esperadas na 11ª edição do evento, que se tornou a maior celebração do Ano Novo Chinês fora da China. 2016 é o ano macaco, que promete trazer mais prosperidade, harmonia e união. 

Rádio Estadão abre espaço para o agronegócio

  Alessandra Romano E Haisem Abaki 
O agronegócio é um dos setores mais importantes da economia brasileira, responsável por 23% do PIB nacional, com giro de R$ 1 trilhão por ano, e passará a ser assunto de boletins na Rádio Estadão, a partir do dia 16 (terça-feira), duas vezes por semana. Apresentado por José Roberto Gomes, repórter do AE Broadcast, o Estadão Agro entrará ao vivo, às terças e quintas-feiras, às 9h15, no jornal Estadão no Ar. Com o objetivo de destacar tendências e perspectivas do mercado agrobusiness, o Estadão Agro visa a aproximar o ouvinte do universo do segmento. O boletim trará informações do Broadcast Agro, da Agência Estado, com foco na realidade do cidadão, consumidor dos produtos do setor e/ou curioso sobre os aspectos relativos à produção dos alimentos. De forma informal, será um bate-papo entre o jornalista José Roberto Gomes e os âncoras do jornal, Haisem Abaki e Alessandra Romano. Além do 92,9 FM, o boletim Estadão Agro – assim como toda programação da rádio – pode ser ouvido no site da emissora.
Foto: Divulgação