quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Documentário fala da vida e carreira do narrador Jota Júnior

Jota Júnior, se concentrando para entrar
 no ar pelo SporTV
O grito de gol marcante, a postura equilibrada, o ser humano humilde. José Francischangelis Júnior, Jota Júnior, o popular Jotinha! O narrador dos canais SporTV inspirou quatro estudantes da Faculdade Cásper Líbero a desenvolverem um documentário sobre sua vida e carreira. Beatriz Cesarini, Gustavo Amorim, Leonardo Levatti e Victor Lopes assumiram essa missão que resultou em A Outra Face do Gol: Jota Júnior. A ideia é passar pelo caminho profissional de Jota, dimensionando como o narrador do interior do estado de São Paulo chegou à consagração no rádio e na televisão. Tão ou mais importante, porém, é a vida pessoal de Jota, outro pilar do documentário. Leonardo Levatti explica: "Ninguém desconhece a competência, o talento e a elegância do Jota nas transmissões. Mas a história de vida e do ser humano Jota Júnior é fascinante e dela pouco se sabe. A ideia é abordar também esse outro lado que torna Jota singular". Trata-se de um Trabalho de Conclusão de Curso, TCC, aquela fase final na graduação dos estudantes. Leonardo comenta sobre o desafio. "Nós assumimos um desafio complexo, mas recompensador. Complexo porque contar a vida de alguém é sempre difícil. Recompensador porque é um privilégio se aproximar de um ser humano como o Jota". O estudante ainda destaca: não é um documentário apenas para amantes do esporte. "A narrativa que estamos construindo não está restrita aos que gostam de esporte, mas a todos aqueles que acreditam no ser humano. O Jota é daqueles que nos trazem esperança na vida e na humanidade. Um gigante movido à simplicidade".
Após o lançamento do documentário, Jota Júnior escreveu em sua página na internet: "Agradecimento a todos os que prestaram depoimentos ao TCC do pessoal da Cásper Líbero, colaborando com o trabalho acadêmico e falando a meu respeito. Todos carinhosos demais. Todos amigos queridos. Exageraram nos elogios à minha pessoa. OBRIGADO ", finalizou o narrador
BLOG
Trata-se de um ótimo e imperdível documentário que ressalta a importância do rádio e também da tv, além é claro de falar de um profissional íntegro e exemplar, grande Jota Júnior.
Saiba mais da carreira de Jota Júnior no rádio nesse post de 2011 - Rádio Memória - clique aqui.
Foto e vídeo: Divulgação

Em carreta, exposição levará história do jornalismo a 10 cidades do Brasil

"News Truck" projeto inovador do Comunique-se
Reunir em um único lugar toda a história das últimas décadas da comunicação e do jornalismo no Brasil e no mundo. Essa foi a ideia do Grupo Comunique-se ao criar o projeto batizado de "News Truck: Jornalismo Itinerante". Trata-se de uma exposição que valoriza o trabalho jornalístico e aborda a importância da imprensa para o desenvolvimento da sociedade. A novidade surge como extensão do Prêmio Comunique-se e será oficialmente lançada durante almoço que reúne os melhores profissionais do mercado para revelar o tema do ano do Oscar do Jornalismo. A mostra, que vai ser inteiramente dentro de uma carreta personalizada, terá início em maio, data marcada para o almoço de lançamento do Prêmio Comunique-se 2016, e percorrerá cidades de São Paulo, do Rio de Janeiro e de Minas Gerais. Ao todo, dez municípios receberão o projeto. A proposta é marcar presença em locais públicos e privados, como praças, parques, centros comerciais, sedes de veículos de comunicação e instituições de ensino. 
O período de votação
Espaço interno será amplo e sofisticado
do Prêmio Comunique-se será o mesmo da exposição, de modo que, em setembro, durante a festa de gala que revela os ganhadores do ano, a carreta estará de volta à capital paulista. A "News Truck: Jornalismo Itinerante" chega por meio de incentivo da Lei Rouanet, como popularmente é conhecida a Lei nº 8.313 de 23 de dezembro de 1991. Os visitantes da mostra terão contato com ações interativas, material fotográfico, entrevistas de grandes jornalistas e depoimentos de profissionais da área, além de material de acervo dos veículos de mídia parceiros. A carreta terá seu espaço dividido da seguinte maneira: recepção, área com a história do jornalismo e os avanços tecnológicos; história das mídias impressa, internet, rádio e TV; Prêmio Comunique-se e mestres do jornalismo; quiz sobre a profissão; espaço para selfie; e estúdio para transmissão de programas de rádio e televisão.

Rádio FM completou 76 anos

Primeira demonstração do rádio FM, nos Estados Unidos, aconteceu no dia 5 de janeiro de 1940, 53 anos após a descoberta das ondas de rádio, por Heinrich Rudolf Hertz. A data de 5 de janeiro de 1940 é histórico para a comunicação mundial, porque marca o início do rádio FM, como é conhecido até hoje. Nessa data, nos Estados Unidos, era realizada a primeira demonstração do rádio FM do mundo, 53 anos após a descoberta das ondas de rádio, por Heinrich Rudolf Hertz.Porém, o rádio FM já havia sido descoberto muito antes disso, em 1933, quando foi feita a primeira demonstração experimental do sistema, pelo americano Edwin Armstrong. Uma ressalva: antes ainda de 1933, em 1922, o rádio já era conhecido e, no Brasil, acontecia a primeira transmissão radiofônica, com a fundação da primeira emissora de rádio do país, a Rádio Sociedade, por Roquette Pinto e Henrique Morize. A partir de 1940, o rádio FM se consolidou e criou um padrão de programação que se mantém até hoje, com a AM mais voltada à prestação de serviço e ao radiojornalismo, enquanto a FM voltou-se a músicas e comerciais. Além do alcance do sinal, a principal diferença do rádio que opera em FM – Frequência Modulada para o que opera em AM – Modulação em Amplitude está relacionada à interferência à qual está sujeita a emissora AM, um dos motivos que levou o Brasil a um processo de Migração que se estende desde 2013. A expectativa do setor de radiodifusão é que, com a migração, as rádios AM recuperem a audiência, que foi prejudicada justamente por causa da interferência de sinal e, também, porque não podem ser sintonizadas por dispositivos móveis. 
Confira reportagem da Rádio Câmara.



Fonte: Rádio Câmara - Ana Maria

Novidades na Rádio Transamérica de São Paulo

Estúdio da emissora no Shopping West Plaza
O ano de 2016 será muito importante para a Transamérica. Além de comemorar 15 anos do projeto “Transamérica Esportes”, referência em conteúdo esportivo, e a transmissão dos Jogos Olímpicos 2016, a emissora estreou no o  programa “#DaBola”, um conceito inovador, moderno e totalmente interativo. A atração, que vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 20h às 22h, se propõe a dialogar com o mundo atual, no qual o futebol será discutido em uma mesa dinâmica, com a participação de convidados e ampla interação nas redes sociais mais utilizadas do momento: Facebook, WhatsApp, Twitter, Instagram, Snapchat e Periscope. A equipe do programa será formada por importantes nomes do jornalismo esportivo, como Oscar Roberto Godoi, Ronaldo Giovaneli e Silvio Luiz. A apresentação ficará a cargo dos jornalistas Thomaz Rafael e Ivan Drago, com destaque para os repórteres Marco Bello, Guilherme Lage e Leandro Boudakian. O humorista Gavião completa a equipe do “#DaBola”.
A emissora também inaugurou  em parceria com o Shopping West Plaza, seu “Estúdio Vitrine”, espaço exclusivo da Transamérica que contará com a transmissão dos programas “Transalouca 4.0” e “#DaBola”, que receberão artistas convidados, além do melhor da programação musical da emissora. O “Estúdio Vitrine” contará ainda com a equipe de promoções da rádio, que estará diariamente no centro de compras fazendo ações interativas com o público que visitará o local para conhecer os apresentadores/locutores que fazem parte da programação diária. Outra novidade é que o “Estúdio Vitrine” contará com a TV interna da Transamérica, que traz as principais atualizações da programação e as notícias de entretenimento e variedades que estão em alta no portal www.radiotransamerica.com.br. A iniciativa é uma parceria com a “Ozai Com”, empresa de produção audiovisual que trabalha com projetos personalizados de TV Indoor, Mídia Digital e Digital Signage. Já a empresa America Net será a responsável pelo link de internet que vai transmitir a programação direto do West Plaza para todo o Brasil.
Foto: Divulgação

CBN Rio com o time reforçado

O CBN Rio começou o ano do 25º. aniversário da rádio que toca notícia ganhando um presentão! A partir de 18 de janeiro, cinco aquisições de peso vão se somar aos comentaristas do programa: Arthur Dapieve, Mary del Priore, Andréa Pachá, Antônio Gois e Luiz Roberto Cunha. A cada dia da semana, na sequência do Repórter CBN das 10h, a âncora Carolina Morand receberá um comentarista – e esse quinteto vai compor o Time do Rio! O escritor e crítico musical Arthur Dapieve estreia na segunda-feira, com Toque da Segunda. Na terça e quarta, dois veteranos que os ouvintes do CBN Rio já conhecem: Artur Xexéo, no boletim Carioquices; e Berenice Seara, esmiuçando a política fluminense com o Extra, Extra. A eles vão se somar o jornalista Antônio Góis, que, às quintas, no Escola da Vida, abordará os desafios da educação no Rio de Janeiro e no Brasil; e, às sextas, o economista Luiz Roberto Cunha analisará o cenário econômico, os entraves e as perspectivas para o crescimento do Rio no quadro Lição de Economia. Além disso, toda segunda a historiadora Mary Del Priore conduzirá o ouvinte numa viagem pelo tempo, no boletim Um Rio de Histórias, sobre a formação da cidade. Na quarta será dia de tirar dúvidas sobre direito de família com a juíza Andréa Pachá, que já presidiu mais de 20 mil audiências. No CBN Direito de Família, ela vai falar sobre guarda de filhos, pagamento de pensão e cuidados com os idosos, entre outros assuntos. Essas duas novas atrações serão veiculadas às 10h45.