terça-feira, 7 de junho de 2016

Ondas Curtas - edição 75

A direção da Rádio Tuopi do Rio de Janeiro demitiu hoje  Alfredo Raimundo, diretor  da emissora desde a década de 80 e  grande responsável em levar a emissora a liderança no Rio de Janeiro nos anos 2000. Alfredo Raimundo tem um grande histórico positivo no rádio, onde foi responsável em levar a Rádio Globo de São Paulo  a índices incríveis de audiência com comunicadores como Eli Correa e Gilberto Barros por exemplo. 

Na contra mão.. Washington Rodrigues o "Apolinho" agradeceu o interesse da Rádio Globo Rio, mas anunciou ontem a renovação de seu contrato por mais dois anos com a Super Rádio Tupi. Ao término desse novo vínculo, Apolinho terá  81 anos.


Após a  saída de Luis Carlos Quartarollo, apenas Wanderley Nogueira, Nilson César e Flávio Prado são hoje os funcionários com mais tempo de casa no departamento de esportes da Rádio Jovem Pan que cada vez mais vive a era Tutinha. 

Com a saída do jornalista José Armando Vannuci da Pan, fica claro que o programa Jovem Pan Morning Show terá uma pegada mais política, ou seja, mais tempo para dois componentes do programa  se agredirem verbalmente dentro e fora do ar enquando o ouvinte fica com a opção em mudar de emissora quando isso acontece.

Bons profissionais que seguem fora do rádio que segue agonizando: narradores: Antônio Edson, Doni Vieira, Reinaldo Porto,Silva Júnior, Reinaldo Costa, Hugo Botelho, Alberto César, Reinaldo Moreira. Comentaristas: Juarez Soares, Dalmo Pessoa, Marcelo Bianconni. Repórteres: Osmar Garraffa, Alexandre Praetzel, Eduardo Afonso, Ademir Quintino, Marcelo Lima, Carla Matera, Weber Lima, Sérgio Loredo, Marcelo Di Lalo, Walmir Jorge, Antônio Carlos Duarte entre outros produtores,  operadores de externa, comunicadores, radialistas e jornalistas espalhados pelo Brasil. Tire sua conclusão se o rádio que tem espaço para jovens  profissionais está carente ou não de nomes como esses acima.

Dois repórteres experientes e tidos como "populares"  seguem no ar na fusão Globo/CBN do Rio de Janeiro, caso que não ocorre em São Paulo com a mesma fusão. Fato lamentável para o ouvinte que se decepciona cada vez mais com tal atitude da "chefia" inexperiente e despreparada.

Parabéns ao colega Rodney Brocanelli, parceiro e também um amante do rádio. Brocanelli é o responsável pelo site Radiomantes que acaba de comemorar seu sexto aniversário. Passem por lá: radioamantes.wordpress.com) 


 No ar desde o começo do mês o programa Marcas & Consumidores, da Rádio Estadão tem o comando de João Faria. A coluna é composta de pílulas que irão ao ar duas vezes ao dia, de segunda a sexta-feira, e de programa semanal, aos sábados, das 14h às 14h30. O objetivo da nova atração é explorar diversos segmentos da economia, mercados e categorias de produto, da ótica da comunicação e do marketing, mas com o olhar no consumidor. 

Já estreou o "novo" Revista CBN, o   programa  ancorado pela jornalista Petria Chaves aos sábados e domingos, das 12h às 15 horas tem novos quadros e colunistas.


O jornalista e radialista Emanuel Bomfim assumiu o cargo de diretor artístico da Rádio Eldorado. O profissional, que também é apresentador da Rádio Estadão, ainda continuará à frente de programas, como o Estadão Esporte Clube,e de especiais, entre os quais o Encontro de Campeões. Bomfim responderá a Luis Fernando Bovo, editor executivo de Conteúdos Digitais e responsável pelas emissoras do Grupo. 


Depois de uma rápida passagem pela Tropical FM, o comunicador e humorista Diguinho Coruja que também é narrador na Rádio Capital de SP e integrante do The Noite do SBT  já estreou em na TOP FM de São Paulo. Diguinho comanda o "Di Madrugada" com muita música e bom humor das 2 as 4 da manhã, mas nos próximos meses a atração pode começar a meia noite.

A advogada Zulaiê Cobra, que deixou a rádio Globo de SP recentemente é filiada ao PSD do Ministro e ex-Prefeito de São Paulo Gilberto Kassab. Zulaiê que foi vereadora e três vezes deputada federal pode ser novamente candidata a um cargo político nas próximas eleições. 


A propaganda eleitoral gratuita para que os candidatos a prefeito e vereador em todo o país  começa no rádio e na tv  no dia 26 de agosto. Com a nova legislação  o período da propaganda foi reduzido de 45 para 35 dias. Os canais de rádio e televisão deverão reservar dois blocos de dez minutos cada, duas vezes por dia, de segunda a sábado, no caso de campanha para prefeito. No rádio, a propaganda será transmitida das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10. Na televisão, os candidatos vão se apresentar das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40.