quinta-feira, 7 de maio de 2015

Jornalistas ministram curso de Gestão e Prática de Rádio

Começa no próximo sábado, dia 09/05, a terceira edição do curso Gestão e Prática de Rádio, na sede da escola THE360. Comandado pelos jornalistas Eduardo Affonso da ESPN e Gabriel Prado da GloboNews, o evento oferece ao aluno conhecimento e habilidade para exercer a o radiojornalismo geral e esportivo, através da simulação das principais atividades que um profissional de rádio vivencia em seu dia a dia. Dentre estas atividades, destaque para: - Apresentação do jornal em grupo, com apresentador, comentaristas, repórteres na rua, etc... -Transmissões de jogos do estúdio móvel (após a aula de manhã, os alunos serão divididos em grupos à tarde. Em cada sábado, um grupo vai transmitir um jogo ao vivo: serão 2 repórteres, 1 narrador, 1 comentarista e 1 âncora. A transmissão será gravada em CD e distribuída para cada aluno ao final da atividade). Nas edições anteriores, nomes importantes participaram presencialmente ou por telefone, com destaque para os jornalistas Milton Neves, Claudio Junqueira, Ulisses Costa, Ricardo Capriotti, Rita Lisauskas, Cledi Oliveira, Tatiana Vasconcellos, Marc Tawill, e outros. O curso é realizado em São Paulo, na rua Machado Bittencourt, 361 cj 902, na Vila Clementino, próximo ao metrô Santa Cruz.

Rádio Gazeta AM lança aplicativo e interação via WhatsApp


A jornalista Regiani Ritter já está usando o app para interagir com os ouvintes
Com foco em interatividade e relacionamento com ouvintes, a Gazeta AM (890 khz) de São Paulo acaba de lançar seu aplicativo gratuito para smartphones e tablets com sistema iOS. A novidade visa aproximar a rádio do público, que poderá sintonizar acompanhar os programas em tempo real, via streaming.  Dirigida pela Faculdade Cásper Líbero, a emissora tem programação voltada a pautas jornalísticas relacionadas a esporte, cultura e prestação de serviços. Assuntos direcionados aos interesses educacionais, como ações comunitárias, acessíveis e inclusivas permeiam as atrações da casa.  Outra novidade é o lançamento do serviço para recebimento de pautas e sugestões via WhatsApp. Agora, por meio do número (11) 99474-8331, os ouvintes podem participar de enquetes, pedir músicas e ainda enviar áudios, que podem ir ao ar.

Foto: Divulgação/Ricardo Nóbrega

Renata Fan é a nova âncora do Vivo Futebol 

Renata Fan vai comentar futebol
 nas redes sociais
A jornalista Renata Fan acaba de estrear como a nova âncora do Vivo Futebol, serviço em parceria com o Terra que traz tudo sobre os grandes clubes brasileiros e o futebol internacional. Ela é considerada hoje uma das maiores especialistas em futebol da imprensa esportiva brasileira, graças a uma carreira iniciada em 2003, quando passou a apresentar, ao lado de Milton Neves, o programa Terceiro Tempo, na Rede Record. No Vivo Futebol, Renata opina sobre times e jogos, analisa o desempenho dos jogadores, além de mostrar os resultados e destaques da última rodada dos campeonatos no Brasil e no exterior. O serviço, lançado em abril do ano passado, já conta hoje com 550 mil assinantes. O cliente recebe as informações por meio de aplicativo (Android) portal de voz (*4010), SMS, web e MMS. De forma dinâmica e interativa, o usuário tem à disposição as últimas notícias, resultados de jogos, dias e horários das próximas partidas, narração dos gols, entrevistas e comentários exclusivos da última rodada. Além disso, as partidas podem ser acompanhadas em tempo real. O usuário também poderá conferir vídeos da jornalista no aplicativo. O Vivo Futebol está à disposição dos 80 milhões de clientes móveis da Vivo. Para assinar, basta ligar para *4010. Ao aderir, o cliente pode selecionar o time que deseja receber notícias. O serviço custa R$ 2, 99 por semana, com a primeira grátis. A cobrança é feita na conta telefônica para os clientes pós-pagos e, no caso dos usuários pré-pagos, por meio de débito no saldo do usuário. 
Foto: Divulgação