Pular para o conteúdo principal

BandNews FM completa 10 anos no ar

Ricardo Boechat e Eduardo Barão nos
 estúdios da emissora
Em 2005, o mundo se despediu do papa João Paulo 2º, que faleceu aos 84 anos. O presidente americano George W. Bush, reeleito no ano anterior, tomou posse de seu segundo mandato à frente da Presidência, o líder Evo Morales se tornou o primeiro presidente indígena da história da Bolívia e tragédias naturais, como o furacão Katrina no sul dos Estados Unidos e um terremoto na região de Caxemira (Governada por Paquistão), foram responsáveis por milhares de mortes. No mesmo ano, o Grupo Bandeirantes decidiu colocar no ar uma rádio com 24h de jornalismo no FM, faixa tradicionalmente adorada pelos ouvintes de música. Dez anos depois, e presente nas coberturas dos acontecimentos mais importantes do Brasil e do mundo, a emissora não tem dúvidas de ter cumprido sua missão. Mas, claro, o desafio continua. Quem conversou com a reportagem do Portal Comunique-se sobre o assunto foi a editora executiva de redação, Sheila Magalhães, que acompanha há nove anos essa história. À época, quando foi inaugurada, a BandNews tinha como meta conquistar o público feminino e os jovens, que eram targets pouco atraídos pelo radiojornalismo. "Então, começamos a pensar em estratégias como linguagem jovem e de fácil entendimento, os assuntos que seriam tratados durante a programação e em como poderíamos traduzir temas pesados para esses públicos", conta Sheila. O modelo atingiu todo o trabalho, como explica a executiva, desde as pautas até as vinhetas, que são mais próximas do que já era feito nas emissoras musicais. O saldo das ações aparecem nos números. Atualmente, a audiência do canal fica quase dividida entre o público masculino (55%) e feminino (45%). Dependendo do mês, as mulheres lideram. "Nossa relação com os ouvintes é fundamental para a história da rádio. Nós aumentamos as campanhas de engajamento, interação e conhecemos o nosso target. O que não se pode esquecer é que o rádio tem caráter de companheiro. As pessoas precisam ser ouvidas e se sentirem acompanhadas". Todas essas informações sobre os ouvintes deram vida a projetos para a BandNews FM ao longo dos anos, como o 'Buracômetro', em que os ouvintes falam das dificuldades e apontam os buracos no asfalto. heila garante que a primeira década da rádio trouxe grandes ensinamentos e ressalta que a batalha continua com a busca por conteúdos cada vez mais plurais e em âmbito nacional com a expansão das praças. "Aprendemos que a sintonia com o público faz uma rádio diferente e melhor todos os dias. É possível manter os pilares e apostar na criatividade ao mesmo tempo. Tem que ser ousado, tem que apostar o tempo todo". Outro ponto essencial para a executiva é entender que a união entre profissionais de diversas idades dá bons frutos e resultados únicos. 
"Em 20 minutos, tudo pode mudar" 
Quem ouve rádio não pode negar: o boletim da BandNews é responsável por atualizar milhares de pessoas com as informações mais quentes no intervalo de 20 minutos. O que não se pode ignorar, também, é que em dez anos as oportunidades de apuração de notícias aumentaram. É neste sentido que o crivo dos 34 profissionais que formam a emissora, atualmente, se faz cada dia mais necessário. "As portas de informações são muitas e elas aumentam a cada ano. Antes, tínhamos email e internet. Agora, existem portais, redes sociais, WhatsApp, torpedo, etc. As ferramentas vão se unindo e o volume de pauta aumenta de maneira considerável".
 Sheila Magalhães,editora executiva
 de redação da emissora
O cenário exigiu mudanças de todo o mercado de comunicação. Na rádio, Sheila conta que a curadoria é tarefa de toda a equipe, que não mais se divide entre funções. "Aqui, não temos um apresentador, um editor e um produtor. Todos somos jornalistas e é essencial conhecer os processos e participar. Claro, temos profissionais que respondem pelos cargos, mas isso não restringe a participação em diversas posições na redação. Na BandNews, temos essas características multitarefa, o que é determinante para não deixar nosso ouvinte desatualizado". A editora executiva não deixa de ressaltar a importância de nomes como o de Ricardo Boechat na apresentação e explica que o aporte de uma marca conhecida colocou a emissora em posição privilegiada. "Nascemos dentro de um grupo com credibilidade e os nomes que temos aqui foram fundamentais para a construção da rádio. Bebemos muito dessa fonte". Sobre o mote que acompanha o canal desde seu nascimento, Sheila comenta que, embora o mercado traga mudanças, a BandNews segue com a proposta de entregar as principais notícias neste intervalo de tempo. Por falar em mudanças, com nove anos de casa, Sheila responsabiliza a rádio por seu momento profissional. "A BandNews é responsável pelo meu crescimento. Cheguei aqui como repórter. Era minha única experiência. Aprendi a lidar com noticiário, ouvinte, a me sensibilizar com os acontecimentos e a desenvolver pessoas. A rádio é uma escola. Sou eternamente apaixonada pelo projeto e não me imagino fora dele".
Fonte: Comunique-se
Foto:Divulgação BandNews FM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campeonato Espanhol pode ser adiado por problema em contrato com TV

A temporada 2009/ 2010 do Campeonato Espanhol poderá ser adiada por problemas no contrato de transmissão da liga de futebol do país. Os clubes vieram a público reclamar da redução dos acertos audiovisuais junto às detentoras dos direitos de exibição do prestigiado torneio europeu. O Campeonato Espanhol tem início previsto para o dia 29 de agosto. Os contratos de transmissão entre as emissoras e os clubes do país caíram de cinco para três anos. Em sessão extraordinária, a liga pediu "respeito" na mudança e disse que a alteração não leva em conta as peculiaridades do mercado do futebol. A liga teme que a redução dos prazos contratuais implique em danos às receitas dos clubes, abastecidas em grande parte com os investimentos das TVs. As equipes do Espanhol ameaçam ainda tomar medidas cabíveis para honrar os compromissos com as emissoras de televisão do país. Fonte: Agência EFE

Rony Magrini anuncia volta à Nova Morada

Rony Magrini em post da Nova Morada O comunicador Rony Magrini, 61, anunciou que estará de volta aos microfones da rádio Nova Morada, em 1260AM, a partir da próxima segunda-feira (25). Magrini apresenta o programa "Bom Dia, Morada", de segunda à sexta-feira, às 6h. O radialista precisou se ausentar das atividades radiofônicas depois da necessidade de realizar um procedimento para retirada da próstata. A descoberta de fragmentos de câncer foi revelada durante entrevista do comunicador ao radialista Thiago Matheus no programa "Expresso Nova Morada". Durante entrevista que falou sobre a recuperação, Rony Magrini relembrou todo o diagnóstico e deu detalhes sobre o pós operatório. Na ausência do comunicador, a atração diária foi comandada por André Costa. O jornalista e radialista de 34 anos também passa a fazer parte da equipe de profissionais da Nova Morada. Acompanhe este bate-papo exclusivo!

Três anos sem o "sábio Chinês" Juarez Soares

        Juarez foi homenageado pela ACEESP em 12/2016  -  Foto: Marcos Júnior/Portal TT Há  três anos o jornalista Juarez Soares nos deixou, mas a sua obra está marcada para sempre nas rádios e emissoras de tv que trabalhou em quase 60 anos de profissão.  O jornalista Anderson Cheni  lembrou do amigo que estava na emissora em 2019  e prestou a homenagem em nome de todos do Departamento de Esportes que tem o comando de Oliveiro Júnior, que por anos trabalhou com Juarez na TV Bandeirantes no saudoso "Show do Esporte".  O Giro final terminou com um poema de Juarez e o depoimento da filha Ana Júlia que também é jornalista. Um simples, mas emocionante para lembrar de um dos grandes nomes do jornalismo esportivo, salve o eterno sábio "  chinês ".   Juarez Soares Moreira nasceu em São José dos Campos, na região do Vale do Paraíba, Estado de São Paulo, no dia 16 de julho de 1941. Filho de Adolfo Soares Moreira e Josefina Soares Moreira, formou-se em Pedagogia na Facul