terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Globo, Veja e CBN mantêm liderança e novamente se destacam entre os Veículos Mais Admirados

O índice recorde da Rede Globo, a consolidação das redes sociais e a dança das cadeiras entre os top 10 de rádio e TV por assinatura são os destaques da rodada relativa a 2014 da pesquisa Veículos Mais Admirados. Realizado pelo Grupo Troiano de Branding com exclusividade para Meio & Mensagem, o estudo chega à 15a edição fiel ao seu objetivo de medir o quanto os profissionais do mercado de comunicação e marketing valorizam os veículos pelo prestígio de que suas marcas desfrutam. Globo, Veja e CBN se mantêm no topo do ranking em seus respectivos meios desde o início da pesquisa, no ano 2000. Entre os jornais, O Estado de S. Paulo ficou em primeiro lugar em 12 das 15 edições (nas outras três o líder foi a Folha de S.Paulo) e, na TV por assinatura, GNT só perdeu a liderança para Globonews em 2009. As maiores mudanças acontecem na internet. Redes sociais como Facebook, YouTube e Twitter se destacaram entre os mais admirados logo que foram incluídos. O mesmo acontece agora com Instagram, Click Jogos e Netflix, que já na estreia aparecem na lista dos dez mais. Os resultados da pesquisa são medidos a partir da comparação do Índice de Prestígio de Marca (IPM) de cada veículo. Para se chegar ao IPM é feita uma pesquisa com assinantes do Meio & Mensagem e com um mailing especial formado por profissionais de agências e anunciantes. O levantamento é realizado pela Qualibest, via internet, e este ano obteve 1.055 questionários válidos. Cada entrevistado respondeu sobre três dos seis meios de comunicação analisados, dando notas a cada um em sete diferentes atributos: conteúdo, credibilidade, atendimento comercial, eficácia, inovação, ética e engajamento. Este último foi incluído pela primeira vez em 2014, como forma de medir a capacidade do veículo de estabelecer uma forte conexão com seu público, e também para garantir que a pesquisa se mantenha atual, adaptando-se para acompanhar a evolução da mídia. Cabe destacar que, mesmo com a inclusão desse atributo na lista de itens avaliados, as principais posições se mantiveram, validando a consistência dos resultados. As rádios: Jovem Pan, Bandeirantes, Estadão, Eldoradoe  Gaúcha também foram citadas e estão entre  as  10 emissoras mais lembradas da categoria.
Fonte: Meio e Mensagem

APCA divulga nome dos melhores de 2014

Em assembléia que reuniu mais de 50 críticos no Sindicato dos Jornalistas do Estado de S. Paulo na noite da última segunda-feira, 1º de dezembro, a APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes) escolheu os melhores de 2014 nas seguintes categorias: Arquitetura, Artes Visuais, Cinema, Dança, Literatura, Música Popular, Rádio, Teatro, Teatro Infantil e Televisão. Não haverá premiação para Música Erudita, categoria que voltará em 2015. A cerimônia de entrega a todos os artistas contemplados nesta 59ª. Edição do Prêmio APCA acontecerá no primeiro trimestre de 2015, em data a ser divulgada, no Teatro Paulo Autran, no Sesc Pinheiros, em São Paulo. Segue a relação dos premiados na categoria rádio:
Prêmio Especial do Juri: Milton Jung – Jornal da CBN 1ª edição. 
Musical: Espaço Rap 2 – 105 FM. 
Humor: Plantão de Notícias – Rádio Globo.
AM Variedades: No Mundo da Bola, 25 anos – Rádio Jovem Pan. 
Cultura Geral: Estadão Noite – Rádio Estadão. 
Destaque do Ano: Um Pouquinho de Brasil – Cultura FM. 
Votaram: Fausto Silva Neto, Marco Antonio Ribeiro e Sílvio Di Nardo. Veja aqui o relação completa   dos premiados.
Fonte: APCA e Radioamantes

Aos 70, rádio Globo quer modernidade

Fotos históricas do acervo da emissora
Ao completar 70 anos nesta terça-feira, 2, a rádio Globo está consciente de que dividirá as alegrias da comemoração com outra companheira. Uma das mais tradicionais marcas do rádio no País, a emissora vê na conexão emocional dos brasileiros com o meio uma das razões para o sucesso do passado e do presente e enxerga na web uma importante parceira para a construção dos capítulos futuros. “Não se dissocia mais a Rádio Globo da internet. Todas as nossas ações e estratégias contemplam os dois meios”, revela Bruno Thys, diretor-geral do Sistema Globo de Rádio. Alguns dados de audiência apontados pelo executivo justificam esse compartilhamento de estratégias entre o dial e a web. Para celebrar os 70 anos, a emissora planeja edições especiais de todos os programas da grade nesta terla-feira, 2 Também nesse dia, a Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro irá celebrar uma missa especial em homenagem à rádio Globo, com as presenças do cardeal Orani Tempesta e do padre Marcello Rossi. Comunicadores, narradores, jornalistas e funcionários do grupo também são convidados para a cerimônia, que deve reunir cinco mil pessoas. Fonte e foto: Mio e Mensagem

Nivaldo Prieto se despede da Band

Prieto, deve ser se transferir para
 tv a cabo em 2015
O  UOL, publicou nessa segunda-feira que locutor esportivo Nivaldo Prieto  está deixando a emissora, Prieto informou oficialmente que não irá renovar o seu contrato, que termina no dia 31 de dezembro. Nos bastidores o comentário é muito forte de que o bom narrador que ficou por quase 15 anos na Band, será o principal narrador de uma grande tv a cabo a partir de janeiro.

Rádio Bandeirantes faz barba, cabelo e bigode no Prêmio Ford ACEESP 2014

Ulisses Costa foi eleito é o melhor
narrador de Rádio em SP
A Rádio Bandeirantes foi a grande vencedora na categoria rádio no prêmio Ford ACEESP 2014, a premiação aconteceu na noite dessa segunda-feira em São Paulo, Foram 25 categorias que envolveram todas as mídias, mas nenhum veículo de comunicação superou a eficiência da Rádio Bandeirantes de São Paulo,  a emissora  venceu  em quatro das quatro categorias que concorreu, merecidamente  Ulisses Costa  levou o prêmio de melhor narrador, Cláudio Zaidan de melhor comentarista, Alexandre Praetzel melhor repórter e Ricardo Capriotti, melhor apresentador de rádio e um detalhes,  Com exceção de Ulisses Costa que foi representado por Alexandre Praetzel, todos estavam presentes.  A melhor rádio do Interior do Estado foi a  Rádio Central de Campinas, seguida por Bandeirantes e CBN, todas da mesma cidade, e todas com seus respectivos representantes na festa. Na Web a Rádio Verdão levou o prêmio e a melhor Web do ano, o programa Estádio 97 da rádio Energia 97, levou o prêmio de melhor produção em rádio.  O Blog parabeniza  todos os vencedores e finalistas  das 25 categorias do Prêmio que teve a sua edição de número 73. Lembramos  que são jubilados por terem 10 ou mais troféus, e por isso não concorrem mais ao prêmio os seguintes cronistas: José Silvério, Milton Neves, Wanderley Nogueira, Cléber Machado, Mauro Beting e Juca Kfouri. 
O  fato deselegante é que algumas emissoras  da Capital, talvez por falta de pessoal, ou por falta de verba para pagar o adicional noturno, deixaram de enviar  representantes para  receber o troféu, uma vez que  os três finalistas eram premiados e chamados ao palco. Mauro Beting e Lívia Nepomuceno apresentaram de forma brilhante  o prêmio desse ano e se saíram muito bem, quando chamavam  o profissional ou representante para buscar o prêmio no palco. " Alô, tem alguém aí do veículo x ? Não, algum vizinho, tio ou outro parente? Beting, com seu bom humor habitual, se encarregou de criar a categoria de melhor representante de vencedor de prêmio,  que foi dividido entre André Plihal, André Kfouri e Mauro Naves ( melhor repórter de tv), eles representaram outros colegas vencedores que não puderam ir buscar os respectivos prêmios dos veículos: ESPN Brasil e TV Globo, ponto positivo para a etiqueta da  boa educação.
Os outros vencedores da noite foram:
TV
Narrador -Milton Leite - TV Globo. 
Comentarista - Paulo Vinicius Coelho - Canais ESPN. 
Repórter  -  Mauro Naves - TV Globo.
Apresentador - João Carlos Albuquerque - Canais ESPN 
Equipe de Produção  - Programa Bate-Bola - ESPN Brasil.
Interior - TV Tem Sorocaba. 
Jornal 
Colunista - Paulo Vinicius Coelho (PVC) - Folha de São Paulo. 
Equipe   - Diário Lance. 
Melhor Matéria Imprensa Escrita (Futebol) Entrevista com Luís Alvaro de Oliveira, ex-presidente do Santos. "Irregularidades na venda do jogador Neymar" - Site: www.espn.com.br - Repórter: Diego Garcia.
Melhor Matéria Imprensa Escrita (Outros Esportes) "O derradeiro nocaute de Eder Jofre" - Revista Veja, Repórteres: Fábio Altman e Natalia Cuminalle.
Furo Jornalístico "Escândalo do Vôlei" - TV ESPN Brasil. 
Site - Globo Esporte.
Blog - Flávio Gomes.
Web - Web Rádio Verdão. 
Assessoria de Imprensa - Felipe Spíndola - São Paulo Futebol Clube. 
Ex-Atleta Comentarista / Colunista - Caio Ribeiro. 
Foto: Divulgação RB