sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Novidades na chefia da CBN em São Paulo

O clima ficou bem melhor na CBN de São Paulo com a saída em dezembro do seu gerente de jornalismo que foi trabalhar no Rio de Janeiro. Nessa manhã, a direção da emissora  divulgou as novidades que passam a vigorar a partir da próxima segunda-feira 12/02 no dia a dia da emissora all news. Caroline Tamassia assumirá a chefia de reportagem da noite, cargo que já vinha ocupando interinamente com frequência. Fernando Andrade passará a ser o chefe de reportagem da tarde. Paulo Rodolfo terá agora a função de produtor sênior do Jornal da CBN, além de ajudar o novo coordenador de jornalismo Douglas Ritter na elaboração de pautas especiais e séries. Paulo continuará cuidando do quadro Mundo Corporativo, que vai ao ar aos sábados, e da supervisão das reportagens produzidas pelos estudantes para o projeto Universidade no Ar. Em virtude dessas mudanças, uma nova mudança pode ocorrer em breve.

Fox Sports contrata jornalista da TV Cultura

Cadu Cortez, narrador do Fox Sports
O jornalista Cadu Cortez que apresenta  apresentando o "Hora do Esporte" na TV Cultura é o novo narrador dos canais Fox Sports, o jornalista confirmou em sua página na internet que vai conseguiu conciliar os dois empregos e da sua imensa felicidade de fazer parte da  equipe de narradores da canal que recentemente lançou seu segundo canal, o Fox Sports 2. "Quero agradecer a todos que sempre torceram por mim. Tenho muito a aprender nessa nova área", finalizou Cortez. Sua estreia será nesse sábado dia 8 às 19:30 em jogo válido pelo Campeonato Argentino, na partida entre  Velez  X  Tigre e no domingo narra  Sampdoria X Cagliari, pelo Campeonato italiano, ambos no Fox Sports 2 que por enquanto está disponível nas operadoras GVT e NeoTV, mas que em breve deve estar disponível nas principais operadoras do pais.
Cadu Cortez já trabalhou nas rádios Cultura, Eldorado, Bandeirantes e Sul América Trânsito e nas tvs Sky Sports, SBT e TV Corinthians.
Foto: Divulgação
 

Rádio Globo de São Paulo estábem próxima de contratar Roberto Avallone

Roberto Avalonne nos estúdios da Rádio
 Capital em 2009
Roberto Avalonne, um dos grandes nomes do jornalismo esportivo do Brasil está prestes a retornar ao dial de São Paulo. Avallone é dono de uma memória invejável, ficou famoso por sua participação à frente do Mesa Redonda, programa de debate sobre futebol da TV Gazeta (SP). Passou duas décadas na emissora, de 1983 a 2003 e, entre outras premiações, recebeu o Troféu Bola de Ouro, como Melhor Apresentador Esportivo. No rádio paulista, já trabalhou na Globo, Jovem Pan, BandNews FM e Capital, seu último trabalho no rádio. Na televisão, teve um programa na Rede TV! (SP), o Bola na Rede, antes de ir para a Bandeirantes (SP), onde comandou o Show do Esporte. Também passou pela TV Record (SP) e CNT, onde comandou o programa esportivo "No Pique", atualmente editora o Blog do Avallone, no UOL. Avallone seria comentarista na emissora e dividiria as funções com Zé Elias, Marcelo Becher, Juliana Cabral e Osvaldo Pascoal que é coordenador e ficaria menos tempo na emissora por causa de seu trabalho nos canais Fox Sports. Existe também a possibilidade de Avallone retornar em breve para a tv, onde está analisando um bom projeto.

Atualizado 10:40
A contratação está praticamente fechada, porém não seria feita pelo departamento esportivo e sim pelo departamento de programação, Carlos Fernando é que está cuidando dos detalhes que inclui um programa exclusivo do jornalista. Sua participação nos programas e jornadas esportivas da emissora ainda está  em negociação, em breve mais detalhes.

Foto: Divulgação

Pesquisa aponta que houve aproximadamente 500 demissões em redações em 2013

Levantamento feito pelo site Jornalistas & Cia sobre as demissões ocorridas nas redações brasileiras ao longo de 2013 mostra que o jornalismo perdeu um total de 486 vagas somente em São Paulo, Rio, Brasília e Minas. Os cortes divulgados no site no ano passado foram os seguintes: ABCD Maior – 19, Editora Abril – 80, Agência Estado – 11, Brasil Econômico – 24, Caros Amigos – 11, Correio Braziliense – 6, Diário do Comércio (SP) – 24, Folha de S.Paulo – 35 (SP, RJ, DF), Hoje em Dia (MG) – 30, Meio & Mensagem – 3, Estadão – 46 (SP, RJ, DF), O Vale (SP) – 8, Record News/R7 (SP, DF) – 10, Record RJ – 20 (diversas áreas), Rede Minas – 50, RedeTV – 40, Trip – 19 e Valor Econômico – 50. O levantamento não computou demissões pontuais nem contratações. E também pode estar defasado por cortes que não tenham chegado ao conhecimento da equipe. Só na cidade de São Paulo, a Agência Pública computou 280 demissões de jornalistas de janeiro a abril de 2013, conforme reportagem que publicou em junho.

Rádio Globo lança tema da Copa do Mundo

A Rádio Globo lança este fim de semana a música que produziu para ser o tema da Copa do Mundo no Brasil. "Um País de Corações" será apresentada aos ouvintes do Rio durante a jornada esportiva da noite de sábado, dia 8, quando a emissora transmite o mais famoso clássico do futebol nacional, o Fla-Flu. A Globo São Paulo e Belo Horizonte começam a usar a música na programação no domingo, dia 9. Em seguida, a canção segue para as 33 afiliadas. O tema foi composto e finalizado pela Shuffle, produtora que assinou também a música de fim de ano da rádio e o tema de “Gente Como a Gente", atração da Rádio Globo São Paulo. A letra da canção foi criada na própria emissora, e depois ajustada e finalizada pelo compositor e sócio da Shuffle Henrique Luiz Nicolau, que tem em seu currículo profissional a autoria da música "Vem pra rua!", em campanha publicitária da Fiat durante a Copa das Confederações. "A Rádio Globo é a casa do futebol. E a Copa é na nossa casa", diz o diretor da Rádio Globo, Claudio Henrique, citando o mote da campanha da Globo para o Mundial 2014. "Uma rádio com a identificação que temos com o futebol merecia um tema especial, à altura de sua história com o esporte", completa. O autor Henrique Ruiz Nicolau diz que a ideia era ter uma música de fácil entendimento, com letra simples. "Uma música para as pessoas se identificarem e até assoviarem”, comenta. “Optamos por uma sonoridade pop. Avaliamos que seria clichê um samba escancaradamente samba, mas mantivemos a energia e a brasilidade. É um tema moderno”, conclui Nicolau.

Repórter Roberto Carmona foi homenageado pela diretoria do Corinthians

Carmona e Edú Gaspar
O jornalista Roberto Carmona, repórter da Transamérica Esportes e comentarista do programa Papo de Craque, tem muito motivos para comemorar. Após ser premiado pelo Troféu Ford Aceesp (Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo) e pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes), em reconhecimento aos 50 anos de carreira na imprensa esportiva, agora foi homenageado pelo Esporte Clube Corinthians Paulista, por cobrir a rotina do time por mais de vinte anos. Considerado o mais experiente repórter esportivo em atividade no Brasil, o jornalista ganhou uma camisa oficial personalizada e foi recebido no Centro de Treinamento pelo gerente de futebol, Edu Gaspar. “Nunca imaginei receber uma homenagem de um clube tão importante como o Corinthians. Foi uma grata surpresa“, afirma. Inspiração para muitos profissionais do jornalismo, Carmona participou da cobertura de grandes eventos esportivos, incluindo dez Copas do Mundo, e garante que uma relação de respeito com os clubes e os torcedores é fundamental para essa carreira. “Nunca explorei nenhum time para conseguir espaço ou para aparecer. Checar a informação antes de dar a notícia é uma regra básica”, finaliza.
Foto: Divulgação