terça-feira, 8 de outubro de 2013

Esporte Interativo anuncia lançamento do EI nordeste

Equipe do Esporte Interativo em Salvador 
O Esporte Interativo realizou nesta segunda-feira o anúncio oficial do Esporte Interativo Nordeste. No ar a partir de dezembro, o canal levará para o torcedor nordestino conteúdos 100% dedicados ao esporte da região. No Esporte Interativo Nordeste, o torcedor poderá acompanhar os jogos de seu clube do coração, isso porque a emissora já assegurou a transmissão de todos os jogos da Copa do Nordeste 2014 e de sete campeonatos estaduais: Cearense, Potiguar, Sergipano, Alagoano, Piauiense, Maranhense e Paraibano. Durante o evento realizado em Salvador, o elenco e a grade do canal foram apresentados à imprensa. Grade de Programação A cobertura do futebol nordestino será feita através de uma programação especialmente pensada para atender a expectativa dos torcedores de várias faixas etárias. Além da transmissão das partidas da Copa do Nordeste e dos campeonatos estaduais. Os principais programas da grade serão:
Primeira Página: Nas manhãs de segunda à sexta-feira, com a repercussão das notícias dos principais jornais de todos os estados da Região. Esporte Nordeste: No horário de almoço de segunda a sábado, o telejornal vai exibir as principais notícias dos clubes. Conexão Nordeste: Durante as tardes de segunda à sexta-feira, debates e informações, com giro de notícias nos treinos dos clubes ou pré-jogos. Resenha Esporte Clube: Todas as noites, debates e repercussão do dia dos clubes da região. Programa produzido e ancorado de Recife. Casting A equipe do Esporte Interativo Nordeste será formada por um grupo de profissionais de diversos estados da Região, combinados com nomes já consagrados do Esporte Interativo. O Esporte Interativo Nordeste é mais uma ação que reforça o compromisso do canal de cobrir e levar o esporte da região para todo o Brasil. Entre e saiba mais sobre o Esporte Interativo Nordeste, o canal do torcedor nordestino.
Fonte: Yahoo
Foto: Divulgação

Jornalista tem que estar preparado para ser multimídia, futuro da profissão está na internet

 Reportagem Juliana Vaz  
Rosana Jatobá defendeu o profissional multimídia
Uma das principais questões quando se analisam o mercado de trabalho para jornalistas é se ainda há espaço para profissionais monomídia. E esse foi o foco do debate no Painel Diálogos I, no primeiro dia do seminário mídia.JOR, que acontece até a próxima quarta-feira dia 9 de outubro, no teatro da Aliança Francesa, em São Paulo (SP). “É possível ser um jornalista de uma única mídia, mas eu não recomendo”, diz Rosana Jatobá, atual apresentadora da Rádio Globo e da NatGeo, no setor de sustentabilidade. Por meio das experiências que teve em edição, reportagem e apresentação, a “ex-garota do tempo”, como ainda é conhecida, contou como conseguiu se especializar em um tema de interesse pessoal e admite: “quem souber andar por todas as plataformas tem mais chance de adquirir independência”. Por outro lado, o ex-diretor de jornalismo do SBT e professor da PUC-SP, Marcos Cripa, acredita que equipamentos tecnológicos não adiantam para quem não tem capacidade. Além disso, acha que não vale a pena trabalhar em diversas plataformas e receber apenas o salário de uma. “O jornalismo se faz com o cérebro e a vontade, não com a tecnologia", diz Cripa, enquanto mostra o celular analógico. Rosana, brincando, sugeriu que, após a palestra, o colega comprasse um aparelho smartphone.
Rita Lisauskas acredita que o futuro
do jornalista está na Internet
Outro tema recorrente da discussão sobre as novas oportunidades para atuação dos jornalistas foi o espaço que a internet vem ocupando nos veículos de comunicação. Rita Lisauskas, por exemplo, contou que, após 15 anos, trocou a televisão pelo portal Terra. A apresentadora, inclusive, acredita que o futuro da profissão esteja na internet e alerta para a possibilidade que os novos jornalistas têm nos blogs, como meio de divulgarem seus trabalhos. “Qualquer um pode escrever em blog, para isso não precisa ser jornalista”, acredita Cripa. Mas, para Jatobá, isso se traduz na grande chance que os profissionais da mídia têm: “se tantas pessoas estão tendo sucesso com blogs, porque nós, que possuímos habilidades para escrever e conhecimentos especializados, não podemos nos dar bem também?”, questiona. Outros painéis que marcaram o primeiro dia do mídia.JOR:

“Os desafios da mídia nacional em ano de Copa do Mundo e eleições presidenciais”
Ascânio Seleme, diretor de redação do jornal O Globo, contou um pouco sobre o planejamento do veículo para a cobertura da Copa do Mundo e das eleições, que ocorrerão no próximo ano. “A Copa vai incomodar o governo. Se, por exemplo, a Argentina ganhar o Mundial isso irá prejudicar na campanha da Dilma”, afirma. 
 Abaixo alguns dados relevantes expostos por Seleme: 
• 55 profissionais irão cobrir a Copa do Mundo nas cidades-sedes e 30 farão a cobertura da redação. 
• 17 jornalistas trabalharão nas eleições, além de 15 redatores de outras editoriais, 25 de sucursais e 10 freelancers, totalizando 67 pessoas.
• Há três anos o jornal possui uma editoria de mídias sociais, com o envolvimento de dez profissionais exclusivos. O Globo tem 1,2 milhão de seguidores no Facebook e 1,1 milhão no Twitter.
• Todos os profissionais do jornal produzem conteúdo para todas as mídias do grupo e apenas 30% são exclusivos de plataformas digitais. 
• 95% da receita do Globo vêm do jornal impresso.

“Os desafios da cobertura de conflitos: valor da notícia x liberdade de imprensa”
Bruno Torturra, da Mídia Ninja, Fábio Pannunzio,TV Bandeirantes, e Fábio Rocha Braga, fotógrafo da Folha de S.Paulo, foram os convidados do terceiro seminário. Eles contaram sobre a cobertura das manifestações nas ruas de todo o Brasil, principalmente no mês de junho e relataram agressões de policiais e de alguns manifestantes. “A velha mídia cobriu com medo, não sabíamos o que era”, Pannunzio. “A mídia foi identificada como inimigo, como alvo político”, Torturra. “Sou contra a identificação de jornalistas com colete em manifestações. Todos têm o direito de mostrar o que estão vendo pelo celular”, Braga.  

“Grandes entrevistas – Jornalismo Investigativo: os bastidores do esporte”
Marcelo Gomes, repórter e produtor especial da ESPN, contou belas histórias de reportagens que foram além da responsabilidade de informar e passaram pelo lado social de algumas causas. “Depois de algumas histórias, muitas pessoas ligam na redação querendo investir e ajudar os atletas brasileiros e, para nós, isso é muito gratificante”, conta. Para Marcelo, o esporte no Brasil é uma “piada”. O jornalista é contra a gestão do Comitê Olímpico Brasileiro e não concorda quando Tiago Leifert, apresentador do Globo Esporte de São Paulo, diz que jornalismo esportivo é entretenimento. Com relação a crescente participação de ex-atletas no meio jornalístico, afirma: “Pior é o cara que não está no lugar da notícia, que nunca viveu aquilo e fica só no estúdio.”  
O Blog segue com a cobertura jornalistica do mídia.Jor nessa terça-feira (08) - segundo dia do evento realizado pela revista Imprensa.
Fotos: Alf Ribeiro13 

“Seus Filhos” especial Dia das Crianças reúne ouvintes e curiosos em shopping de SP

Livraria ficou lotada com a transmissão 
ao vivo do programa
A BandNews FM deu início às comemorações para o Dia das Crianças neste sábado, dia 05. O programa “Seus Filhos” foi transmitido ao vivo direto da Livraria da Vila no Shopping JK Iguatemi, na zona sul de São Paulo. A atração, comandada por Inês de Castro e Rosely Sayão, agitou o local e encantou a criançada com a presença dos grupos musicais Trupe Pé de Histórias e Furunfunfum. O bate-papo teve participação dos convidados e da plateia. Pais e filhos tiraram dúvidas com a psicóloga Rosely Sayão, que é consultora educacional e autora de diversos livros sobre o assunto. Foi abordada a educação das crianças em diversas faixas etárias, escola e relação familiar. Programação especial – Dia das Crianças Ao longo desta semana, a BandNews FM veicula o quadro “Coloque as crianças no carro...e ligue o rádio”, em que crianças interagem com colunistas da emissora. São versões especiais de cinco colunas: “Sua Viagenzinha”, com Ricardo Freire, “Na Pontinha do Lápis”, com Marcos Silvestre, “Tecnologia de Gente Pequena”, com Wharysson Lacerda, “Pitadinhas de Gastronomia”, com Istvan Wessel, e “Seus Pais”, com Rosely Sayão e Inês de Castro. Convidados especiais também estarão no programa “Alta Frequência”, que vai ao ar diariamente das 16h às 19h. Nesta terça-feira, dia 08, a âncora Neli Pereira recebe o grupo Pequeno Cidadão. Na quinta-feira, dia 10, Rosely Sayão estará nos estúdios para responder dúvidas dos ouvintes e na sexta-feira, dia 11, a atração recebe a apaixonada pela Disney Mariana Almeida Magalhães, que já foi mais de 160 vezes aos parques de Orlando e vai contar curiosidades a respeito deste destino. 
 Foto: Divulgação/BandNews FM

TOP 20 - Audiência Web Rádios do Brasil

Fizemos mais um levantamentos da audiência das web rádios com base nos dados dos acessos que são fornecidos pelo próprio site  Radios.com.br - Lembramos que esse dados não tem base técnica de nenhum instituto de pesquisa, apenas se baseia no número de visitas no mês em apenas um site que tem como concorrente por exemplo o Tunein. Confira o ranking das 20 emissoras mais ouvidas nos meses de  agosto e setembro de 2013. 

Agosto 2013 - Radios .com 
Futebol Posição Rádio Cidade / UF Visitas
01º São Paulo Digital - São Paulo / SP 10309 
02º Rádio Galera da Web- Porto Alegre / RS 3789 
03º Rádio Futebol Interior - Campinas / SP 3423 
04º Estação Coral - Recife / PE 2151 
05º Web Rádio Lusa  - São Paulo / SP 1607 
06º Rádio Aurora Recife - Paulista / PE 1283 
07º Rádio Brazil - Curitiba / PR 848 
08º STI Esporte Rádio - São Bernardo Do Campo / SP 804 
09º Rádio Web QuintãoRS.com - Quintão / RS 788 
10º Rádio Timão - Mogi Das Cruzes / SP 712 
11º Rede Contínua Book Sports  - São Paulo / SP 667 
12º Rádio FutRio - Rio De Janeiro / RJ 651 
13º Rádio Jovem Olaria - Rio De Janeiro / RJ 559 
14º TV e Rádio STI Esporte - São Bernardo Campo / SP 513 
15º Web Rádio Studio E Camutanga / PE 476
16º AN Futebol Indaiatuba / SP 309 
17º Web Rádio Coringão - São Paulo / SP 295 
18º Rádio Figueirense - Florianopolis / SC 243
19º Galo WebRádio - Belo Horizonte / MG 196
20º Rádio Voz da Torcida - João Pessoa / PB 147 


Setembro 2013 - Rádios.com 
Esportes Posição Rádio Cidade / UF Visitas 
01º Rádio Futebol Interior - Campinas / SP 2615 
02º Rádio FutRio - Rio De Janeiro / RJ 1847 
03º Rádio Arena Esportes - São Paulo / SP 1780 
04º Rádio Equipe Show de Bola - Campinas / SP 1608 
05º Web Rádio Lusa  - São Paulo / SP 1291 
06º STI Esporte Rádio  - São Bernardo Do Campo / SP 1095
07º Rádio Brazil - Curitiba / PR 926 
08º Rádio Esquadrão Esportes - São Paulo / SP 875 
09º Esportes Brasília Brasilia / DF 800 
10º TV e Rádio STI Esporte - SBC / SP 784 
11º Rede Contínua Book Sports - São Paulo / SP 515 
12º Web Rádio Verdão - São Paulo / SP 433 
13º Rádio Recanto de Curitiba - Curitiba / PR 219 
14º Rádio Football Total - Pelotas / RS 219 
15º Rádio Santista - Santos / SP 176 
16º Rádio Esporte MS - Campo Grande / MS 134 
17º WebRádio Goianinha - Goianinha / RN 108 
18º Rádio Web Imprensa - Franca / SP 87 
19º Criciúma - Criciúma / SC 82 
20º RNN Rede Nacional de Notícias - São Paulo / SP 74

Colaboração: Cleyton Santos