sexta-feira, 28 de junho de 2013

Com a voz, com a mão

Tela encomendada pela Editora Abril
ficou pronta em 90 minutos
Ele narrou as Copas de 1986 (na TV Globo) e de 1990 (na TV Manchete) e comandou os comícios da campanha “Diretas Já”, em 1984. Desde os anos 1970, no rádio, criou bordões que marcaram a história do esporte, como o inesquecível “ripa na chulipa e pimba na gorduchinha”. Com a carreira interrompida em 1994, depois de um acidente de carro que o deixou com sequelas na fala e na locomoção, Osmar Santos fez da pintura, mais do que uma terapia para sua recuperação, um novo meio de comunicação.
Osmar  se dedica as pinturas
 6 horas por dia
Ao longo dos anos, teve o auxílio de artistas como Aldemir Martins. Na sala de sua casa, em São Paulo, ele pinta diariamente, às vezes por 6 horas seguidas, e apenas com os dedos da mão esquerda. Atualmente, detalhes à sua volta servem-lhe de inspiração. Atendendo ao convite da Edição Especial Abril na Copa para criar um quadro sobre a Copa no Brasil, resolveu redesenhar a bandeira brasileira. Começou a pintar às 17h e terminou às 18h30, ou seja, 90 minutos depois. O tempo de uma partida de futebol. Osmar Santos (Oswaldo Cruz, SP, 1949), ex-narrador esportivo, cobriu as Copas de 1982 e 1994 no rádio e, para a TV, as Copas de 1986 e 1990. Em 1984, apresentou comícios da campanha “Diretas Já”
.
Fonte Editora Abril
Fotos: Renato Pizzuto

Museu do Futebol fecha parceria com Futebol Clube do Porto

Sala do Museu do Futebol
O Museu do Futebol – instituição da Secretaria de Estado da Cultura do Governo de São Paulo – e o Museu do FC Porto by BMG, em Portugal, firmaram uma parceria cujo objetivo principal é a troca de experiências entre os museus, visando difundir tanto o futebol brasileiro como o futebol português como fenômeno social e cultural de cada país. Os dois promoverão a divulgação das suas atividades e poderão atuar conjuntamente na criação de mostras, programas, projetos e apoio a pesquisas relativas ao futebol brasileiro e português, bem como também a troca de informações e documentos em comum acordo entre as partes. Mafalda Magalhães, Gestora Operacional do futuro Museu do FC Porto By BMG, esteve no Brasil visitando o Museu do Futebol durante quatro dias, para entender como funciona o sistema de operações e infraestrutura, núcleo de pesquisa, núcleo educativo, comunicação e demais atividades da Instituição. “Entre tantas coisas interessantes, gostei bastante do trabalho do Núcleo Educativo, tanto pelos projetos de atendimento ao público e escolas, como de acessibilidade”, disse Mafalda, que ainda ressaltou sua alegria ao visitar a Sala Exaltação, que recebe o visitante com o som de hinos, gritos e canções de torcidas.
Foto: Museu do Futebol

Estudo do Ibope aponta que 18% dos brasileiros consomem rádio e internet ao mesmo tempo

O Ibope Media, através da sua área de learning & insights, elaborou o estudo ‘Conectmedia’, no qual registra que 55% dos brasileiros afirmam utilizar dois ou mais meios simultaneamente. Partindo desse número e considerando os que vivem nas principais capitais e regiões metropolitanas, TV e internet são os mais consumidos ao mesmo tempo. De acordo com o estudo, 30% das pessoas acessam a internet e assistem TV ao mesmo tempo. Na sequência aparecem o consumo simultâneo de TV com jornal (22%); rádio com internet (18%), TV com revista (17%); TV com rádio (15%); rádio com jornal (11%); e rádio com revista (11%). Conforme Juliana Sawaia, gerente da área de learning & insights e responsável pelo estudo, “simultaneidade e convergência são palavras-chave no novo contexto midiático, onde os meios são consumidos nas mais variadas combinações e formas”. Para ela, esse cenário só é possível devido ao aumento da utilização da internet em toda a América Latina. 
Fonte: Ibope Media/Tudo Rádio

Inscrições para o Prêmio Escola Voluntária estão na última semana

Está chegando ao fim o período de inscrições para o 13º Prêmio Escola Voluntária - projeto da Rádio Bandeirantes em parceria com a Fundação Itaú Social - que incentiva e reconhece instituições de ensino que abrem espaço ao voluntariado educativo. As escolas podem inscrever os seus projetos sociais através do site www.escolavoluntaria.com.br até o próximo domingo, dia 30. Dez escolas serão selecionadas por uma comissão julgadora e anunciadas na programação da Rádio Bandeirantes no dia 1º de agosto. Em 13 anos de história, o Prêmio já recebeu quase 5 mil inscrições de escolas que mantêm projetos sociais. São aceitas ações de estudantes em prol da comunidade, sejam voltadas para educação, cultura, meio ambiente, recreação ou assistência social. As instituições podem ser públicas ou privadas e os estudantes devem cursar o 9º ano (ou 8ª série) do Ensino Fundamental e/ou qualquer série do Ensino Médio. Nesta 13ª edição, o projeto passou a contemplar também os estados do Espírito Santo e Pará, além de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Bahia, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Santa Catarina e Distrito Federal. São, portanto, 10 estados participantes. As escolas selecionadas receberão uma equipe da Rádio Bandeirantes que vai rodar o Brasil, transmitindo conceitos de Radiojornalismo e orientações práticas sobre como elaborar conteúdo para uma rádio. As reportagens produzidas pelos estudantes são veiculadas na programação da emissora. Por fim, estudantes e professores das escolas finalistas vêm a São Paulo. Durante alguns dias eles assistem a palestras, participam de atividades recreativas, fazem uma visita à sede do Grupo Bandeirantes de Comunicação, à matriz do Banco Itaú e assistem ao vivo ao programa “CQC”, da Band. Os melhores trabalhos serão premiados em cerimônia no dia 12 de novembro. O evento será comandado pelo padrinho do Prêmio, o apresentador Marcelo Tas. O primeiro colocado leva 20 mil reais, o segundo 15 mil reais e o terceiro 10 mil reais. Ao educador destaque será oferecido um notebook. Para mais informações, ligue 0800 770 11 55